O QUE CONSIDERADO UM VEICULO PESADO ?

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Este tópico contém respostas, possui 8 vozes e foi atualizado pela última vez por  Edintruder 2 anos, 8 meses atrás.

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  • #45794

    ricardo holland
    Participante

    Pessoal li a reportagem sobre as multa decorrente do excesso de velocidade do reboques, mas tenho uma duvida, lá tem na resolução do que é pesado: reboque ou mais de 3500kg, sempre achei, no caso dos veículos, que seria o rodado duplo traseiro, resumindo, uma Iveco 14S35, ou seja 3500kg, pode trafegar com velocidade de carro, enquanto que uma 14S45, 4500kg, tem que rodar como pesado, sendo que esteticamente ambas são similares, rodado simples, e quanto ao pedágio, ambas pagam como carro devido ao rodado simples ?

    #56964

    Olá Ricardo. Você deve estar se referindo à matéria http://portal.macamp.com.br/noticia.php?varId=1299 Fique claro que “veiculo pesado” ou “leve” nada tem a ver com o pedagio. O veículo pesado, sem contar exceções como no caso de reboques mesmo leves, é considerado o PBT (Peso Bruto Total) sendo mais de 3.500kg. Isto quer dizer que o peso real do veículo + o peso máximo de carga que ele pode carregar (tudo considerado pelo fabricante) sendo maior que 3.500kg será considerado “veículo pesado”. Temos exemplos de carros mesmo com rodado simples que se enquadram na categoria “pesado” ou “caminhão”… como no caso da Ford F-250 cabine dupla e da Dodge Ram 2500 Cabine Dupla.

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #56967

    leandrovaranda
    Participante

    E, se entendi bem a resolução, o motorhome é veículo pesado, mesmo que seja a Safari ou kombinet.

    #56766

    Edintruder
    Participante

    De acordo com a resolução 340/10 do contran: I- “VEÍCULOS LEVES” correspondendo a ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta. II- “VEÍCULOS PESADOS” correspondendo a ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semireboque e suas combinações. § 7° “VEÍCULO LEVE” tracionando outro veículo equipara-se a “VEÍCULO PESADO” para fins de fiscalização. Em relação à Kombinet, se estiver constando caminhoneta é leve, se estiver como Motorhome, daí virou veículo pesado…

    #56995

    leandrovaranda
    Participante

    Só para deixar claro para futuras pesquisas ao fórum: – Essa definição nada tem a ver com a categoria de habilitação necessária para dirigir tais veículos. É apenas para fins de fiscalização de velocidade e também é usada para definir quem deve passar na balança. – Na prática, a maioria das balanças não manda entrar veículo leve tracionando reboque/semi-reboque. – Os radares de velocidade consideram a velocidade permitida para os reboques, independente do tamanho e do veículo tracionador. – Uma moto com carretinha é também um veículo pesado, por mais estranho que pareça.

    ricardo holland wrote:
    Pessoal li a reportagem sobre as multa decorrente do excesso de velocidade do reboques, mas tenho uma duvida, lá tem na resolução do que é pesado: reboque ou mais de 3500kg, sempre achei, no caso dos veículos, que seria o rodado duplo traseiro, resumindo, uma Iveco 14S35, ou seja 3500kg, pode trafegar com velocidade de carro, enquanto que uma 14S45, 4500kg, tem que rodar como pesado, sendo que esteticamente ambas são similares, rodado simples, e quanto ao pedágio, ambas pagam como carro devido ao rodado simples ?

    A que tem 3500kg vem no documento caminhonete, caminhoneta ou furgão (dependendo da carroceria) ai no pedágio paga como carro de passeio, se não estiver com placa vermelha ou rodado duplo traseiro. Com placa vermelha ou rodado duplo traseiro pagará por eixo ou outro valor da tabela da concessionária maior que o valor de carro de passeio. Já a de 4500Kg vem no documento como caminhão e paga por eixo ou outro valor da tabela da concessionária maior que o valor de carro de passeio, independente da placa. Pelo menos era assim da última vez que pesquisei e de acordo com relatos de proprietários de MH de 3500Kg ou menos que colocaram rodado duplo.

    #57000

    Edintruder
    Participante

    Leandro, ocorre muitas contradições incluindo os caminhões leves, como Silverado 3500HD, F250 4×4 e CD, Dodge Ram, etc. Esses veículos não são obrigados a passar nas balanças, embora nos documentos são considerados como caminhões leves pois possuem mais de 3500kg de PBT. Dizem que tem uma resolução para esses casos, porém nunca li nada a respeito… Sempre que eu fui questionado quando trabalhei no SEST SENAT dando cursos como, transporte escolar, transporte coletivo, veículos de emergência e MOPP, eu sempre passava a regra de veículos com rodado duplo na tração serão cobrados a passagem pela balança, e com rodados simples não. Eu sempre passei em balanças somente dirigindo veículos com rodado duplos traseiros, e mesmo com vans de rodado simples nunca entrei em nenhuma balança. No caso de reboques e trailers, também não precisam passar por balanças embora exista a consideração de veículo pesado…

    #57045

    ricardo holland
    Participante

    Se comprar uma Renault MaSTER, e transformar em MH terei que trafegar a velocidade de veiculo pesado ? E qualquer veiculo, indiferente de rodado simples ou duplo com mais de 3500kg pagam pedágio de comercial ?

    #57037

    sim senhor. infelizmente é o que diz a lei. Se no documento estiver “motor casa” será “pesado”.

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #57137

    ricardo holland
    Participante

    que legislação nos temos, é de merd… como nossos governantes, compro um veiculo, não excedo o peso admitido, tão pouco altero sua característica externa, mesmo assim sua velocidade cai de 120 para 90km/h, simples assim, como os radares fiscalizam/ distinguem da original ?

    #57142

    Edintruder
    Participante

    Ricardo, em locais que tem radares fixos e diferenciação de velocidade, o sistema lê a placa automaticamente e confere pelo banco de dados. Através das características do banco de dados ele gradua a tua infração pela velocidade do veículo ajustada com a velocidade de tolerância do equipamento. Se for leve não terá infração, se for pesado já multa automático, porém isso vale para motorhomes. Para Trailers tem sempre alguém atrás de um vídeo monitorando para avaliar o conjunto. Nas principais rodovias metropolitanas, o operador do monitoramento consegue te multar por rodar sem cinto ou falar ao celular até de noite.

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