Batalhão recebe Motor Home para posto de comando móvel
Publicidade:
 

O motor home de uma conhecida fábrica brasileira do ramo foi construído para atender ocorrências com reféns, onde a operação pode durar dias. Pertence ao Batalhão de Missões Especiais (BME) da molícia Militar do Espírito Santo.

 

Muito interessante foi uma “cabine dupla” que é incomum no ramo dos veículos de recreação.

Publicidade:

 

Marcos Pivari

Um veículo que pode ser usado para o atendimento de ocorrências que exigem negociação com sequestradores foi adquirido pelo Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar em março deste ano. O carro, equipado com salas de comando e de reunião, banheiro, dormitório, computadores, televisão e computador de bordo é a mais nova ferramenta operacional da unidade que funciona como um posto de comando móvel.

“O carro pode ser usado, especialmente, no atendimento de ocorrências com reféns que podem durar horas e até dias. Nesses casos, precisamos negociar com sequestradores para conter crises e evitar, por exemplo, a morte das vítimas. O carro nos auxilia como uma unidade móvel sem que a equipe precise se ausentar do local”, explica o comandante da Companhia de Operações Especiais do BME, capitão André Pratti Lemos.

Segundo o capitão, o carro, batizado como “Posto de Comando”, permite que a tropa tenha uma estrutura montada para decidir as ações que serão desempenhadas durante o atendimento das ocorrências e propicia que o militar tenha um ambiente operacional e mais condições psicológicas de agir. O investimento total do veículo foi de R$ 340 mil.

O carro ainda não precisou ser utilizado para ocorrências que dependem de negociação com sequestradores. No mês de junho, por exemplo, o veículo foi utilizado durante uma operação no Bairro da Penha. A ação foi realizada em conjunto com a Vara Criminal de Vitória, que expedia mandados de prisão e busca e apreensão para deter foragidos da justiça e pessoas envolvidas com o crime na região. Isso só foi possível devido às condições estruturais do Posto de Comando móvel.

 

fonte: http://www.pm.es.gov.br/noticia/noticia.aspx?idNoticia=11489

 


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!