Diesel Comum ou S-10 ?
- Este tópico contém 56 respostas, 16 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por GustavoN.
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20 de abril de 2015 às 15:07 #58771Capt.A330Participante
Muito completo o estudo da dissertação; olhando em paginas anteriores deste tópico, posso comprovar que o que Odair comentava e explicava, é fiel reflexo da verdade. Grande abraço! Dardo.
20 de abril de 2015 às 15:13 #58772GustavoNBloqueadoPergunta para o pessoal entendido no assunto: para uma camionete moderna que funciona principalmente como um veículo tracionador, e que se usa uma vez por semana em média (quando não em viagem), qual seria a melhor estratégia para manter o motor em bom estado? Ouvi falar em manter o tanque cheio para diminuir a quantidade de água formada no tanque. É isso? Alguma outra dica?
20 de abril de 2015 às 15:35 #58773Capt.A330ParticipanteBuenas Gustavo! Comento o que eu faço com a Frontier: se encho o tanque para que não fique muito espaço para que a condensação seja significativa, o comb. fica “velho” se não usar ele; se deixar pouco no tanque para estar sempre renovando o mesmo, fica espaço para a condensação! Portanto, não me preocupo muito com isso, faço sempre a revisão do filtro e utilizo o Teccom 10 como medida preventiva, alem de abastecer sempre no mesmo posto em Curitiba, e quando viajando, abasteço só em postos de bandeira, que tem auditoria do próprio fabricante e ainda levo dois tambores de 50 lts. para não ter que abastecer em postos duvidosos. Mas a pouca quantidade de água proveniente da condensação, é facilmente retida pelo filtro de combustível, e este sim, deve ser alvo de todo cuidado, trocando ele sempre em toda revisão prevista pelo manual do proprietário (ou até antes, depende da possível desconfiança quanto ao lugar onde abastecemos eventualmente ou a utilização “pesada” do veiculo). A utilização de produtos aditivos de boa procedência (marca de eficacia comprovada), como Odair e eu comentamos neste mesmo tópico, ajuda, e muito também, e se quiser um preciosismo, manda instalar um 2do. filtro, como Odair fez, e ele mesmo comenta neste tópico. Grande abraço Gustavo! Dardo.
20 de abril de 2015 às 15:45 #58775Odair TeixeiraParticipanteTrabalhei a semana passada inteira em uma das maiores refinarias de Biodiesel do Brasil, implementando uma nova tecnologia de processo. Conversando com os técnicos, a preocupação com lubricidade do Diesel S10 não é problema. O que deve-se cuidar é com teor de água, já que o biodiesel é higroscopico.. Mas isto já foi extensamente debatido aqui.. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
20 de abril de 2015 às 15:54 #58776GustavoNBloqueadoOlá Dardo, Odair, Obrigado pelas considerações. Eu já havia lido a thread toda, e também a thread indicada pelo Ed e o estudo sobre o Diesel. Muito interessantes todas as colocações. Aprendi bastante. Quanto a mais água vs. mais tempo no tanque, é realmente um problema. Ainda não sei bem o que vou fazer a respeito. Quanto a troca de filtro de combustível em toda a manutenção preventiva, não lembro de ter visto isso, mas é uma boa idéia. Vou fazer isso. Quanto ao Teccom 10, não ficou claro pra mim se há uma vantagem real para motores modernos, ou se os estudos realizados eram em cima dos motores orientados para o Diesel com maior lubricidade. Ao menos pela água e ação bactericida, teoricamente deveria ajudar os motores modernos também. Vocês conseguem notar alguma diferença prática no uso? Assumindo que não tenha nenhum contra (além do preço, claro), vou usar também.
20 de abril de 2015 às 17:17 #58786Capt.A330ParticipanteGustavo, sobre o Teccom 10 que uso, mesmo nas minhas viagens fora do país, nunca tive problemas com o comb., e posso afirmar esto em função do exame visual detalhado que faço junto ao mecânico quando troca o filtro de comb. e lembro que as novas Frontier, tem um sensor de comb. muito apurado, o que fazia, também, que os primeiros modelos desse motor como o meu, cortassem a turbina para evitar problemas; foi trocada a sonda que vigiava este problema de contaminação do diesel S10 ou S50, pois qualquer contaminação, por pequena que fosse, fazia “cortar” a turbina para evitar danos, e eu nunca senti pre-detonação ou falta de força nas subidas com o Guanaquito atrelado utilizando esporadicamente o Teccom 10; similar a esta comprovação, Odair também se viu livre de maiores problemas usando STP, conforme seus relatos, e posso te assegurar que ele sabe do que está falando. Te envio estes “sites” para que avalies; com respeito a tanque cheio ou não para evitar condensação, eu lembro que nos aviões, aqueles que ficam cobertos pelo hangar, quase nunca tinham problemas de condensação, e olha que em virtude dos tanques de comb. ser bem maiores do que dum carro, estão mais sujeitos ao problema, e por isso, se tua S10 ficar na garagem fechada, a condensação vai ser mínima ou quase inexistente, mesmo com o tanque semi vazio. Os “sites”: http://fuelinjectorcleanerreviews.com/ http://www.stp.com/products/fuel-additives/diesel-fuel-injector-treatment/ http://www.teccom10.com.br/ Espero ter sido útil; abraços Gustavo! Dardo.
21 de abril de 2015 às 23:50 #58808GustavoNBloqueadoMuito obrigado novamente pelas dicas, Dardo. Vou ver se encontro algum fornecedor local ou se vou ter que mandar vir.
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