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Geladeira a Gás

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Este tópico contém respostas, possui 30 vozes e foi atualizado pela última vez por  Marsilio 1 ano, 4 meses atrás.

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    Abro este tópico pela pergunta de nosso amigo Odair no fórum (http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4417&page=2) Como disse a ele, sei que a discussão sobre geladeira a gás é muito grande e quase unânime contra ela…. sou um eterno defensor dela (como poucos) e não desejo que aquele tópico seja “mudado de assunto” por este. Odair… primeiramente sou um eterno apaixonado pela geladeira a gás. Frente a tanta tecnologia ainda acho fantástico termos um refrigerador que funcione a partir de uma fonte de calor. Como todos sabem, o sistema a gás usa amônia em seu sistema para fazer a troca de calores e diferentemente das geladeiras tradicionais que utilizam pressão (compressor) para “circular” o circuito, a amônia tem este processo quando esquentada em um trecho do sistema. Com isso podemos tem um refrigerador funcionando por quase um mês usando um único botijão de gás já presente em qualquer RV. Eu defendo o uso da geladeira a gás exatamente por esta independência energética. posso ficar sossegado em qualquer lugar sem energia elétrica sem me preocupar com bateria/inversor. Além disso ela é silenciosa ao extremo. Sei que “mil vozes” irão gritar por aqui: 1- “a geladeira não gela….”, 2-“gasta muita energia”, 3- “amônia é perigosa e proibida”, 4- “precisa de um nivel perfeito”, 5- “Fogo é perigoso”, 6- “demora muito pra primeira gelada”, 7- “precisa virar de cabeça para baixo de tempos em tempos” Daí venho, com todo respeito a todas as opiniões, defender: 1- Realmente o rendimento da geladeira a gás é bem menor que compressor, mas na prática somente nos dias mais quentes do verão é que posso dizer que minha geladeira deixou a desejar. Isto representou pra mim quase nada, já que na maior parte do ano ela funciona desejavelmente…. 2- Realmente gasta mais energia…. porque funciona a resistência e praticamente o tempo todo…. mas dois pontos me fazem pensar que ela é vantajosa. 1- Poder usar na elétrica ou no gás é preferível do que ela ser “gastona”, já que não usamos o tempo todo.. so quando viajamos… Nunca vejo prepcupacao em economia de energia externa quando o assunto é RV… basta ver o quanto o ar condicionado, microondas e outros aparelhos são gastões…. e também basta ver o quanto o inversor esquenta para se ver quanta energia é perdida. 3- Amônia é sim prejudicial à saúde, mas o sistema é blindado e seguro. Usado em RV,s não configura um número grande frente às domésticas. Ela não é proibida.. tanto que a Consul até hoje produz no Brasil e tantas outras marcas no mundo….. muita gente no Brasil ainda não possui energia elétrica e ela é muito usada e necessária. É apenas regulamentada e, hoje em dia, sequer é vantajosa em preço…. 4- Apesar de todas as especificações de nível, inclusive por parte do fabricante, posso atestar que não é tão “religioso” assim…. Penso que todo RV necessita estar no nível. Eu mesmo com meu trailer tenho mais problema em relação ao nível quando o assunto é pias e Box (caída da água) do que a geladeira. Quantas vezes não fiquei incomodado com a falta de nível na hora do banho enquanto minha geladeira gelava às pampas… 5- Até hoje nunca ouvi falar de trailer ter pego fogo por causa da geladeira a gás. Já vi por vários outros fatores,… acho qté que muitos quesitos em RVs são bem perigosos neste sentido… mas é a realidade… 6- Realmente demora… mas é apenas uma questão de encarar que deve ser ligada horas antes…. O segredo está na “carga” da geladeira…. isso mesmo… quanto mais abarrotada de produtos melhor ela funcionará…. uma geladeira agás vazia dá a sensação de que não está gelada…. isso porque a troca de calor é mais lenta…. quando vou viajar, coloco todos os produtos lá dentro e ligo-a no gás ou 12 ou 6 horas antes,.. quando chego no local ela está maravilhosamente gelada,.. sempre tomo minha primeira cerveja após descer as sapatas do trailer…. gelllladdaaa. 7- Bobagem…. Apesar de seu uma ótima solução para aquelas geladeiras que estão paradas há anos, esta prática ocorre somente nas geladeiras a gás “imoveis” nas residências. Isto porque o “balançar” do veículo na viagem já faz um efeito bem maior do que virá-la. Para mim um RV foi feito para rodar…. aí eu até concordo que a geladeira a compresor é melhor para os “rodas-quadradas”, já que nunca falta luz e seu rendimento é maior…. mas daí não considero como legítimos rv.s…. Em minha experiência, a geladeira gela até melhor nos percursos das viagens… neste caso utilizo no 12V… Mais vantagens: Não sofre com baixa tensão (geladeiras comuns nem dão partida com baixa voltagem, o que é comum em campings cheios). Também não oferecer “pico de consumo de partida”. Não perdem aquele espaço inferior onde há o compressor. Desvantagens: Preço (ela é muito cara) uma biplex hoje custa no mínimo R$ 2.000,00. Defendo a geladeira a gás porque vejo todas as pessoas que “metem a boca” nela e preferem a comum + inversor, não podendo permanecer 3 ou 4 dias sem energia elétrica…. Pior… vejo pessoas desesperadas por apenas passarem uma única noite sem energia externa…. apesar de provarem no papel que um número “x” de baterias + inversor dá autonomia, na prática tropeçam no alto custo delas e no alto custo da troca delas, já que não é fácil nem barato trocá-las cada 2, 3 ou 4 anos…. daí vemos discussões como na internet de pessoas achando que postos de combustíveis DEVEM oferecer tomadas… ora… um RV equipadíssimo deveria ao menos conseguir passar um único pernoite em trânsito sem precisar de energia externa, não?. Mas não é o que vemos…. já pude presenciar pessoas discutindo que o posto tem obrigação de fornecer tomada em troca do consumo de combustível e restaurante…. Eu já passei 3 dias sem luz no camping (falta de energia) sem me preocupar com nada….. passei pro gás e pronto. Só alegria… Resumindo: Para mim as pessoas possuem uma experiência ruim com ela, já que não possuem paciência para encarar seu funcionamento e PRINCIPALMENTE os RVs não possuem a ventilação correta do sistema de dissipação de calor. A turiscar, por exemplo colocava a grade de ventilação lá em baixo onde existe a regiao de manutencao da resistencia…. mas falta uma lá em cima no dissipador. Venho novamente ressaltar que sei que choverão opiniões contrárias e respeito todas elas… mas certamente terei argumentos para rebater todas elas…. mas acho importante para que cada campista possa avaliar tudo e fazer sua escolha. Abraços Marcão – MaCamp

