RE: Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox

HOME Fóruns Caravanismo Trailers Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox RE: Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox

#51491
Odair Teixeira
Odair Teixeira
Participante

Dardo Um engenheiro alemão com quem trabalhei me dizia : It´s all about ABC = Always Be Careful… Separando os temas, em primeiro lugar: Nunca reboque nada de ré. Se usar cabos de aço, prenda algo bem pesado na extremidade do cabo. Em caso de ruptura, evita o efeito chicote. Nunca de trancos em engates de bola. Um engate de bola não foi feito para tomar trancos. Já ouvi casos de morte de amarrarem cabos no engate de bola e darem trancos para desatolarem, aonde a bola se rompe e torna-se um projétil e atinge quem estiver no caminho. Portanto, nada de trancos no engate de bola. Tem outras ferramentas (patescas, anilhas, ganchos forjados etc..) Muito cuidado com cabos de aço. Com relação aos engates de bola: A portaria do DENATRAN ( http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao197_06.pdf ) regulamenta os engates. Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187. Portaria do INMETRO 215 http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC001155.pdf Para trailers eles devem ter 50mm de diâmetro, serem maciços com aço SAE 1045 forjados Normas vigentes: NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187 Até que enfim o Brasil harmonizou os requisitos de desempenho de engate com os europeus. A NBR anterior foi cancelada e a vigente é uma NBR ISO 16122. Todos os fabricantes tem que atender esta norma. Não vos esqueceis que o que tem força de lei são as portarias do INMETRO e não as normas NBR, porém em caso de litígio, a norma vigente pode ser utilizada como embasamento e amparo para decisão judicial. Ou seja, os fabricantes são obrigados a seguir a portaria vigente (que deve estar harmonizada com a norma) e a norma dita os requisitos de desempenho e métodos de ensaio. Quem quiser saber quais são os requisitos para reboques e bolas de engates, Segue a norma ABNT NBR 16122:2012 Data de Publicação : 17/10/2012 Válida a partir de : 17/11/2012 Título : Implementos rodoviários — Esfera de acoplamento para reboques de moradia (trailers) e reboques leves — Dimensões Título Idioma Sec. : Road vehicles — Coupling balls for caravans and light trailers — Dimensions Comitê : ABNT/CB-039 Implementos Rodoviários Nº de Páginas : 4 Status : Em Vigor Idioma : Português Organismo : ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Preço (R$) : 26,00 Objetivo : Esta Norma especifica as dimensões necessárias para compatibilidade do dispositivo de acoplamento mecânico entre reboques leves, reboques de moradia (trailers) e veículos de tração quando o rebocado está ligado com esfera de acoplamento ao veículo tracionador. O espaço para folga ao redor da esfera de acoplamento objetiva a permitir o acoplamento e desacoplamento aos veículos de tração, e uma operação segura durante o acoplamento e desacoplamento deste dispositivo mecânico. Saludos Odair