Publicidade:
 

Arquitetura para o Turismo >>

Resumo – Concreto como Envolvente Oferecendo Baixa Manutenção
O trabalho consiste no desenvolvimento do estudo do concreto para sua utilização como material envolvente. São analisados fatores como a sua fabricação e os métodos corretos de sua produção e execução na obra.  Tais métodos buscam o material não só durável, mas também apresentando uma baixa manutenção, já que os projetos deste trabalho se qualificam como edifícios públicos. Serão mostradas também as patologias que podem ocorrer em todo o processo e as maneiras de evitar isso.
Diretrizes para o Desenvolvimento de Projeto de Revestimento Visando a relação estrutura (concreto) X vedação (alvenaria)
As deficiências da fase de execução da obra no preparo das bases podem estar, no caso da função do chapisco: Na fixação da argamassa de revestimento à base, na uniformização das bases e na transferência de tensões (por peso, retração e variações térmicas).
Os principais fatores a serem observados no projeto de estrutura são: As dimensões dos seus elementos, as características próprias do concreto, as previsões de deformação e a atenção especial aos balanços.

Deficiência na execução da estrutura
Dentre os principais fatores a serem observados no projeto de vedação, estão: O tipo do componente de vedação, a fixação da alvenaria, o encunhamento, a interface entre estrutura e alvenaria, a amarração, região de verga e o alinhamento. Numa análise cuidadosa das interfaces entre os projetos, temos: o confrontamento da estrutura sobre a arquitetura e alvenaria, a interface da alvenaria e estrutura de concreto e a posição dos frisos decorativos em relação à interseção dos elementos construtivos.

Publicidade:

Incorreto: Fixação lateral da alvenaria com o pilar

Correto: Fixação lateral da alvenaria com o pilar

Fixação da alvenaria com as vigas e lajes
Planejamento, projeto e execução de concretos duráveis.
Para se evitar problemas de durabilidade dentro da vida útil esperada para o concreto, deve haver esforços de todas as partes, desde a idealização do empreendimento pelo proprietário, passando pelo projetista, pelo construtor e finalizando pelo usuário. Dentre os fatores que auxiliam na durabilidade, estão: O grau e esclarecimento do proprietário, a concepção estrutural, de modo a se obter uma forma arquitetônica que seja favorável à criação de barreiras contra a entrada de agentes agressivos, as modelagens de cálculo e dimensionamento compatíveis com as agressividades do meio, a mão-de-obra qualificada, os materiais compatíveis e a definição das juntas de dilatação.
São fatores de deterioração do concreto os agentes: Químicos (ataques por ácidos, sais e álcalis), Biológicos, Corrosivos e eletrostáticos. A presença de umidade no concreto e um dos fatores mais importantes nos diversos tipos de mecanismo de deterioração. A penetração da água pode ocorrer por: Absorção, permeabilidade e difusão. Por isso o projeto deve ter detalhes construtivos adequados, que são as vezes mais importantes que os cálculos, para poder evitar problemas como a umidade no concreto.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!