Publicidade:
 

Após um 2020 difícil, este ano reserva alguns bons feriados além da aguardada vacina. Como forma mais livre e isolada de turismo, o campismo tem crescido muito nos últimos tempos sendo a principal tendência no Brasil e no mundo. Principalmente no caravanismo, fábricas e empresas de aluguel tiveram crescimentos que variaram de 50% a 150% no ano passado. Além da segurança diante da pandemia, acampar é uma das formas de hospedagem mais democráticas que temos de turismo. Isto porque é perfeitamente possível moldar as pretensões de passeios e curtições aos gastos, distribuindo de forma mais livre os custos de forma que podemos viajar mais não somente em feriados prolongados, mas também em finais de semana isolados. Porém os feriados ainda são as datas em que mais o turismo brasileiro se movimenta, tendo o Carnaval e o Reveillon como os mais fortes do ano.

Neste 2021 mesmo tendo o carnaval sendo desmarcado no quesito “festividades”, promete ser muito movimentado em termos de viagens e deslocamentos. Como os campings ainda seguem restrições de capacidade de ocupação, vale se programar e consultar se há necessidade de reservas. A notícia boa é que nesta época do ano é possível encontrar campings super “vazios” no meio da natureza para garantir aquele isolamento efetivo.


(Foto: Daniele Suzy)

Os feriados deste ano serão em sua maioria caindo em finais de semana ou no meio. Alguns deles, como independência e finados cairão de terça feira com possibilidade de emenda para alguns sortudos. Dia do trabalho, natal e próximo reveillon cairão no sábado e Tiradentes cai isoladão na quarta-feira. Os Feriados móveis (que sempre caem nos mesmos dias da semana) serão os mais aproveitáveis como sempre: Carnaval, páscoa e corpus Christi.

ANO NOVO – 01/01 [sexta] – (3 dias emendados) Feriado Nacional
CARNAVAL – 16/02 [terça] (5 dias emendados) – Feriado Municipal
PÁSCOA – 04/04 [domingo] (3 ou 4 dias emendados) – Feriado Nacional
TIRADENTES – 21/04 [quarta] (isolado) – Feriado Nacional
DIA TRABALHO – 1/5 [sábado] (final de semana) – Feriado Nacional/Mundial
CORPUS CHRISTY – 03/06 [quinta] (4 dias emendados) – Feriado Municipal
INDEPENDÊNCIA – 7/09 [terça] (possibilidade de emenda) – Feriado Nacional
NSA/CRIANÇAS – 12/10 [terça] (possibilidade de emenda) – Feriado Nacional
FINADOS – 2/11 [terça] (possibilidade de emenda) – Feriado Nacional
PROCLAMAÇÃO – 15/11 [segunda] (3 dias emendados) – Feriado Nacional
NATAL – 25/12 [sábado] (final de semana) – Feriado Nacional
ANO NOVO – 01/01 [sábado] – (final de semana) Feriado Nacional

Além dos feriados acima que mesclam eventos nacionais e municipais que são aderidos por todo o Brasil, ainda há alguns a se destacar, como:

CONSCIÊNCIA NEGRA – 20/11 [sábado] (final de semana) – Feriado de Adesão Municipal
9 DE JULHO (SP) – 9/7 [sexta] (3 dias emendados) – Feriado Estadual de SP
SÃO JORGE (RJ) – 23/04 [sexta] (3 dias emendados) – Feriado no RJ
SERVIDOR PÚBLICO – 28/10 [sexta] (3 dias emendados) – Ponto Facultativo

Com este plano nas mãos é hora de sonhar com os momentos de descanso e lazer, que para a maioria dos campistas quer dizer “acampada”. Que 2021 seja o ano de tirar o mofo do equipamento e matar a saudade do mato, da praia ou da serra. Para planejar o roteiro, nada melhor que ter no seu celular o APP MaCamp que lista mais de 5.200 pontos e campings pelo Brasil todo.

INSTALE JÁ

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here