ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE BATERIAS E CARREGADORES >>

Aplicada comente as baterias ventiladas, a Tensão de Carga ou Carga de Equalização, é um recurso oferecido pelo sistema de retificadores, sendo sua função, a aplicação de uma tensão maior, que aquela praticada em regime de Tensão de Flutuação; sendo seu valor determinado por cada fabricante de bateria, normalmente seus valores são entre 2,35V/el. e 2,4V/el.

Seu propósito é compensar quaisquer irregularidade que possa ter ocorrido, ou regularizar as diferenças de tensões e densidades entre os elementos individuais de um banco.

A aplicação da Tensão de Carga, pode ser justificada pelos seguintes critérios:
quando a densidade de eletrólito de um elemento cair abaixo de 5 g/dm³ da média dos outros elementos do banco;
quando a densidade média de todos os elementos cair mais de 5 g/dm³ da densidade a plena carga, corrigida a temperatura referência (25°C) e ajustado o nível;
quando a tensão de qualquer elemento apresentar uma diferença superior a 0,04V da tensão média dos elementos da bateria;
quando houver necessidade da correção do nível do eletrólito com água destilada.
A aplicação da Tensão de Carga pode ocorrer de três maneira:
Manual: quando o técnico manualmente, aciona a Tensão de Carga, através da USCC (Unidade de Supervisão de Corrente Contínua) ou USD (Unidade de Supervisão de Distribuição);
Automática: quando ocorre uma interrupção do fornecimento de tensão dos retificadores, a bateria assume a consumo. Após a normalização do sistema, a baterias que foi recarregada, passa a requerer uma corrente de carga. Um circuito no sistema de supervisão detecta a corrente, que ao assumir um valor acima do ajustado (de acordo com a capacidade de Ampère-Hora da bateria), aciona automaticamente a Tensão de Carga, voltando a Tensão de Flutuação, quando a corrente diminui do valor pré-ajustado;
Uma outra forma, porém muito rara, é a Carga Remota, onde através de um telecomando a carga é acionada manualmente; porém além de raro é pouco recomendado, por não haver supervisão.
Em baterias seladas, a carga é realizada em tensão de flutuação, ocorrendo naturalmente sua recarga, que pode ser observada, pela diminuição da corrente de carga, em função do tempo.

A tensão de carga de equalização, deverá ser aplicada somente em casos excepcionais, por exemplo, após descargas profundas, repetidas recargas insuficientes ou descargas consecutivas.

Esta poderá ser realizada utilizando-se uma tensão mais elevada de 2,23 (normalmente utilizada) sendo seu valor entre 2,33 a 2,40V/elemento durante 12 à 24horas (consultar respectivo manual do fabricante).

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here