Publicidade:
 

Gaviões do Planalto >>

Em julho de 2014, alguns Gaviões improvisaram acampamento especial no XI Brasília Motocapital (Boletim no 07). Este ano, os organizadores do evento saíram na frente e já organizaram o encontro de motos reservando uma área para motorhomes para quem quiser participar. No dia 10 de abril, um e-mail foi encaminhado a alguns Gaviões confirmando o espaço, com diárias de R$ 50,00 por equipamento, independente do tamanho e do dia da chegada. O espaço terá entrada independente, energia, água e segurança 24 horas. O XII Brasília Motocapital será realizado nos dias 22 a 26 de julho, na Granja do Torto, em Brasília (http://www.brasiliamotocapital.com.br/modelo/index.php/programacao/).
Enquanto isso, vamos passeando, buscando novos lugares. A expedição a Mambaí (GO) foi um sucesso. Relatos posteriormente, por algum participante colaborador.
Passado um ano de nosso boletim (março de 2014) que relembramos a motohomeata em 2008 em prol de um camping para Brasília, a capital do país continua SEM camping. Será que a indústria de trailers e motorhomes, em plena expansão, conseguirá fomentar o campismo ou apenas suas vendas? Assim como em Brasília, faltam campings em muitos outros lugares. E se eles existem, em muitos casos não estão preparados para receberem os motorhomes. Veja, por exemplo, a bela Chapada dos Veadeiros – paraíso próximo à Brasília – também é carente de espaços para acampamentos com trailers ou motorhomes, desde que o melhor empreendimento foi vendido e, pelo que vimos, por enquanto ninguém está interessado nesse turista que viaja e carrega a casa consigo.
Só para relembrar…
Ano 02, No 16, abril de 2015
Parque da Cidade – abril de 2015
Visita ilustre no Parque
Alto Paraíso
Acampamento no gramado da Matriz- Alto Paraíso
Sua viagem
Depois de seis meses da compra do nosso BotaHome e de ter feito algumas curtas saídas de Brasília, empreendemos nossa primeira viagem longa com destino à Bahia. Planejamos, inicialmente, percorrer no máximo 600 quilômetros diários, sempre de dia.
Saímos de Brasília (Sobradinho), em 18/11/2013, às 8h30 e às 18 horas chegamos a Bom Jesus da Lapa (658 km), cruzando o Rio São Francisco, como se vê na foto.
Pernoitamos num posto BR dentro da cidade. O posto tinha restaurante e pizzaria. Como estávamos no horário de verão, tomamos um taxi pra ir visitar a Gruta da Lapa. Lugar belíssimo e santo.
No dia seguinte, saímos de Bom Jesus da Lapa às 8h, com destino à Itaberaba (474 km), chegando às 16h30. Pernoitamos em um posto de abastecimento onde fomos muito bem recebidos pela família, proprietária também de outros empreendimentos: selaria, pousada e restaurante. Tivemos água e luz para o Motorhome, ou BotaHome, como
Nossa primeira longa viagem com o BotaHome
Luiz Guilherme e Ana Paulagostamos de chamar nosso veículo. No dia 20, saímos de Itaberaba com destino a Salvador (530 km), onde chegamos às 16 h.
Já havíamos feito reserva no Camping Stela Maris, na Praia de Itapuã, e para lá nos dirigimos. Como temos alguns amigos em Salvador não levamos veículo de apoio. A ideia foi contar com os amigos para os passeios na região. Além de curtirmos o próprio local, já que o camping fica à beira mar, saímos com amigos para visita a outras praias (Guarajuba, Praia do Forte, praias de Salvador) e também para shoppings, Cidade Histórica, restaurantes e outros passeios e visitas. Permanecemos no camping até 27/11, quando saímos de Salvador para a viagem de retorno. Pernoitamos em Ibotirama (747 km).
Curtimos algumas paradas nesse percurso, notadamente a travessia da Chapada Diamantina.
Em 28/11, saímos de Ibotirama às 6h30. A intenção era parar e pernoitar após a cidade de Posse, mas a vontade de voltar pra casa falou mais alto e chegamos em Brasília às 20h, depois de percorrer 857 km nessa etapa final.
Aprovamos nossa primeira viagem longa, apesar de um pequeno problema mecânico no veículo na viagem de ida. Revimos amigos que há décadas não víamos e curtimos bastante a cidade de Salvador. Chamou-nos a atenção a quantidade de moradores residentes no Camping Stela Maris. São diversos trailers transformados em residência fixa permanente ou para fins de semana. Muitos deles têm alvenaria agregada ao trailer, sendo que, em alguns, a parte agregada é maior que o veículo. O camping estava razoavelmente bem cuidado. Funcionava ali um restaurante simples, mas de comida caseira e saborosa.
Só para relembrar… é um boletim digital, com edição mensal, do Grupo Gaviões do Planalto de Campismo Jornalista Responsável: Nilva Rios – Fotografias: Gaviões Casimiro, João Marcos, Luiz Guilherme, Nilva… www.gavioesdoplanalto.com.br Brasília – DF e-mail: gavioesplanalto@gmail.com
Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!