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    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #47009
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcão Na boa, penso que a geladeira rural é uma opção bem válida. Nada contra ela. Eu conheço o pessoal que fabricava e projetava as geladeiras a gás e amônia da Consul, hoje Whirlpool. Hoje produzem sob encomenda. O cara que projetava e atendia a Turiscar na época hoje é consultor num projeto onde estou trabalhando. Falei para ele que havia comprado um Imperial da Turiscar e ele me perguntou na lata ” vc não trocou a geladeira a gás não, por favor”… Falei para ele que sim e ele ele tentou me convencer de mil maneiras que a geladeira a gás é a melhor solução para o Trailer. Eu fiquei preocupado com o comentario de um trailista das antigas que me falou que em movimento, a geladeira dele costumava apagar o fogo e chegava no destino final com tudo descongelando. Na verdade, queria uma geladeira mais nova, pq o visual da original estava detonado. Até fui atrás de uma geladeira rural nova e me assutei com o preço. As geladeiras com motores apenas em 12V também são caras. Confesso que a solução que tenho adotado de colocar todos os itens congelados numa caixa de isopor com gelo e no destino final eu os transfiro para a geladeira, é um pouco trabalhosa, mas tem atendido para os meus deslocamentos inferiores a 800km. Tenho uma bateria estacionaria de 110Ah ligada no inversor, mas não ligo a geladeira elétrica pq o liga desliga da geladeira consome uma potencia de pico elevada e uma bateria seria pouco. Colocar outra bateria seria colocar muito peso e ficar sem espaço algum na Tulha dianteira que já tem um botijão de 13 kg + conversor (+20kg) + inversor e nobreak + bateria 110Ah. Para deslocamentos maiores, terei que repor o gelo ou pensar em outra solução. Quem sabe nao me converto a uma geladeira a gás já que não encontro uma solução mais inteligente. Abraços Odair

