Publicidade:
 

Quem esteve na Expo Motorhome de Brasília sabe que lá foi lançado o novo F-CAMPER, o novo motorhome fabricado em série pela FORD Canaã. Montado sobre a Ford Transit, vem com a novidade da opção de ser construído sobre a versão de CÂMBIO AUTOMÁTICO de 10 marchas, pioneiro no setor. Projetado para quatro pessoas, com banheiro, cozinha e circulação confortáveis, também conta com uma tecnologia embarcada incrível no chassi. O MaCamp dirigiu a versão de câmbio mecânico do furgão por 1.500km, de Brasília-DF até a fábrica em Mogi das Cruzes-SP onde será montado. Experimentamos rebocar nosso trailer de 1.600kg, um veículo no cambão e também apenas com a Trânsit sozinha e contaremos tudo pra vocês.

LANÇAMENTO NA FEIRA: Com muito sucesso junto ao público, o F-CAMPER foi lançado em Brasília na ExpoMH. Ele é montado sobre a Nova Transit 6.7m com rodado duplo e tração traseira e com projeto homologado pela FORD. Será vendido na rede de concessionárias da montadora a partir do primeiro semestre de 2023 com direito a linhas de financiamento (60x), consórcio e seguro. Além disso será aplicada uma garantia de 2 anos e assistência em todos os Estados do país. A casa possui de 1,90m a 2,00m de altura livre interna com espaço para 4 pessoas dormirem e transitarem com cintos de segurança. Possui cozinha com pia, fogão, frigobar e microondas; Banheiro com lavatório, chuveiro quente e sanitário; Dormitório fechado com cama ampla de casal reversível a duas camas de solteiro e; Sala com sofá-cama em couro opcional, mesa e complemento dos dois bancos giratórios da cabine. Ele vem em um padrão de acabamento neutro para possibilitar a personalização do proprietário que poderá aplicar pastilhas, papéis de parede e adesivação que levarão toda a particularidade e customização interna que um lar merece.

Publicidade:

DIRIGINDO A FORD TRÂNSIT: Após o evento de Brasília, nossa equipe do MaCamp pôde experimentar a fundo a versão mecânica da Trânsit que será a plataforma do F-CAMPER. Apesar de não ser a versão automática, ele carrega uma infinidade de tecnologias embarcadas fantásticas que tornam o carro com extrema semi-autonomia de segurança e conforto. A versão ainda estava com poucas modificações e vazia por dentro e nosso destino final estava em Mogi Das Cruzes, na ENGESIG onde será montada. Até então estávamos com as janelas do motorhome instaladas, o sofá-cama da sala já posicionado e também o engate que terá apoio não só para o reboque, como também para os suportes de moto ou de baú que foram apresentados na feira. Com este engate retornamos de Brasília rebocando o nosso trailer de 1.600kg. De início já nos surpreendemos com a força que tem o motor de 2.0L e 170CV e seu câmbio de 6 marchas e de como ele é econômico. Se em nossa Pajero 2005 de 145CV ela foi fazendo 6.5 km/L indo bem devagar, a Trânsit beirava os 10km/L em trechos com velocidade moderada e 8km/L nos trechos onde não poupamos a velocidade e potência. TECNOLOGIA EMBARCADA: O carro além de ter piloto automático, possui a função “adaptativa”, tornando a viagem tão confortável quanto os mais luxuosos carros do mercado. Escolhida a velocidade, assim que o trânsito se torna lento a frente ou um veículo fecha o caminho, os freios já atuam sozinhos sem que sequer seja necessário tocar nos pedais. Assim que o caminho se torna livre o carro volta para a velocidade inicial. Mesmo com câmbio mecânico, apenas se fazem necessárias trocas de marchas em variações muito altas de velocidade neste cenário, pois o torque do motor é muito favorável (41,3 kgf.m). Nem mesmo o volante demandava tanta atenção, pois o sistema de monitoração de faixa também pode acionar a direção elétrica que se torna autônoma corrigindo a rota para que o veículo se mantenha no curso. Com todas estas funções sendo comandadas ali no volante multifuncional, conduzir a Trânsit se tornava quase um jogo de video-game. Vale citar que ela também possui controle de anti-capotamento, de carga e ventos laterais. Também possui assistente de partida em rampas, estribo elétrico na porta lateral de acesso à casa, computador de bordo no painel,  uma bela central multimídia completíssima e ainda o controle remoto via celular com o APP FordPass.   REBOCANDO: O trailer veio atrás como se não estivesse ali (A Trânsit tem capacidade de até 2.500kg de reboque com freio). Além da altura da Van tirar qualquer efeito de arrasto aerodinâmico que é muito presente nos trailers, nenhum sinal de pêndulo foi sentido, mesmo com aplicação de velocidades muito mais altas do que o limite permitido para fins de teste. Além do lastro do carro ser favorável, a tecnologia embarcada também inclui controles de tração e de oscilação e reboque que utilizam os freios e a reprogramação do carro para amenizar e evitar acidentes. A viagem se tornou, além de divertida, um luxo de conforto e dirigibilidade. Foram 1.200km rebocando o trailer do Distrito Federal até a cidade de Paraty-RJ. De lá fomos até São Paulo-SP apenas com a Van sem rebocar nada, onde nos sentimos em uma carro de passeio fazendo 12 km/L andando tranquilo e 10,5 km/L testando a máquina na Rodovia Carvalho Pinto. O nível de estabilidade e potência saltam aos olhos. Depois foi a vez de levarmos a Trânsit até Mogi das Cruzes, na sede da ENGESIG que será uma das montadoras oficiais do F-CAMPER. Neste trecho, experimentamos uma modalidade que poderá fazer parte de uma gama de proprietários do motor home no futuro: Rebocar um carro no cambão. Por isso, até mesmo para podermos retornar de lá, acoplamos nosso veículo no engate. Quem já puxou um carro no cambão com outro veículo de passeio sabe o quanto pode ser incômodo o efeito “pêndulo” que as rodas livres do veículo rebocado provocam em um rebocador sem lastro. A Trânsit com sua massa e sua rodagem dupla simplesmente não nos repassou nenhum efeito negativo. Parecia que não estávamos rebocando o carro ali. Após a entrega da Van em Mogi, ficou apenas a saudade de toda aquela tecnologia embarcada, ainda mais depois que voltamos para a nossa velha Pajero 2005. Destaque para os freios que deram conta dos reboques como se não estivessem ali (ela conta com freios a disco nas 4 rodas). Se a experiência foi incrível, imagina em uma versão automática……

PARA SABER MAIS:

@fcamper.motorhome no Instagram

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!