O Maior Acervo sobre o Veículo no Brasil

Se existe uma paixão nacional em termos de Motor Homes no Brasil, esta paixão é a Karmann Mobil SAFARI. Vítima de preconceitos por parte de alguns campistas por não possuir uma motorização potente, a Safari atravessou décadas e é o modelo de motor home brasileiro que mais exemplares existem atualmente. É por essa razão que o site MaCamp foi pesquisar todas as informações possíveis sobre esse tesouro.

A SAFARI foi fabricada na Alemanha e na África do Sul além do Brasil, mas pode ser encontrada em vários outros países que a importaram. A SAFARI é um dos poucos motor homes que foram fabricados em série no Brasil, mas infelizmente não é mais possível adquirir um zero quilômetro. A fábrica da Karmann Ghia iniciou a produção de SAFARIS na década de 70 e encerrou suas atividades no ano de 1995.

A Safari integra o clássico desenho de trailers da Karmann Ghia ao mini motor home montado sobre o chassi da VW Kombi de motor à gasolina ou álcool de 1600cc. Podem habitar de 4 a 6 pessoas. No geral o veículo possui um dormitório de casal fixo (elevado acima da cabine), sala reversível para dormitório de casal, opção de beliche de lona (acima da mesa/cama), cozinha com pia, fogão e geladeira e banheiro com pia, sanitário portátil e box monobloco.

1- Mesa escamoteável.

2- Sala de Estar e Jantar reversível para dormitório para 2 ou 3 pessoas.

3- Sanitário Portátil.

4- Banheiro monobloco com pia e ducha.

5- Armário guarda-roupas.

6- Refrigerador 85L (elétrico e a gás GLP).

7- Dormitório elevado de casal.

8- Cozinha com pia e fogão de duas bocas com forno.

O modelo possui caixa de água potável com bomba de 12V que alimenta o banheiro e a pia da cozinha. O sistema hidráulico, que pode ser conectado diretamente a uma torneira externa, passa pelo aquecedor de passagem a gás (chama piloto). O Bujão de gás de 2kg, por sua vez, que alimenta também o fogão e geladeira, tem um espaço definido com acesso externo com chave. Há um bagageiro externo que é acessado pela mesma escada que dá acesso à cama suspensa à cabine. O toldo de enrolar possui fechamento externo para aumentar sua área útil em maiores estadas.
O conjunto deve manter velocidade de no máximo de 80km/h devido ao peso e à baixa estabilidade regida pela cama suspensa e rodagem traseira simples do carro.

Artigo escrito por Marcos Pivari

ACERVO COMPLETO SOBRE A SAFARI:

ALGUMAS FOTOS:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: