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>> por http://motorcasafeitoemcasa.blogspot.com.br/

Todos vocês já devem ter notado que sou fã incondicional de campervans, aqueles motor-casas feitos a partir de furgões leves.

Eu até admiro demais os brutamontes, acho lindões, maravilhosos, mas por razões que não cabem nesta postagem eu fico mesmo é com os compactos, me perdoem os amantes dos gigantes multieixos, mas o objeto da discussão de hoje é furgãozinho mesmo.

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Eu vim aqui hoje para falar especificamente sobre o que eu considero um mito: rodagem dupla ser indispensável para a segurança do motorhome.

Por que eu, o autor deste blog, considero um mito o simples uso de rodado duplo aumentar a segurança do RV?

A primeira questão a considerar é que a finalidade do segundo pneu na extremidade de cada eixo é a de oferecer maior distribuição de peso no contato com o solo, ponto. Um eixo com apenas uma roda em cada extremidade é projetado para suportar até 6 toneladas de peso, seis mil quilos, peso pra caramba, enquanto que o de rodagem dupla suporta até 10 toneladas. Portanto o pneu adicional só será necessário se? Se? Isso mesmo! Se o eixo tiver que suportar mais de seis mil quilos de peso.

O aumento do contato com o solo influi muito pouco na capacidade de tração, no consumo de combustível e na estabilidade, especialmente em se tratando de utilitários leves, portanto eu, blogueiro, eu, euzinho, acho dispensável investir em um Iveco ou em um Sprinter peso pesado se você vai enfiar nele um tanque com 200 litros de água, um colchão, uma geladeira, um fogão, uma tevê e um par de taças pra tomar vinho.

Ah: e uma cuia pra matear.

Se você pensa diferente, tem meu respeito. E lembre de ler aquela advertência fixada lá na coluna à direita antes de adotar minhas ideias.

CALIBRE BEM OS PNEUS E NÃO EXCEDA O PESO

Tenho acompanhado em discussões nas redes sociais o posicionamento de uma pá de internautas garantindo que o uso de rodagem dupla é indispensável mesmo nos motorhomes leves porque “se estourar um pneu…”, por isso saí pesquisando sobre o assunto.

Mas antes eu notei que os carros que passavam ao meu lado na rua tinham todos apenas dois pneus traseiros! E as caminhonetes. E as vans de passageiros, micro-ônibus, VUCs. furgões de carga, eram todos estáveis, seguros, elegantes. Quase morri de susto. Peralá. Tem até tanque de guerra com quatro míseros pneuzinhos. Como pode?

Vamos conversar sério: estouro de pneu tem causas bem particulares, como calibragem inadequada, sobrepeso, má distribuição da carga, pneumáticos de má qualidade ou demasiadamente gastos, pneus recondicionados, podridão seca (deixar o carro parado um tempão resseca os pneus), pancadas, passagem sobre objetos ou em buracos com quinas e outras causas mais e pode acontecer com qualquer veículo, inclusive com aquele seu sedam que você usa para ir ao supermercado. Você vai duplicar a rodagem do seu Simca Chambord por isso? Acredito que não.

E só mais uma perguntinha: você acha que pneu dianteiro não estoura também?

O rodado duplo foi bolado para aumentar a capacidade de carga dos caminhões e aguentar o peso das carrocerias gigantescas de ônibus, portanto se o seu motorhome é um bruto, obviamente terá o segundo pneu, quem sabe até um segundo eixo também, um trucadão, mas se você quer um veículo leve e não tem a intenção de entulhar ele de tranqueiras, não há razão para se prender aos modelos supercarga.

Depois da rodagem dupla vem o eixo duplo, o triplo, o tandem variável, os multieixos… Haja dinheiro pra gastar em rodantes.

