No meio campista e caravanista há diversos termos e palavras peculiares ao meio. Por isso o site MaCamp traz para você o glossário para que fique por dentro de tudo. Dúvidas: por e-mail.

Água Servida – Água oriunda dos ralos dos equipamentos. Ralos das pias do banheiro, da cozinha e box do banheiro de veículos de recreação. Não inclui esgoto do sanitário.

Bequilha – Dispositivo presente no engate de trailers e reboques, composto de pequena roda e sistema de manivela, que regula o nivelamento do conjunto e apoio do mesmo.

Caravanismo – Palavra derivada da língua inglesa que significa a atividade de viajar com veículos de recreação.

Escotismo (ou escoteirismo) – Sistema educativo da infância criado por Baden Powell. Realiza um turismo natural e itinerante.

Holding Tank – Tanque de detritos advindos do sanitário dos veículos.

Paliçada – Tapume feito de estacas fincadas na terra para fins de defesa militar.

Piscoso – O adjetivo que significa local com presença de peixes, pode ser interpretado neste guia como local onde se pode pescar.

Roda-quadrada – Trailer que fica estacionado permanentemente em um camping ou local de parqueamento.

Rodagem dupla – sistema em que há duas rodas + pneus justapostos em cada uma das extremidades do(s) eixo(s) traseiro(s).

Rodagem simples – sistema em que há somente uma roda + pneu m cada uma das extremidades do(s) eixo(s) traseiro(s). (veja Rodagem Dupla)

RV – Do Inglês: recreation vehicle, ou em português VEÍCULO DE RECREAÇÃO. Neste tipo de classificação entram Trailers, Motor-homes, Campers, Carretas-Barraca, Truck-homes e outros.

Sapatas – dispositivos fixos aos trailers e alguns motor homes, com o objetivo de apoiar os mesmos evitando o balanço provocado pelo sistema de suspensão. Semelhante a um macaco mecânico, não devem ser utilizadas para suspender um conjunto.

Artigo escrito por Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”