Fundado em 1966, o Camping Clube do Brasil — CCB — entidade sem fins lucrativos — reúne atualmente cerca de 50mií associados e 33 áreas de camping, próprias ou em convênio com Prefeituras, espalhadas por vários Estados brasileiros.

O titulo do CCB é extensivo a todos os dependentes do associado. Eles sâo considerados sócios-proprietários das áreas. A venda desses títulos está a cargo da Promocamp, firma especializada neste setor.

As áreas, que são utilizáveis igualmente por barracas ou trai lera, oferecem o padrão CCB: cantina, banheiros masculinos e femininos, chuveiros, tanques de lavar pratos, tanques de lavar roupas, sinalização interna e externa, estacionamento interno, vigilância permanente. As benfeitorias variam de área para área, mas o padrão mínimo pode ser encontrado em qualquer uma delas.

Em áreas próprias do CCB os associados são os únicos usuários. Em áreas de convênio com Prefeituras só as pessoas credenciadas, além dos sócios, podem utilizar o camping. Não existe taxa de manutenção — apenas um pequeno ingresso de pernoite, para maiores de 10 anos. As refeições em cantina são com preços tabelados.

O CCB, que continua construindo novas áreas em vários Estados, é o único clube brasileiro filiado à FIC, Federação Internacional de Camping. Conta ainda com uma oficina para sinalização, em Niterói, e um horto que fornece mudes de plantas, em Cabo Frio. O clube, em 1973, concedeu 326 mil pernoites (computados só os maiores de 10 anos). Até junho de 74 este número era de 274 mil, prevendo-se que o total do ano inteiro fique em torno de 500 mil pernoites.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”