Publicidade:
 

Ontem, dia 5 de janeiro de 2022 um video postado nas redes sociais viralizou nos grupos e redes caravanistas e além delas. Um motor home branco de grande porte estaria despejando o esgoto em pleno asfalto em Governador Celso Ramos-SC (Praia de Palmas), litoral bem próximo de Florianópolis. A denúncia partiu de moradores locais indignados e logo tomou proporções virais nas redes de campistas e caravanistas que já levantaram a placa do veículo registrado em Criciúma. As autoridades ambientais estiveram no camping onde aquele e outro motor home estariam e anunciaram autuação. – SIGA O MaCamp NO INSTAGRAM

Ainda no dia de ontem, a FAMGOV (Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos) anunciou em seu instagram que tomou medidas “cabíveis”: “Na tarde de hoje, a Diretoria de Fiscalização da FAMGOV, juntamente com a Fiscalização da Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, verificam duas situações em que veículos motorhome foram flagrados descartando resíduos líquidos em via pública. O ato se caracteriza como infração ambiental e as medidas cabíveis foram tomadas.”

Publicidade:

O MaCamp iniciou uma campanha de boas condutas no ano passado, exatamente para combater a crescente demanda de maus exemplos em áreas públicas. Em 2021 já publicou reportagem abordando alguns casos e defendendo a importância de um bom comportamento para a aceitação do setor nas cidades turísticas e populações.

O caso de ontem é extremo. Absolutamente não se vê comumente na modalidade, mas a viralização serve de exemplo para que toda a comunidade se policie. O que era comum no século passado (de despejar o tanque de detritos em acostamentos de estradas) já avançou muito nos últimos 30 anos. O uso de leões, sanitários portáteis e do tipo “cassete” se somam às alternativas ainda que os locais de despejo, mesmo que ainda raros, já são mais frequentes que na época antiga. O tribunal da internet não perdoou, mesmo que pudesse haver uma defesa plausível para o acontecido. Talvez por indignação de quem age conforme as boas condutas ou então com os casos de municípios que buscam proibir ou coibir a presença dos veículos de recreação em suas áreas mais disputadas.

Na foto postada pela FAMGOV, parece mesmo ser o próprio motor home da filmagem. Se isto for realmente correto, será um exemplo à toda a comunidade caravanista de que tais ações hoje em dia estão no alcance das lentes sociais e que poderão ser seriamente punidas. Que este exemplo ajude a fazer o crescimento da cultura do turismo itinerante ser sadio e próspero como o potencial do nosso país tanto permite.

NOTA DA REDAÇÃO: Até o momento não recebemos nenhuma identificação dos envolvidos e tampouco argumentações que serão certamente bem vindas neste artigo. O campo de comentários aqui também está democraticamente a disposição após moderação de spams.

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

10 COMENTÁRIOS

  1. Pois é as coisas estão difíceis para o caravanistas e com esta atitude nos distância mais doa nossos objetivos porém também tem outro lado se todas cidades do Brasil olhasse mais com carinho para com o caravanista será que isto aconteceria as cidades nao se preocupa um atendimento embora gastamos e deaenvolvemos também o turismo local fica a dica que os nossos governantes mudem a acolhida do viajante pois só querem ganhar.

  2. O primeiro motorhome é um ônibus, o outro uma van/furgão. Mas um mal exemplo, manchando a imagem dos veículos de recreação, poluindo o ambiente e o visual das cidades, que não são nossos quintais. Concordo com as punições, para quem quebra regras, leis. No entanto, contribuímos com o turismo o ano inteiro, então deveria ter uma contrapartida.

    • Concordo plenamente com vc. Pois no Brasil nossos governantes só pensam em taxar e proibir, quando na realidade deveriam estudar e conversar com os usuários para achar uma solução q Não sobrecarregue os cofres públicos, mas tbm não os enriqueçam.

  3. Sou absolutamente contra descarte de resíduos em via pública, para mim a política adotada na Europa com relação ao tema é a mais racional, proibição a caixa de água negra, adoção de cassete, pontos de serviço feitos e mantidos em quase todos os municípios tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, possibilidade de se estacionar em vias públicas sem configuração de acampamento (cadeiras, toldos, roupas estendidas, churrasqueira, ect….).

  4. Concordo plenamente com vc. Pois no Brasil nossos governantes só pensam em taxar e proibir, quando na realidade deveriam estudar e conversar com os usuários para achar uma solução q Não sobrecarregue os cofres públicos, mas tbm não os enriqueçam.

  5. nao e correto e verdade .. mas so para frisar .. o que esta saindo não e esgoto como o tema se refere , esgoto tem uma saida maior , o que parece .. estar saindo é agua servida …
    tem algume motorhomes que vc descarta inclusive agua potavel ,, para esvaziar a caixa dagua e colocar uma nova agua assim que vc chegar no destino … entao se for agua potavel .. sem problemas .. não polui o meio ambiente assim como a chuva .. se for agua servida .. ta errado , se for detritos .. ta errado tambem … so acho que a reportagem deveria checar a verdade antes de marcar esgoto ..

    • A reportagem cita a denuncia nas redes sociais,e nao acusa qual tipo de despejo, mas sim aborda o assunto de muita importância para o caravanismo em geral. Obrigado por seu feedback

  6. hahaha este comentário so pode ser de um amigo ou dono do tal motorhome. Aquela agua marrom saindo daquele cano é agua limpa?kkkkk que piada. Fora que la no instagram ja foram “dar a desculpa” que a válvula falhou, ou seja, era esgoto mesmo. incrivel como no brasil sempre tem desculpa pra tudo e o vilao vira vitima

    • Olá Felipe. Na verdade o Sr. Rildomar citou ser água servida, mas achamos importante ter o espaço aberto aqui para que todos possam opinar. Inclusive abertos para o pronunciamento do dono do citado veículo que viralizou nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!