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Para rebocar Trailer ou Suportar Camper >> Relato

Alguém aqui é do tempo que íamos acampar de barraca de Passat ou Belina com 5 pessoas, mala cheira e ainda com o bagageiro abarrotado de tranqueira?? A suspensão traseira baixava quase no chão e a frete com a roda quase saindo do chão, tinha também os Opalas e Dojão puxando trailer onde tinha que reforçar a suspensão traseira.

Estamos sempre vendo os vídeos na internet onde mostram os americanos puxando seus trailers com os carros com a traseira levantada, ou seja, como estivesse sem trailer, muitos acabam achando que os trailers americanos são leves e com tecnologia avançada, um engano, o que eles estão usando é uma suspensão a AR na traseira, nos USA é muito comum a instalação da suspensão a AR nos motor home e nos carros que vão puxar os trailers.

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A cerca de 3 anos atrás resolvi importar um kit de suspensão a AR para a minha S10, quando chegou o kit tive dificuldade de encontrar no RJ algum profissional para instalar, o tempo passou e acabei vendendo a minha S10 e o Kit ficou sem instalar.

A uns 3 anos atrás nosso amigo Delfim estava meio incomodado com o peso do trailer em sua Hilux, a suspensão traseira sentava muito, na ocasião acabamos importando a bolsa de Ar para a Hilux SW4 dele e segundo relatos do Delfim, o carro passou a ter outro comportamento, um investimento que valeu cada centavo e eu fiquei com água na boca por não ter conseguido instalar na minha S10.

Na semana passada descobrir por um acaso em Jundiaí o importador da suspensão a AR da marca AirLift, marca esta de conceito nos USA, para minha surpresa a empresa tinha a kit para os meus carros, hoje estou com uma Nissan Xterra e uma F250, fui até Jundiaí e fiz a instalação do Kit na Xterra.

A Xterra mudou totalmente o comportamento, sem trailer ficou mais equilibrada, ganhando mais estabilidade e conforto ao passar nos buracos, aproveitei para deixar a Xterra um pouco mais alta de traseira pois originalmente ela é meio sentada de traseira.

Neste sábado pude fazer um teste puxando um trailer com a Xterra, alem da estabilidade, conforto e nivelar a traseira, com o trailer a sensação é que estava sem trailer, o carro não fica molenga e nem cumprimentando a frete devido ao peso, a suspensão a AR recuperou o equilíbrio do carro e reduziu bastante o socos que da na traseira do carro quando passa em buraco.

Quando eu for para exposição vou instalar na minha F250 porem vou colocar o kit nas 4 rodas, fiquei muito satisfeito com o investimento na Xterra.

Para quem pretende ir a exposição, irá ver um motor home montado encima de uma Iveco com suspensão a AR nas 4 rodas, segundo relato do dono do motor home, a satisfação é grande, a empresa que vende e instala os kit estará na exposição.

Para quem não vai a exposição, segue o contato do gerente da empresa: 011-7874-6999 Falar com Murilo, gostei muito do atendimento do Murilo e o instalador é de grande competência no assunto.

OBS: eu não estou vendendo os Kit da AirLitf, apenas estou divulgando um equipamento que acho que é de grande valia para nossos equipamentos, caso alguém queira saber os valores, favor ligar para o Murilo.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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