Quer ter segurança com os pneus? Compre pneus bons, de marcas recomendadas pelo fabricante ou por empresas e técnicos realmente sérios, nunca use remold, ressolado ou seja-lá-que-re, não “importe” pneumáticos daquele país vizinho (inclusive é crime de descaminho), calibre  os redondos semanalmente ou antes de cada partida e torne a calibrar sempre que enfrentar vias esburacadas ou pedregulhos, faça rodízio com os pneus, mantenha o alinhamento e balanceamento em dia, observe as marcas de desgaste e troque eles no tempo certo, mantenha-os limpos e bem hidratados.

PAGANDO PEDÁGIO EM DOBRO E SENDO FELIZ

Eu não sei como anda o seu bolso, talvez você tenha dinheiro sobrando e não se importe de ajudar a enriquecer as concessionárias de rodovias e lotar os cofres do governo com o seu rico dinheirinho, mas para a maioria da população – e eu me enquadro aqui – o custo dos pedágios pesa na viagem.

Moro no estado de São Paulo, acho que não existe nenhum planeta nesta galáxia com tanto pedágio quanto tem aqui. E o preço? os olhos da cara.

Para você ter uma ideia, se eu for hoje de Campinas até Praia Grande com minha caminhonete de rodagem simples e motor a diesel, eu gasto tanto em pedágio quanto em combustível, pouco mais de 37 reais em diesel pra rodar 170 Km e pouco mais de 37 reais para os cofres das concessiona´rias e do governo paulista, que por sinal já tem uma fatia bem gorda nos impostos arrecadados com a venda de combustíveis.

E se ela tivesse rodagem dupla, meu amigo, eu gastaria o dobro em pedágio do que em combustível.

DIFERENÇA INSIGNIFICANTE EM DESEMPENHO

Vou me basear em um estudo feito com tratores em 2011 na Universidade Federal de Santa Maria – RS, comparando equipamentos com rodagem simples e rodagem dupla no uso severo, no campo, ambiente hostil e de solo irregular, que pode ser fofo, esburacado, íngreme, pedreguento. Acho que exagerei, mas vamos lá.

Os pesquisadores que fizeram o comparativo não encontraram diferenças tão significativas entre usar um equipamento com rodagem simples ou com rodagem dupla quanto as diferenças que observaram na calibragem dos pneus.

Sim, a calibragem adequada ao peso de carga é extremamente importante, tanto que vem escrita no manual de qualquer veículo a pressão mais adequada para rodar com ele vazio e para rodar  com ele carregado.

A maior diferença observada no estudo lá da UFSM foi uma ligeira redução no consumo de combustível com rodagem dupla e (e) com os pneus bem cheios, diferença que praticamente desapareceu com os pneus calibrados com a pressão mínima. A tração também se mostrou mais eficiente na rodagem dupla com pressão máxima e sem diferenças importantes na baixa pressão.

Dito isso, se você anda pensando em comprar um pequeno notável ou montar o seu bem ao estilo “do it yourself” – DIY (faça você mesmo), considere o peso da máquina e o peso agregado antes de fazer a sua escolha.

por http://motorcasafeitoemcasa.blogspot.com.br/

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

11 COMENTÁRIOS

  1. Marcos, concordo com voce. Rodado duplo, se fosse por segurança, colocariam na dianteira também. Kkk se o pneu estourar o diferencial será a peça entre o banco e o volante, além da velocidade que vem o veículo.
    Agora uma pergunta: um caminhão com rodado simples na traseira paga pedagio como se fosse carro?

    • Olá Claudio. Sim. Aqui no Brasil, o pedágio teoricamente é cobrado por eixo comercial, sendo que o carro não comercial paga só a metade da tarifa. Por isso um carro de passeio paga o mesmo que um só eixo de qualquer caminhão. Porém o que define na realidade a cobrança comercial é o rodado duplo….. ou seja… se tem algum eixo com duar rodas em cada ponta já é considerado comercial. Caminhonetes, kombis, vans de rodado simples…. e até caminhõezinhos com rodagem simples pagam igual carro de passeio…. ou se tiver mais que dois eixos, esta mesma proporção.

