Tralhas de acampamento: alguns utensílios de cozinha.
Publicidade:
 

Interessante postagem do blog Acampar é Preciso sobre equipamentos de campismo. Este compartilhamento de opiniões e vivências é que são fundamentais para a formação de outros campistas de alma em nosso país.

 

Marcos Pivari

Publicidade:

Ao ir acampar, cada um tem seus métodos e particularidades, principalmente no que diz respeito às tralhas, ou melhor dizendo, acessórios, apetrechos e equipamentos.
Citando alguns dos apetrechos utilizados, vou mostrar alguns que utilizo em minhas acampadas, e assim posso estar passando dicas para alguns, ou posso receber outras dicas e novidades nos comentários de quem ler aqui.

Vamos citar os utensílios de cozinha…

Os pratos que utilizo são ou de plástico, pois assim são leves e inquebráveis, ou os de metal, que são mais higiênicos, igualmente leves e inquebráveis, porém isolam menos a perda de calor dos alimentos. Os pratos descartáveis, são mais práticos, porém geram volume de lixo e em acampadas mais longas saem caros. Os de papelão até podem servir de combustível numa fogueira após utilizados, mas os de plástico, vão gerar um volume de lixo reciclável.

Os copos, assim como os pratos, devem ser leves e inquebráveis. Os de metal são os preferidos, pois os de plástico são piores de lavar e higienizar, principalmente no caso de gordura (como os pratos) e guardam gosto e odor. O problema mais uma vez está no isolamento, pois se vc colocar um café quente no metal, logo esfria, além de pelar os dedos… e o contrário também ocorre, se colocar um refrigerante geladinho num copo de metal e demorar a tomar num dia quente, logo esquenta.

Os talheres que sempre levo são aqueles surradinhos e velhinhos que não usamos mais em casa, assim, não tem problema estragar, queimar ou  perder. Coloco-os num estojo plástico onde ficam acondicionados sem perfurar nada na bagagem e se mantêm limpos. No caso de mochileiros ou praticantes de bushcraft, a segunda foto mostra uma opção mais versátil, que são os talheres portáteis dobráveis (um dos modelos existentes).

Os talheres de cozinhar podem se resumir a uma colher e uma concha, ou somente a concha. No caso de querer reduzir e simplificar as tralhas, leve somente a concha tipo aquela, num ângulo mais aberto, pois servirá tanto para alimentos sólidos quanto para alimentos líquidos como caldos e sopas. A colher de madeira é boa por ser leve e boa para mexer nas panelas. Não se esqueça de levar uma tábua, pode ser pequena e leve como esta de plástico. Na minha opinião faz uma bruta falta. Leve uns panos de prato também. A faca para cozinha é aquela de sua preferência ou até mesmo aquela de acampamento que você leva na cintura. Eu sempre tô com a minha na cintura. Um dia mostro elas num post.

Procuro sempre levar uma panela grande, onde se pode preparar um prato único para 3 a 5 pessoas, como o essencial e pratico risoto ou carreteiro. E ainda  uma frigideira para carnes, ovos e outras coisas. Alí na foto aparecem duas “baciazinhas”. São as duas metades da embalagem de lata de queijo do reino que improvisei, são excelentes como bacias, pratos, panelas e inclusive usei para cozinhar direto no braseiro (fiz pinhão no ocasião). As panelinhas são surradinhas tbm… pois é acampamento né… situações mais rústicas às vezes exigem utensílios mais rústicos.

Interessante tbm levar um fervedor para água, para aquele cafezinho, chazinho ou o que seja. A térmica é opcional, mas interessante no frio, para manter o líquido quentinho nos dias frios, isso inclusive economiza gás, quando se está usando os cartuchos caros.
DICA: utilize chaleiras, bules e fervedores de material fino e tampe, pois assim ferve mais rápido, gastando menos gás.

E aí está ele, meu xodozinho, meu fogareiro duo ceramik, da Nautika.

Uma dica minha é utilizar estes squeezes descartáveis para levar ingredientes líquidos como óleo, vinagre entre outros que possa utilizar, pois são práticos e vedam bem para transporte em extravasamentos.

Frasquinhos como o de Kinder ovo ou medicamentos, são bem uteis para levar temperos em pó ou sal, principalmente para mochileiros, pois não ocupam espaço, são leves e vedam bem. Imagine sal, pimenta, cominho, salsinha desidratada… cabe uma boa quantidade nestes frascos.

Aproveito este post para mostrar um item muito bom, que é essa cadeira de armar. É pratica e bastante resistente.

E… não faz parte do tema, mas acho bem interessante para elencar as tralhas de acampamento, então deixo a dica também dos travesseiros infláveis. São práticos, não ocupam grande volume vazios como os travesseiros tradicionais e custam em torno de R$6,00 , bem baratos. Existem mais caros e maiores também.

 

Fonte: http://acamparepreciso.blogspot.com.br/2012/10/tralhas-de-acampamento-alguns.html

 


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!