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Trailers >> O que saber antes de adquirir um trailer.

Na hora de adquirir um trailer, é importante seguir várias dicas, já que não se trata de um equipamento simplesmente superior às barracas, e sim, diferente.

Primeiramente para se trafegar com um trailer, é preciso que o motorista do veículo tracionador deveria possuir carteira nacional de habilitação (CNH) do tipo “E” até 2011. Agora não mais. O governo brasileiro, ao fazer o Novo Código Nacional de Trânsito em 1997, cometeu uma enorme erro por desconhecer totalmente a realidade deste veículo de recreação. A palavra “trailer” foi inserida no final do trecho que trata dos tipos de habilitação e dificultou muito o uso deste tipo de equipamento. Na tentativa de resolver o problema, foi feito um pedido de mudança da lei. O pedido virou o projeto de Lei 7127/2002 que se arrasta desde o ano de 1999 e teve êxito somente em 2011.

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Deve-se pensar no lugar em que o equipamento será guardado quando não estiver em uso. Além do investimento inicial do equipamento, deve-se levar em conta que seu estacionamento poderá acarretar em uma taxa de manutenção fixa de estadia.

O conjunto será mais pesado e exigirá maior cautela durante a viagem, por isso, a velocidade será inferior a quando não há reboque. Conheça exatamente a sistemática do trailer e atente para a comodidade pretendida.

Na hora de escolher o modelo, fique atento na capacidade de pessoas. Geralmente as fábricas indicam um número máximo que pode se tornar desconfortável a montagem e desmontagem dos dormitórios se contados todos eles. Os dormitórios fechados dos trailers maiores não requerem montagem e desmontagem. As mesas-camas dependem de uma prática montagem descendo-se o nível da mesa e acomodando os estofados a fim de formar camas de solteiro, casal ou viúva. Os beliches se dividem em: Fixos – não requerem montagem e desmontagem; Retráteis (Dobráveis) – recolhidos junto com o colchão aumentando-se o espaço interno do trailer; De Lona – apoiados nos encaixes fixos nas paredes do trailer, geralmente acima da cama de casal.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

  1. Recentemente descobri o aplicativo Macamp e desde então acompanho seus artigos, que são muito esclarecedores e de leitura agradável.
    Agora estou prestes a me aposentar e pensando seriamente em adquirir um trailer ou camper e a minha dúvida é saber se é permitido o tráfego do conjunto carro/trailer ou carro/camper pelos países da América do Sul, pois meu interesse é viajar pelo Brasil e demais países da América.

    • Olá Odilo. Não só é possível, como a burocracia lá é menor com este tipo de equipamento. Basta apenas atentar para as legislações e documentações pertinentes.

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