    • Com certeza Claudio, tanto que o rodado duplo é cobrado de forma matematicamente errada. Veja, se quatro pneus paga por exemplo 10,00 num pedágio, compreende que cada roda custou 2,50, se for duplo deveria pagar então 15,00 por ter 6 pneus, mas não, eles cobram exatamente o dobro, 20,00, tremenda sacanagem com a matematica.

  2. O que as pessoas que viajam de motohome rodado duplo justificam é no caso de furar pneu trazeiro em lugares sem borracharia por perto (desertos) e outras regiões ermas. Isso só não justifica! Além da estabilidade quem tem esses veículos dizem ser mais estáveis. E por último porque as montadoras lançaram esses veículos com rodado duplo. Abraços , obrigado

  3. mas a pergunta que não quer calar não é essa. A questão é maior que o fator segurança, desempenho, tração, etc. e tal. A questão é: E do ponto de vista legal?? Já procurei pelos quatro cantos do mundo e ainda não encontrei nada que esclarecesse o que pode e o que não pode. Qual é a regra que define o uso do rodado simples ou duplo. Deve haver, em algum lugar, alguma norma de defina isso. Mas onde esta??? Se alguém souber e puder dizer fico grato.

    • Fernando, esta de rodado duplo em alguns veiculos é por ser do passado, veja, a mercedes bens lançou um caminhãozinho 3-4 não me lembro o modelo, com uma rodagem simples, varias vans que são praticamente um micro onibus com rodagem simples, ou seja, alguns técnicos chegaram a conclusão que podiam retirar 2 pneus, e como falam de furar pneu, já pensou um 3-4 furando pneu com carga, e outa coisa, pneu se troca pelo estepe.
      Eu comprei um micro ASIA AM 825, ele tem rodagem dupla e um PBT de 3.500kg, sem os bancos deve ter caido para 3.000kg, se a casa exagerando ficar em 1.000kg, ele ainda tera só 4.000kg, acha que não vou tirar dois pneus da traseira, vou mesmo. Abraço a todos

  4. Estou nessa vou comprar ano que vem
    Rodagem simples ou dupla
    Achei interessante e cheguei a uma conclusão
    Rodagem dupla é bem melhor que simples
    Funcional. N. A. O
    ESTÉTICA S. I. M.
    Portantorodagem dupla aplicasse a peso e estética

  5. Rodagem simples – tem um pneu em cada ponta do eixo e pode suportar até 6 toneladas de carga. Rodagem dupla – possuem dois pneus em cada ponta, sendo que esse tipo de eixo pode aguentar até 10 toneladas.3 de abr. de 2019

  6. Gente , depois do comentário que fiz a respeito do sim ou não rodado duplo acabei achando uma declaração de um caravanista que tem um Agrale, e me veio dúvidas quanto a tirar duas rodas do rodado duplo. Ele relatou em seu canal, que tempos atrás resolveu tirar duas rodas por ser o motor home muito leve, não funcionou muito tempo. Esta mudança forçou a panela de forma irregular e quebrou a ponta de eixo, e explicou que, vejam, uma roda é colocada para dentro e outra para fora, o peso do veiculo fica centralizado na panela, não o forçando para nem um dos lados, e sim trabalhando o peso no meio, tem lógica. As rodas de rodagem simples são mais largas ficando o ponto de fixação no meio da sua largura, o que faz o peso ficar balanceado no meio. Vou buscar mais dados técnicos antes de tirar uma roda.

    • exato. O mesmo vale para colocar rodado duplo num sistema simples… ou mesmo virar rodas e também colocar espaçadores. Embora muitas pessoas jurem que não irá acarretar em problemas, os esforços estão fora do projetado. Até mesmo alterações em altura de suspensão de SUVs (lifts) acarretam desgastes prematuros.

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