Publicidade:
 

Há algumas semanas repercutiu bastante uma notícia do Portal UOL sobe os Norte Americanos que estão recorrendo aos veículos de recreação para fugir do isolamento em casa durante a quarentena. Isto puxou por lá a venda de novos e usados por famílias que estão buscando possuir este tipo de veículo. Não é preciso de muita ciência para presumir que a modalidade do CAMPISMO e do CARAVANISMO é alternativa fortíssima para momentos de crises econômicas. Não pelo mito de ser necessariamente “mais barato”, mas pelo índice de liberdade que o indivíduo possui nesta forma democrática de turismo. No cenário da Pandemia, levar a própria casa para um local mais isolado não tem preço, além de ter a mobilidade de se mudar quando quiser.

MUITO MAIS DO QUE UMA FUGA: Ter uma “casa” parada na garagem com fins de lazer e turismo pode significar muito mais do que um simples equipamento. É a SEGURANÇA de poder contar com um abrigo (minimalista, mas completo) com tudo que a pessoa ou a família precisa em um momento de dificuldade. Seja por perda do imóvel, impossibilidade de aluguel, ocorrência de destruição da casa por eventos ou fenômenos naturais. Na pior das hipóteses, liga o motor e “foge para as montanhas”, como reza o dito popular. Quem tem uma casa móvel sabe deste sentimento, mesmo que possa parecer remoto. Em um país cujo índice de propriedade de veículos recreativos é altíssimo, é muito comum vermos famílias inteiras se passando a morar em seus trailers ou motor homes, sendo na rua, parking trailers ou quintais de conhecidos. Seja em sua própria cidade ou em uma nova busca.

Publicidade:

Assim como acontece na América do Norte e Europa, o Brasil também possui famílias que moram em trailers e motor homes. Seja em caráter provisório ou permanente, a modalidade pode sim ser uma alternativa para “tempos ruins”

VENDAS NO BRASIL: A Pandemia não desacelerou a produção de RV’s. Algumas empresas pesquisadas até aumentaram a procura e encomentas durante a quarentena. Dados ainda muito precoces, devem ser analisados mais a fundo e a longo prazo. Isto porque vemos de outras crises econômicas um aumento nas vendas de início e depois um declínio, com o se o efeito da crise viesse de forma mais retardada devido alguns motivos. Porém, nunca tivemos um cenário como este atual.

LOCAIS: No Brasil existe atualmente uma certa dificuldade no uso dos veículos recreativos durante a quarentena da pandemia, o que não impede uma busca por eles. Muitas cidades, principalmente turísticas, tem proibido o ingresso de “forasteiros”, assim como impedido o funcionamento de áreas de camping. Porém a chance de encontrar apoios e paragens para um trailer ou motor home é sem dúvida maior do que a oferta de hotéis e pousadas que estão em sua maioria fechados neste momento. Alguns campings têm acolhido muitos caravanistas.

OPORTUNIDADE: Novamente o Brasil se vê em uma nova oportunidade de se voltar para o potencial do turismo e a modalidade de hospedadem “CAMPING”. Não só o turismo interno será mais procurado pelo público, como também alternativas mais econômicas serão buscadas. Não só campings irão poder tirar proveito da oportunidade, mas também hotéis, pousadas e até restaurantes poderão aumentar os seus leques de possibilidades em ofertar um serviço de hospedagem que demanda baixo investimento e grandes conexões com o meio ambiente e natureza. Para isto, é necessário que o setor se una, demande representatividade e se alie ao governo e aos pequenos empresários para que se viabilize um caminho de sucesso.

Em um momento tão incerto onde não sabemos quando as ações do virus irão se acabar ou serem controladas e nem mesmo quais serão os efeitos para a economia, podemos dizer que a oportunidade oferece TEMPO para estas articulações. O Brasil estaria pronto para o desafio?

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!