Geladeira a Gás

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  • #48546
    Andre T Barros
    Participante

    Gostaria de saber se algum de nossos colegas de fórum poderia me ajudar em relação a minha geladeira. Ela funciona a gás e na eletricidade 110v só que quando ligo no 12v percebo que ela puxa energia, pois o inversor mostra em seu ponteiro e quando ligo da uma pequena queda nas lâmpadas. Só que no 12v não gela nada já fiz vários testes. Alguém tem uma opinião a respeito como eu posso resolver o problema? Obrigado André T. Barros

    #48552

    Olá André. A questão é que o 12V da geladeira puxa uma corrente monstro. 10A de resistência pura não é facil para qualquer bateria ou carregadores comuns….. A indicação para o 12V é apenas para o uso com o alternador do carro ligado, onde há carga suficiente para tanto… mesmo assim, é aconselhável o uso de fios bem grossos devido a distância…. Não entendi o que o inversor tem a ver com o 12V da geladeira. Vc está falando do conversor? bem…. pode ser também que a resistência 12V esteja ruim, mas mesmo assim puxando energia… e também a fiação pode estar competindo com esta conversão de eletricidade em calor….. se sua geladeira está gelando no 110V, significa que está normal… a resistência 12V fica grudadinha na 110V e se ela esquentar igualmente o funcionamento será o mesmo…. No meu conjunto, liguei um cabo de 10mm² (dez) desde a bateria até a geladeira…. passando apenas por um disjuntor sob o painel do carro para controlar esta alimentação. Após a partida, em viagem ou em paradas rápidas a geladeira é alimentada pelo 12V do carro e gela que é uma beleza…… principalmente pela grande ventilacao que há nas grelhas com o trailer em movimento. chegou no destino… ou passa pro gás ou pro 110V….. Imagine que uma bateria estacionária de 100A não aguentaria 10 horas de gelo na geladeira e uma veicular então menos ainda, já que esta é preparada para a descarga “monstro”da partida, tendo uma porcentagem pequena de oferta de corrente na situação da geladeira…… Cuidado também com seu conversor… se ele teria os 10A que a resistência 12V requer. De qualquer forma, eu nunca testei a geladeira no 12V com o trailer parado… acredito que a resistencia 12V até possa ser menos satisfatória do que a de 110V….. mas com a grande ventilação da geladeira com o trailer em movimento, no meu caso a 12V acaba funcionando até melhor…. A saída seria você tirar a tampa da caixa de aquecimento da sua geladeira (tira-se primeiro a canopla inferior e depois as costas da caixa). Remova a lâ de rocha e chegará nas duas resistências. Teste-as na bancada e veja se estão aquecendo igualmente. Cuidado ao tocá-las… elas aquecem igual ferro de passar…. Se estiverem aquecendo igual…. o problema está no seu conjunto elétrico (ou algum elemento)… se a 12V nao aquecer muito deverá ser substituída….. ah… por último….. vai que a resistência 12V acabou se deslocando do local dela…… é umas…. Fotos ilustrativas: [attachment=1740] Foto da geladeira já retirado o painel da caixa de aquecimento. [attachment=1741] No meio da foto vemos os tubinhos onde encaixam as resistências. Elas aquecem a parte do sistema de amônia. [attachment=1742] Foto da resistência desencaixada. [attachment=1743] Como ela fica encaixada n tubo dela. abraços