    #47011

    Uhm… realmente difícil de achar pessoas que defendem a geladeira a gás… gostei muito de sua resposta… ja tava preparado prum show de discordâncias…rs Mais difícil ainda é o pessoal reconhecer que troca a geladeira pq é mais barata ao invés de colocar tantissíssimos defeitos. Realmente ela é cara…. uma importada nova entao tá em torno de 7 paus…. ufff O que gosto da geladeira a gás é que quando em movimento podemos ligá-la no 12V do carro que está sendo carregado pelo alternador…. no gás só parado…. mas já tivemos (meus pais) 2 safaris e atualmente eles têm um motor home há 20 anos e sempre foi viajando no gás e nunca apagou (apesar de eu tb achar perigoso e nao usar) – Meus pais têm biplex e nao tem opcao 12V, mas é facílimo de instalar mais uma resistênica…. da até pra colocar 3 resistencias… uma 220 outra 110 e outra 12V. No mercado livre tem um cara que fabrica na voltagem e potencia que vc quiser. O bom das geladeiras antigas que a turiscar incluía nos trailers era o sistema elétrico casado no painel de comando… hj em dia precisa adaptar algo menos prático.. mas é possível. Nao daria pra colocar uma estacionária num compartimento bem proximo à geladeira (ou embaixo dela) na regiao sobre os eixos? faria um inversor dimensionado só pra ela e esse sistema independente pra geladeira…. Eu se fosse fazer um motor home daqueles grandes, certamente faria com uma biplex a gás e + um frigobar ou freezer pequeno….. daí terminavam os problemas…. vamos trocando iformações …. abraços

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #47012
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcão Outra coisa que me veio a cabeça tempos atrás e não me ocorreu comentar é sobre o risco de incendio, já que o Turiscar tem madeira pra caramba. Como a coluna do aquecedor da geladeira fica próxima, será que não é arriscado a temperatura subir e dar ponto de ignição? Lendo o manual da Consul, eles não recomendam o uso de Geladeiras a Gás em Motorhomes e Trailers. Acredite se quiser http://www.consul.com.br/documentos/consul/cqg22dbina/cqg22_manual.pdf Reduziram pela metade a chance de utilização deste equipamento, pensando desta forma. sds Odair

    #47013

    Olha…. nao tenho nenhum registro de incêndio deste tipo, até porque o fogo é ateado para dentro de um tubo que vai direto para a chaminé (é neste tubo que sao presas, por fora, as resistências elétricas quando existentes). Daí isto fica envolto em uma “caixa” de metal afastado to tubo por todos os lados e neste meio há lâ de vidro que é a prova do fogo. Acho que o aviso é para se livrarem de responsabilidades, já que trailers e motor homes não representam grande número não…. pode acreditar… desde que escrevi uma matéria no MaCamp há anos atrás e pela falta de venda, recebo muuuitos e-mails de interessados em geladeiras a gás e apesar do site ser de campismo, 99% é para pessoas que não possuem energia elétrica em suas residencias ou casas de campo ou praia afastados. Mas de qualquer forma, esta restrição é só agora, já que nos anos 1980 e 1990 a consul intitulou sua linha de geladeiras pequenas a gás de “consul camping”….acredito também que por se tratar de ambientes sem uma ventilacao necessária e mais sensíveis ao calor (e por isso a bronca do pessoal com esta geladeira) a consul deve ter tido muitas reclamacoes de funcionamento….. pense que mesmo com um calor excessivo, a geladeira dentro de casa tem um ar muito mais fresco passando na traseira, diferente dos ambientes abafados com o sol batendo na lateral do trailer….

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #47015
    Matheus S
    Matheus S
    Participante

    Marcão, assim como você também defendo a geladeira a gás. Quando adquiri meu trailer, ele não tinha mais a geladeira a gás original, aliás, até tinha mas haviam modificado instalando um sistema com compressor, então comecei a procurar uma geladeira a gás para instalar em meu trailer, até que em um vendedor de geladeiras usadas encontrei 2, uma que estava com o sistema de absorção bom mas a geladeira em si estava destruída e outra que estava inteira mas o sistema segundo o vendedor não funcionava, fiz uma proposta e fiquei com as duas para montar uma boa, para minha surpresa a que o sistema “não funcionava” após deixar algumas horas de cabeça para baixo passou a funcionar perfeitamente, mas esta apesar de ser igual não tem o sistema de gás, é apenas de absorção, usavam em hotéis em função de não ter ruído. Então reformei a geladeira e estou muito satisfeito, em menos de 4 horas a temperatura do congelador já é a mostrada na foto que anexei. Meu tio possui a mesma geladeira no trailer dele um KC330 e em certa ocasião encontrou a leiteira com leite congelada na geladeira, e não estava no compartimento do congelador. Acredito que muitas vezes as pessoas que tiveram experiências ruins com este tipo de geladeira possa ser pela manutenção ineficiente, em nosso último acampamento meu tio notou que sua geladeira estava com baixo rendimento, isso após alguns anos sem ter que mexer na geladeira, então ao chegar em casa retirou a geladeira e realizou a limpeza do “ouvido do gás” (eu conheço por este nome, alguns conhecem por injetor de gás), então o problema foi resolvido, pode até parecer piada, mas com o passar do tempo vai acumulando sujeira e uma pequena diferença no tamanho do ouvido baixa o rendimento. Em relação a chama apagar andando, elas tem uma chapa que protege a chama evitando que isso aconteça, a minha geladeira veio sem então tive que confeccionar, pode ser que algumas pessoas que tem problema com a chama que apaga com o veículo andando seja pela falta desta peça. Anexei algumas fotos para que as pessoas que não conhecem o sistema possam conhecer, a segunda é a chapa que envolve a chama e na última destaquei o ouvido do gás. Abraços.

