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Responder a: Duster 1.6 + KC 380

#94010

Raposo
Participante

Leandro,

Fui proprietário de um Duster 4×4 13/13 até alguns meses atrás, quando decidi passar para Diesel.

Ele é bem mais econômico que as TR4 e a Grand Vitara, que eram as opções disponíveis em 2013. As trilhas que fiz com ele acompanhei as TR4 e as GVIII sem problemas.

Usei o Duster para rebocar uma carreta Barraca Kabana de minha propriedade. Reboquei a carreta sem sustos ou imprevistos no período, mas ela é bem mais leve que um Trailer.

Os maiores problemas que vejo no Duster são o acabamento e a durabilidade das peças. Tive problemas com amortecedores, câmbio e por último o eixo cardâ que une os 2 diferenciais.

Apesar disto tudo, quando comparado com os demais veículos 4×4, a manutenção do Duster é relativamente barata.

Uma coisa que você deve estar atento se optar por veículos de tração 4×4 é optar por veículos que permitam usar a tração em asfalto. Prefira portanto veículos com diferencial Central ou como no caso do Duster, com embreagem no diferencial traseiro que ativa a tração sob demanda.

Você não pode usar a tração 4×4 Lock em asfalto ou acima de 80 por hora. No caso do Duster, você usaria no modo Auto, isto é o carro ficaria em 4×2 e sob demanda, acionaria automaticamente o modo 4×4.

Porém hoje existe o Renegade, a Toro e o Compass a Diesel, todos 4×4. Me parecem melhores opções que o Duster. A vantagem do Renegade ( e acredito que o Compass também tenha) é que a eletrônica do carro detecta a presença de um reboque e altera o funcionamento do freio ABS do carro, proporcionando maior segurança ao rebocar, o chamado TSC.

Cordialmente,

Raposo

Delka 728 x 90

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