Assim como qualquer refrigerador ou freezer que funcione a compressor, seja residencial ou específico para usos off-road ou recreativo, um cuidado extremamente importante a ser observado é quando o aparelho é virado de lado ou de cabeça para baixo. No caso de geladeiras e freezers residenciais, a inclinação em 90º é comum somente em momentos de transportes e mudanças. Já nos equipamentos de cunho PORTÁTIL, como geladeiras automotivas, a coisa fica mais extrema. Principalmente quando movimentamos o equipamento desligado sem uso, ou no momento daquela lavagem mais radical que é preciso virá-la para entornar a água.  É fundamental e necessário aguardar o tempo regular para que o óleo assente no compressor. Caso contrário o resultado será a morte súbita da geladeira. Por esta razão, todos os fabricantes de geladeiras consideram como fator de “perda de garantia” nos problemas no compressor oriundos da falta deste cuidado.

GELADEIRAS PORTÁTEIS

Os principais usos das geladeiras portáteis no Brasil são: Uso no CAMPING, aplicação nos VEÍCULOS de passeio e modalidades Off-Road e principalmente nos CAMINHÕES. Diante deste cenário temos duas ocorrências comuns que levam aos equipamentos sofrerem tombamentos: A virada total em até 180º nos casos de lavagem e assepsia do equipamento onde se busca entornar a água que foi usada para o enxágue e no caso dos caminhões, o rebatimento da cabine ou do caminhão inteiro em casos de plataformas de descargas.

O QUE FAZER

O cuidado é muito simples. Nenhum movimento é proibido. Você pode virar sua geladeira sem problemas para lavagem ou mesmo para rebater a cabine do caminhão. Contanto que se tomem 2 cuidados:

1- DESLIGAR A GELADEIRA ANTES DO MOVIMENTO.

2- AGUARDAR 2H PARA RELIGAR (4h caso tenha sito tombada 180º)

IMPORTANTE

A virada do compressor de geladeira em 180 (de cabeça para baixo) nunca é 100% garantida, pois quanto mais tempo passar com o óleo penetrando na tubulação, maior a chance de que este não saia mais do circuito mesmo que se passem dias na posição vertical. O compressor poderá queimar. Portanto este movimento mesmo não sendo aconselhado, deveria ser extremamente rápido. Recomenda-se lavar a geladeira esfregando detergente neutro dom esponja macia e depois retirar a espuma com pano molhado até a limpeza e secagem total. Assim não será necessário o tombamento do produto.

SELO DE ADVERTÊNCIA

Nossa parceira RESFRI AR, especializada em geladeiras portáteis inclusive fixa em seus produtos um selo de advertência sobre esta ocorrência.

O QUE ACONTECE AO TOMBAR OU VIRAR A GELADEIRA?

O compressor de geladeira funciona com uma “câmara” onde o gás circula e é comprimido para percorrer a tubulação de saída e entrada. Lá dentro, além dos demais componentes do motor, existe um óleo que fica depositado no fundo e é espalhado pelos componentes enquanto o motor funciona. Na foto abaixo com um exemplo demonstrativo de câmara transparente, podemos ver o óleo depositado no fundo. Agora imagine tudo virado de cabeça para baixo. O óleo que ficará todo depositado no topo, começará a penetrar pelos tubos que podemos observar em cobre nas laterais.

USO EM OFF ROAD, LADEIRAS E TREPIDAÇÕES

Movimentos rápidos de tombamento da geladeira portátil não trarão este efeito nocivo do óleo no topo do compressor. Isto porque o líquido é viscoso e se movimenta vagarosamente no interior da câmara e o óleo acaba não indo para a tubulação. Estradas esburacadas, ladeiras íngremes, inclinações laterais radicais do mundo do off road certamente não trazem riscos para os equipamentos

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here