ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE BATERIAS E CARREGADORES >>
A Tensão de Flutuação, na qual se refere à tensão do retificadores sobre a bateria, vem a ser o nível de tensão da qual os retificadores fornecem tensão aos consumidor (carga(s) instalada(s)) e mantém a bateria em um regime na qual a mesma permanece carregada e sem fornecer corrente ao consumidor. Isso ocorre da seguinte maneira:
A tensão nominal fornecida por um elemento de bateria estacionária, seja ela ventilada ou selada, vem a ser em média de 2,0V/el (Volts por elemento), por exemplo, um determinado banco de bateria possui 24 elementos, significa que sua tensão nominal é de 48V.
Assim se submetermos o banco a uma tensão maior,gerada por um retificador, tem-se assim duas fontes de corrente contínua em paralelo, sendo que a fonte de maior potencial irá fornecer toda corrente requisitada pela carga.
É exatamente isso que chamamos de tensão de flutuação, a tensão na qual a bateria não fornece corrente, por estar sendo submetido em paralelo, a uma fonte de maior valor.
Em tensão de flutuação a bateria é mantida carregada, ou seja, pronta para fornecer energia para carga, quando houver interrupção do fornecimento dos retificadores, por qualquer motivo.
Normalmente, isso dependente de cada fabricante, mas em geral, a tensão de flutuação deve se manter em 2,2V/el.
No caso de baterias seladas, a tensão de flutuação deve ser consultada no manual do fabricante. A maioria das baterias seladas, possui uma tensão de 2,23V/el. a uma temperatura ambiente de 25°C.
Nestas baterias deve-se salientar, que devido a sua composição, o controle de tensão em função da temperatura, é um item grande importância.
MAIS ARTIGOS SOBRE BATERIAS:
- Dúvidas e Considerações
- Depoimento
- Uma Aula sobre Baterias
- Tensão de Carga
- Manutenção
- Capacidade (Ah)