Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
O tipo de suspensão utilizada no trailer Karmann Caravan é a elastomérica, que consiste em dois perfilados quadrados em aço, um de seção maior e o outro de seção menor, permitindo a sua posição a 45º internamente ao tubo de seção maior. Nos espaços vazios que sobram nos cantos do conjunto, são instalados quatro cordões de borracha, os quais farão o papel de molas e amortecedores. A montagem do conjunto deve ser feita sob pressão, para que ao mínimo movimento do braço a borracha possa reagir instantaneamente como reação ao movimento. Na figura abaixo, é mostrado na parte superior como funciona o sistema de balança do trailer e as três imagens abaixo ilustram o funcionamento da torção18.
Esse tipo de suspensão não é muito macia e também não amortece muito. Dentro do perfilado não mais que um centímetro, mas acaba dando uma movimentação maior na ponta da balança. Há quem diga que uma vantagem desta suspensão é que quando uma roda “cai”, a outra também abaixa promovendo uma uniformidade no molejo do conjunto, não “torcendo” o trailer.
Apesar de muitas discussões, a suspensão elastomérica se caracteriza pela estabilidade, rodar silencioso, sendo independente por roda, sem necessidade de manutenção e como ponto principal, sua grande resistência a impactos.
Nos Estados Unidos, o numero de fabricantes desse tipo de eixo/suspensão é grande, graças ao enorme mercado de trailers e similares. Curiosidade: A Karmann Caravan utilizava nos trailers o mesmo modelo de amortecedor usado na Kombi Clipper.