Publicidade:
 

Acampar não é somente algo prazeroso e reconfortante para os adultos. Estudos internacionais provam que as crianças que acampam desenvolvem atividades cognitivas e habilidades motoras em maior grau. O bem de estar em meio à natureza é reforçado pelo fato de se ter esta vivência de forma completa, desde o despertar até o adormecer e passando por todas as atividades comuns diárias. Além de tudo isso, existe ainda mais um fator fundamental para que a vida se torne ainda mais feliz e cheia de resultados positivos neste cenário. É a relação de pais e filhos que se torna mais intensa. Diante do minimalismo da “casa” e do intimismo em realizar os afazeres de modo conjunto aumenta o significado que os pais representam aos pequenos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, acampar não é passar perrengue. Hoje em dia a tecnologia garante conforto acima das expectativas seja na natureza selvagem ou em um camping estruturado. São barracas completíssimas, colchões infláveis, equipamentos de cozinha capazes de levar os melhores chefs à loucura. Já imaginou cozinhar com seu filhote diante do mar ou da mata atlântica em um parque nacional? Até mesmo para o quesito refrigeração, já é possível levar geladeiras portáteis movidas a bateria possibilitando uma alimentação mais saudável sem ficar escravo das soluções industrializadas.

Publicidade:

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Educação da Universidade de Plymouth da Inglaterra, 15%, dos pais relataram que estar desligado de tecnologias se mostrou benéfico para seus filhos durante a prática de camping; 20%  disseram que o acampamento dá às crianças liberdade, independência e confiança. Mais de dois terços, 68%, julgavam que os acampamentos ajudavam seus filhos no processo de aprendizagem em sala de aula, pois as crianças podem compartilhar suas aventuras e experiências de quando acamparam, bem como de suas empolgantes visitas a locais onde elas aprendem história. De fato o turismo e o acampamento ajudam na compreensão do currículo escolar nas matérias de Geografia, História e Ciências.

Acampar na natureza aproxima muito as pessoas dos locais mais procurados no turismo. Levar sua própria casa para onde for significa estar mais perto do paraíso e ali os indivíduos poderão vivenciar o cotidiano e não somente o período de visita. Estar inserido no habitat faz com que aprendamos a valorizar a importância da fauna e da flora para o nosso planeta. É possível observar os animais caçando, se alimentando, reproduzindo ou dando continuidade à suas espécies ao colocarem seus descendentes no mundo. Assim como nós seres humanos, o equilíbrio entre a natureza e nossas necessidades de sobrevivência se faz fundamental para uma vida mais harmoniosa e feliz.

Quando perguntado às crianças que participaram da pesquisa o que elas mais gostavam nos acampamentos, as respostas mais comuns eram: fazer e conhecer novos amigos, se divertir, brincar ao ar livre e aprender várias habilidades de campismo. As crianças também reconheceram o valor dos acampamentos para as disciplinas escolares e para a resolução de problemas e para as atividades em grupo.

Se um dia pais e filhos forem perguntados sobre qual a melhor forma de viajar e curtir a família, existe enorme chance da resposta ser “acampando”. Feliz dia dos Pais…

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!