Publicidade:

TRAILERS

O trailer nasceu da procura do luxo, praticidade na montagem do acampamento e na agilidade do transporte do conjunto habitável. É rebocável por um veículo tracionador que, em princípio, pode ser um simples carro de passeio. O trailer é um reboque. Uma habitação formada principalmente de dormitório, cozinha, sala e banheiro. É montado sobre uma plataforma metálica com um ou mais eixos próximos e habilitado a trafegar em ruas e estradas. É sempre rebocado e nunca possui motor propulsor próprio.

A barraca é definitivamente o ícone do acampamento. Com o tempo alguns campistas se acomodam e buscam mais luxo e facilidades. O trailer pode ser visto ilustrativa e fundamentalmente como uma barraca “já armada” com comodidades de uma casa, principalmente banheiro, com uma maior privacidade e proteção contra fatores climáticos. O veículo oferece: facilidade de uso, menores problemas e providências quanto a intempéries.
(TEXTO CONTINUA MAIS ABAIXO)

Trailer Perspectiva Interna - MaCamp

SOBRE O TRAILER:

KG - 330 - Tangara Folheto

O conjunto da plataforma, engate e o trailer forma um perfeito equilíbrio, podendo ser puxado por um carro ou veículo utilitário, dependendo do peso e dimensões. Estes vêm desde modelos pequenos com um só eixo, até os maiores com até três eixos. Antigamente, quando todos os carros de passeio possuíam tração traseira, era mais usual o transporte de trailers com veículos pequenos. Hoje em dia, como a situação é contrária, a maioria dos trailistas utiliza-se de caminhonetes para o transporte.

Os modelos básicos possuem geralmente mesa de refeições que vira cama e um pequeno banheiro com sanitário, pia e chuveiro com aquecimento a gás. Cozinha com fogão e geladeira. Armários e prateleiras permitem o armazenamento de itens pessoais. O trailer possui caixa d’água e bomba  alimentada por uma bateria própria que alimenta também as luzes e geladeira. Estacionado em algum camping, o trailer pode ser alimentado por água e luz diretamente.

O funcionamento interno se equivale aos dos motor homes e será detalhado mais adiante.

O trailer, assim como qualquer reboque, possui documentação própria e depende de renovação anual e pagamento de taxa de licenciamento. As contribuições de IPVA e seguro obrigatório não se aplicam aos reboques ou trailers, sendo de competência do veículo que estiver rebocando. Possui placa própria e sistema de luzes que deverão ser sincronizadas com o sistema elétrico do carro.

0

O trailer paga pedágio. Em geral cada eixo do trailer corresponde à metade do valor do tributo de um carro ou utilitário com rodagem simples. Também é correto salientar que o consumo de combustível será afetado pelo reboque.

FABRICANTES:

SERVIÇOS:

A estrutura de um trailer é basicamente igual em todos – em forma de “gaiola”, sendo variável o material aplicado. Os primeiros trailers possuíam toda a estrutura em madeira com vedação interna em chapas de madeira ou eucatex, preenchimento (recheio) de isopor para fazer o papel do isolamento térmico e, por último, o fechamento externo em chapas de alumínio. Os modelos mais modernos possuem os mesmos elementos, porém com alumínio ou aço no lugar das vigotas de madeira e outros materiais isolantes, como o poliuterano no lugar do isopor. Para o fechamento externo pode-se usar as mesmas chapas de alumínio ou então de fibra de vidro.

Atualmente a preocupação com o perigo de infiltração leva o fabricante a aplicar chapas cada vez mais “inteiriças”. Mas a tecnologia não para por aí. É possível substituir os três elementos básicos apresentados por estruturas únicas que fazem os papéis de rigidez, isolação e vedação, como os compósitos que já estão sendo aplicados em motor homes e campers.

CLIQUE AQUI PARA DICAS DE TRAILERS

OS CLÁSSICOS (MARCAS) :

Karmann Ghia

Turiscar (Antiga)

MARCAS ANTIGAS DE TRAILERS DO BRASIL (TODAS)

DICAS DE TRAILERS:

Níveis

Quem acampa de veículo de Recreação sabe: É preciso que o mesmo esteja bem nivelado para o correto funcionamento de tudo, principalmente geladeira, condicionadores...

Banheiro do trailer

POR Matheus Silveira: O banheiro totalmente original desde 1973 já estava um tanto ultrapassado, principalmente na questão do sanitário que utilizava um balde como tanque...

Ar Condicionado SPLIT para RV`s – Alternativa…

Há algum tempo surgiu no mercado algo bastante interessante sobre condicionador de ar tipo Split que, dependendo do ponto de vista e da necessidade,...

Parte Elétrica do RV

O sistema elétrico do motor home se divide em duas partes. A que faz parte da essência do veículo de recreação, que é a...

Claraboias – A Real Importância Deste Equipamento nos RV`s

Um dos itens mais importantes em um veículo de recreação e embarcações é a claraboia. Apesar de possuir diversas funções importantes, ultimamente tem sido...

Reforma Chassi de Trailer

POR Matheus Silveira: Desde que comprei o trailer o chassi apresentava corrosão superficial, então para sanar o problema realizei uma raspagem para retirar as partes...

Esquema Tomada Engate

Saiba como é a ligação da fiação na tomada do reboque, que sincroniza as luzes de lanterna, freio e setas, podendo até mesmo acender...

Esquema Elétrico no RV

Comumente os caravanistas pesquisam e procuram profissionais para conseguir os ESQUEMAS ELÉTRICOS de seus trailers e motor homes. A verdade é que cada fabricante,...

Lei 7127 da Carteira “E”

Lei já concluída >> Projeto que lutava pela correção de um grande erro no Novo CTB (Primeiramente este artigo trata-se de um registro de um...

Esquema Conversor

Dicas nos Trailers Turiscar >> Esquema de Ligação de Conversor Transwatt 2500W e 5000W Turiscar

Esgoto do RV

Uma das dúvidas mais comuns sobre motor homes é como funciona o sistema de esgoto sanitário. Assim como em uma casa comum, o motor...

Retirando a Geladeira do Trailer

POR Matheus Silveira: Dificuldades na Retirada da Geladeira Original do Trailer (Amônia/Gás)>> Relatos apontam dúvidas, pois a geladeira não passa nem pela porta e nem...

0

ARTIGOS:

Trailer Conceito 3X

Pingo de Hilton Lopes