Publicidade:
 

A cada dia mais carros e vans são preparados para viagens. Além dos itens internos fundamentais como cama, cozinha e até banheiro, o “quintal” é sem dúvida um dos mais importantes objetivos de quem viaja, principalmente em nosso país tropical. A varanda pode abrigar cadeiras, mesa, cozinha externa, mas é imprescindível que seja protegida do sol e da chuva.

Os toldos já são muito conhecidos nos trailers e motor homes e possuem sistemas que é facilmente recolhido enrolado, ficando junto do equipamento para ser aberto no próximo destino. Para facilitar ainda mais, os TOLDOS VEICULARES vieram atender à demanda dos carros, mini trailers e pequenas vans preparadas. Com sistema de fácil fixação ou remoção, ficam protegidos em um rolo fechado com zíper durante a condução. Já no acampamento, é de fácil instalação.

TOLDO LATERAL AUTOMOTIVO: Fabricado em alumínio e tecido tradicional de barraca, é leve e compacto. Ele fica abrigado em um estojo que possui invólucro de lona resistente e uma base traseira em alumínio que pode receber diversos tipos de fixações tanto direto na montagem de um motor home ou em racks e bagageiros dos carros. Para abri-lo é bem simples, bastando desenrolar o tecido que termina em uma testeira que desdobram os dois pés. Junto da base estão mais duas hastes que manterão a testeira projetada. Tanto os pés quanto as hastes possuem regulagem que são fixadas apenas girando o cano de alumínio. Para finalizar, basta prender as fitas fixas de velcro na haste.

O Toldo já é auto-portante nesta situação, mas é recomendável amarrar cordas nas extremidades ao chão para evitar que o mesmo levante com o vento. Em caso de chuva, é necessário que o toldo esteja inclinado (um dos pés mais baixo do que o outro) para que a água não empoce no meio da lona. Com chuvas fortes ou muito vento é recomendado que o toldo seja fechado para evitar danos ao equipamento.

Os toldos possuem diversos comprimentos para que possam ser adaptados aos diversos veículos. No caso do modelo da Tendaro varia de 1,70m a 3,00m na parte que é fixada ao veículo e sempre com 2,50m de comprimento. Tecido em poliéster com coeficiente de coluna d’água de 1500mm, parafusos em aço e kit de fixação em tamanho único.

TOLDO ASA DE MORCEGO: Com um formato e área de proteção muito mais abrangente, ele “abraça” toda uma esquina do carro, trailer ou motor home. Com uma configuração praticamente idêntica ao tradicional quando recolhido no entojo, se revela sendo aberto e “dobrando a esquina” formando três segmentos: Um lateral, um traseiro e outro interligando ambos em ângulo. Exatamente pelo formato é que recebeu o apelido de “asa de morcego”. São 270º de projeção e proteção. Ao todo são duas hastes principais e mais três intermediárias que se abrem “naturalmente”.

Depois são mais três pés reguláveis para apoiar no chão. Igualmente ao toldo tradicional o conjunto se auto porta, mas é recomendado a fixação por cordas no caso de ventos ou chuva leve. Este modelo deve seguir a mesma recomendação de manter o equipamento fechado em situações de clima extremo.

Os toldos tipo asa de morcego possuem diferentes comprimentos, mas sua largura dependerá desta medida principal. Também deverá ser escolhido qual lado do carro ficará, pois são aberturas diferentes. A Tendaro oferece seu modelo em 2,00m ou 2,50m e define a configuração como “lado motorista” ou “lado passageiro”. A estrutura é também em alumínio, tecido em poliéster de 1500mm de coluna d’água, parafusos em aço e kit de fixação em tamanho único.

Os exemplos utilizados neste artigo são da fabricante TENDARO, que fabrica os produtos no Brasil. Barracas de teto e toldos podem ser adquiridos na loja virtual do site oficial.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here