Check List Básico
 

Bem… De posse dos equipamentos anteriormente abordados é hora de pensar em um check-list para sua viagem.

É óbvio que para cada pessoa será um rol diferente de coisas a serem levadas para a primeira viagem, mas este texto procura trazer a tona pertences úteis e comuns para auxiliar o novo campista a construir a sua lista de necessidades. Alimente sua lista ao longo dos tempos e sempre faça uso dela.

Primeiramente verifique quais roupas levará dependendo do tipo de clima. Se for calor, leve uma blusa e calça para frio. Se frio, leve algo caso esquente. Não esqueça roupa íntima, meias e roupa para dormir. Não esqueça de toalha para banho, chapéu e seus calçados e chinelos. Roupa de banho mesmo no caso de ser interior. Um pano para limpeza poderá ser muito útil não só para secar suas coisas ou seu tênis em caso de chuva, mas para secar os equipamentos na hora de guardar. Pano para secar os utensílios de  cozinha também.

Produtos de sua higiene pessoal são imprescindíveis. Escova de dentes, pasta, sabonete (líquido é muito útil no camping), xampu, pente/escova, cotonetes e até alguns itens curativos. Capriche na “necessaire” e escolha produtos que não destampem (e derramem) com facilidade. Mulheres não esqueçam de sua higiene íntima e os homens da barba. Repelente de insetos se faz necessário para muitas pessoas. Filtro solar é importantíssimo. ATENÇÃO: Nunca esqueça papel higiênico. Conta-se nos dedos os campings que oferecem este item no banheiro.

Para a parte de cozinha e aventuras, não esqueça um canivete, talheres, sal, açúcar, copo, cantil, pratos, panela, isqueiro. Apesar de termos latas de alimentos fáceis de abrir, não deixe de levar um abridor. Um canivete suíço possui abridores de latas, garrafas e até para um bom vinho. Leve detergente e buchinha para lavar seus utensílios. Não esqueça um mini cadeado para trancar o ziper da barraca.

Nunca esqueça a sua parte perante aos resíduos. Leve sempre seu lixo embora e para isso leve saquinhos. Acompanhando um mini kit para necessidades especiais entram barbantes, pequenas ferramentas, fita silver tape e etc.

Se você é ligado em tecnologia, não esqueça sua máquina fotográfica, pilhas e carregadores, GPS, Celular e aquelas outras coisas que você não vive sem. Apesar disso tudo, nunca deixe de levar um bloquinho e caneta… eles não falham na falta de energia.

PRÓXIMO PASSO > Escolhendo um Camping

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”