Diesel Comum ou S-10 ?
- Este tópico contém 56 respostas, 16 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 8 meses atrás por GustavoN.
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24 de outubro de 2014 às 16:34 #55237DaviParticipante
Então, no apanhado de informações, o vilão é o Biodiesel, que na sua deterioração acaba produzindo a tão temida água no diesel. Porém, tanto no s10 quanto no s500 existe a presença do biodiesel. Só que a taxa de enxofre maior no s500 acaba por combater as bactérias e por isso forma menos água que no s10, está correto? Então, acabo concluindo o que já concluí a respeito de óleo de motor: óleo bom é óleo novo (no caso que fique 6 meses no máximo, mesmo que não atinja a km). Seria então “diesel bom é diesel novo”, ou seja que não está parado no posto, seja s500 ou s10 (principalmente, pela vida útil curta). Se o carro roda pouco ou fica parado alguns dias, o ideal seria usar o 500. Se roda direto (pelo menos 1 tanque por mês), tanto faz. Se quer usar as propriedades aditivas do s10, dá pra usá-lo numa viagem por exemplo, que vai queimar logo (isso se o tanque e o sistema todo já não estiver sujo). Mas o ideal mesmo seria abastecer sempre em posto com muita rotatividade de diesel, geralmente onde caminhoneiros abastecem, pois o diesel é sempre mais novo do que em postos de cidade. O que acham?[hr] Lembrando que o s500 já é um diesel de baixo teor de enxofre pros carros mais antigos, que foram desenvolvidos para rodar com o s1800.
24 de outubro de 2014 às 16:45 #55239Marcos PivariMestreperfeito Davi….. acho que formei a mesma opinião que você. Marcão
2 de abril de 2015 às 19:04 #58367EdintruderParticipanteO link abaixo está um tópico do Fórum 4×4 Brasil da época que entrou o diesel S-50 em 2012. Se alguém não tem uma opinião formada, recomendo a leitura de alguns relatos. O bom é que a qualidade tende a melhorar com o tempo, e creio que essa questão de lubricidade chega a um nível melhor também. Até lá eu ico longe… http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/109126-perda-de-potencia-x-diesel-s50.html
3 de abril de 2015 às 23:26 #58390NasEstradasdoPlanetaParticipanteBoa e oportuna matéria. Vou continuar com meu diesel padrão.
13 de abril de 2015 às 21:29 #58594GustavoNBloqueadoMuito boa essa thread mesmo. Estou começando agora nos motores a diesel e esse é um universo novo a aprender. Obrigado pelo link.
14 de abril de 2015 às 13:18 #58618EdintruderParticipanteAmigos, Um colega do Fórum enviou esse link com uma dissertação de mestrado sobre o tema, feito por uma aluna da Ufrgs. A minha esposa fez mestrado lá e sei o quanto a Ufrgs é exigente nesse aspecto de dissertações. Estou lendo pois é uma pesquisa de alguém de fora de Petrobras e vínculos da indústria mecânica. Vou ler com calma para poder tecer a minha opinião sem influência da propaganda da Petrobras e sem a paixão dos proprietários que tiveram algum prejuízo no passado. Na prévia sei que o aumento de 1% de biodiesel no S-10 é suficiente para melhorar o poder de lubricidade. Depois que eu ler vou saber no que pensar, e verei se até o momento eu era um cabeça dura que não torce o braço ou se os relatos do passado tinham a razão de ser… http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/70940
14 de abril de 2015 às 13:25 #58619leandrovarandaParticipanteGustavo a sua caminhonete, por ser nova, não aceita outro diesel a não ser o S10. Se colocar o outro até funciona mas vai apresentar alguns problemas depois. Para uma emergência na estrada, pode até colocar o suficiente para chegar no próximo posto mas é bom evitar. Meu tio não acreditava nisso até ter que fazer uma manutenção cara.
16 de abril de 2015 às 16:55 #58687EdintruderParticipanteTerminei de ler… Conclusões: Segundo a página 148 na régua do leitor PDF, apresenta o resultado em uma tabela com as análises de desgaste em corpo de provas em um determinado tempo de exposição à um movimento constante e uma carga de pressão também constante. Resumindo. S500 gerou um desgaste de 324 a 283 microns e uma fricção de 0,189 S10 gerou um desgaste de 570 a 521 microns e uma fricção de 0,335 Biodiesel gerou um desgaste de 218 a 171 microns e uma fricção de 0,121. Na página 116 do cursor, tem a relação de lubricidade por concentração de enxofre. Fica claro que o enxofre é responsável pela capacidade de lubricidade do diesel. O trabalho aponta que a mistura de biodiesel no S-10 de 1 a 3% permitem essa lubricidade apontada na tabela, e que ela está dentro dos parâmetros da legislação da ANP. Assim EU, Eduardo, concluo que para BI rotativa, o diesel S-10 gera sim um maior desgaste, porém está dentro dos parâmetros da ANP. Vale apontar ainda que a autora apontou na página 51 do cursor que nos anos 80 se observou esse problema em turbinas de aviões e década de 90 nos EUA e Europa com o diesel S500 frente ao S1800. Assim, esse problema não é novo e nem exclusivo do Brasil. Outro detalhe é que a variação de umidade gera uma acentuação ainda maior da capacidade da lubricidade do combustível. Ponto fraco do S10… Peço que se alguém entender algo de diferente, me corrija por favor.
18 de abril de 2015 às 23:04 #58745DaviParticipanteShow, Edin. Eu não tive como ler o trabalho ainda. Mas lerei.
19 de abril de 2015 às 15:31 #58749GustavoNBloqueadoMuito bom esse estudo, Ed. Interessante também o biodiesel só adicionar lubricidade significante até os 3%.
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