    Matheus Silveira
    Turiscar Rubi 1991 - Rio Grande RS
    campistadosul.blogspot.com.br

    #47016
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Fala Matheus Mto bom seu relato… Agora uma duvida desde que vi o video do teu trailer no youtube.. ele preto assim nao esquenta por dentro não? Vc tem ventilação especial onde é colocada a geladeira? Sds Odair

    #47017

    uau….. que bela reforma na geladeira….. ficou linda…… vc é realmente bom nisso…. Ja vi algumas geladeiras sem a última proteção que mencionou.. acho que por preguiça de colocar e realmente faz falta….. a maioria das geladeiras que conheço funcionam melhor no fogo que na eletricidade…. acho que pq esquenta mais… certa vez perguntei ao fabricante de resistencia do ML se eu aumentasse a potencia da minha resistencia minha geladeira gelaria mais…. ele disse que sim, mas ainda nao me convenci…. estou para ligar ambas as resistencias (110V + 12V) juntas para ver se isso acontece…. Compartilho com vocês as temperaturas na minha em Itu-SP com temperatura externa amena….. instalei dois termometros digitais com sensores remotos (por fio) um no congelador e outro no refrigerador. Os displays casaram muito bem com o painel da geladeira….. só conferirem nos mostradores a temperatura atingida…. Este final de semana tivemos que descongelar uma peça de fraldinha que estava na parte de baixo (refrigerador)…. nem preciso dizer nada…. Que tinta usou para pintar o sistema?

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #47018
    Matheus S
    Matheus S
    Participante

    Odair, Meu trailer preto esquenta um pouco sim, mas nada insuportável, com as janelas abertas ele ventila bem o que evita que ele fique muito quente, pintei ele de preto para não ter que fazer alterações junto ao Detran, mas pretendo fazer uma reforma geral um dia e pinta-lo de cor clara. A ventilação que tenho é a original Turiscar, uma grade de ventilação na parte mais baixa da geladeira e uma chaminé em cima do dissipador de calor, coloquei um cooler acima do dissipador de calor mas nunca utilizei, meu tio no KC 330 tem a geladeira com tudo da forma original, sem cooler e tem um funcionamento ótimo. Anexo uma imagem da chaminé que fica encostada ao armário de cima da geladeira, com isso o armário fica bem quente, pretendo um dia fazer um isolamento térmico para a chaminé. Marcão, Obrigado pelas considerações com meu serviço na geladeira. Como você também verificou, elas gelam muito bem, basta ter paciência e esperar um pouco mais que as convencionais. A minha geladeira veio com o ouvido do gás maior que o original, então consultei um amigo que trabalha com refrigeração e ele me disse que o calor em excesso pode vir a danificar a mistura do sistema, então não quis arriscar e coloquei o ouvido original. Já vi um projeto de um sistema de geladeira a gás para veículos que utiliza como fonte de calor o escapamento do veículo, não sei se chegou a sair do papel. Pintei o sistema da minha geladeira com Galvanização a Frio, é uma tinta um pouco mais cara mas o resultado parece valer a pena, uma latinha de 225ml pintou todo sistema, anexo tem uma foto da geladeira do meu tio que foi pintada com a mesma tinta e alguns anos depois continua igual, apresentou apenas cor de ferrugem em um lugar que ficou com pouca tinta. Caso tenha interesse, no meu álbum do picasa tem fotos da reforma da geladeira. http://picasaweb.google.com/104703007101221742013 Abraços.

    Matheus Silveira
    Turiscar Rubi 1991 - Rio Grande RS
    campistadosul.blogspot.com.br

    #47019

    Coloquei 4 coolers 12v divididos em 2 circuitos (cada par) bem alí nas aletas de dissipação…. o resultado é muito eficiente principalmente no verao quentíssimo…. mas nao sei porque eles todos travaram (acho pq eram baratíssimos). estou pra trocar… Conheço muita gente que teve que colocar tela na chaminé da turiscar, pq andorinhas acham o lugar perfeito pra fazer ninho…. entope mesmo…. fica a dica… Penso em fazer uma nova matéria no macamp sobre este assunto quando já tivermos discutido bastante…. pretendo usar as fotos para ilustrar, ok? creditadas, é claro….

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

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