    #48553
    Andre T Barros
    Participante

    Marcão. Obrigado por me responder. Desculpe é o conversor. quando liguei percebi que o ponteiro foi até a metade mas a geladeira não gelou. Quando peguei o Trailer vi a dica por aqui que era só virar a geladeira que ela voltava a funcionar. Fiz o procedimento e deu certo e ela ficou tão boa que congelou a água e a cerveja, só que faz dois anos que fiz este procedimento e como ela fica muito tempo desligada percebi que o desempenho dela caiu. Será que se eu aproveitar para ver a resistência fazer o procedimento de virar a geladeira e depois ligar em alternador será que pode ajudar? Tenho outra perguntas se não for abusar. Caso a resistência não estiver boa tem como comprar e onde posso encontrar? Falei com o antigo dono do trailer e ele falou que se eu viajar no gás a chama pode apagar. Tem como funcionar ela no gás em movimento? Mas enfim depois de quase 3 anos de espera porque neste tempo nasceram minhas filhas fiquei sem rebocar o trailer. Este fim de semana fui até o sítio em Nazaré Paulista e já desci o trailer dos cavaletes e como tenho um cobalt 1.4 e o Jeep estava fazendo uma revisão eu não arrisquei em puxar com o cobalt até Atibaia. A revisão de elétrica e hidráulica o polimento e os acessórios que comprei já estão tudo Ok. Hoje vou buscá-lo e Amanhã encosto para trocar os pneus, rolamento e freio. Como a geladeira estava funcionando só tinha pensado em virar ela para melhorar o desempenho e fui testar no 12v e surgiu este problema. Obrigado pela atenção e pela ajuda. Obrigado

    #48555

    Então André….. pelo que eu pude sentir desta geladeira, quanto mais tempo funcionando e com frequência melhor ela gela…… com certeza este procedimento de virá-la de cabeça para baixo irá melhorar o funcionamento…. isso porque lá dentro do sistema há material em suspensão na amônia….. metais e “poeira” que solta do sistema… isso entope o sistema e um “agito” nele irá dissolver melhor….. Acho que a geladeira funcionando no 12V em viagem é a melhor coisa… porque o balanço do trailer agita o sistema que estará circulando….. fazendo este processo de forma natural. Sobre a chama em movimento: Eu particularmente nunca viajei com ela no gás com meu trailer. Isto porque tenho um pouco de medo de pegar fogo…. apesar de NUNCA ter ouvido falar de acontecer… e tb por usar no 12V. Mas a vida toda, quando acampava com meus pais, eles sempre viajaram com a geladeira no gás…. tanto nas duas KG-Safaris e no atual motor home Turiscar com a geladeira biplex……. a chama nunca apagou…… ( e tb nunca pegou fogo…rs) O que já vi muito é trailer que não tem a última canopla que protege a chama do gás… nao sei se perdem ou tiram uma vez e nao repõem mais……. aí sem ela, além de qualquer vento apagar… tb pode pegar fogo….. acredito também que mesmo com a canopla…. depende muito da grelha e posição da chama em relação ao modelo de trailer….. e um vento encanado pegar bem alí… apaga….. Sobre comprar… é dificil, mas encontra…… ja vi a venda no Mercado livre uma pessoa que inclusive fabricava sob encomenda. Vc escolhia voltagem e potência……perdi o contato.. mas alguém aqui no fórum comprou recentemente…… esperemos manifestações. Não deixe de rodar com as meninas…. a infância no camping é fundamental…… Minha filhota está pra completar 4 meses e desde que ela nasceu, eu e minha esposa nos prometemos acampar todo “mesversário” dela durante o primeiro ano……. deu certo até agora….. fomos pra Itu no mês 1, Monte Verde no Mês 2, Bertioga no Mês 3 e agora no mês 4 já estamos com viagem marcada….. que casará com o natal e ano novo…… Que legal que vai revisar rolamentos e freios….. se puder fotografar e postar no forum…… principalmente quanto a referências de peças….. os rolamentos não sei se são de algum carro específico…. e os freios tb…… eu sei que o cabo não é de nenhum carro… era feito sob medida pela Karmann. O mesmo digo da tampa do rolamento…. certifique-se que o mecanico encaixou direitinho….. porque se perder já era….. A empresa que ficou com o antigo estoque da KG me passou as últimas 2 tampas que existiam…….. E qual será o destino desta próxima viagem? estamos torcendo pelo sucesso….

    #50606
    Rovilson Portela
    Participante

    Olá amigos Sou novo aqui, comprei minha KG Safari no final de semana passado e estou dando uma arrumada. Infelizmente o dono anterior achava a geladeira a gás perigosa e a trocou por um frigobar desses moderninhos. Minha pergunta é: onde encontrar a geladeira rural a gás para vender? Alguém tem uma usada? Abraços desse recém-safarista!

    #50624
    Rovilson Portela wrote:
    Olá amigos Sou novo aqui, comprei minha KG Safari no final de semana passado e estou dando uma arrumada. Infelizmente o dono anterior achava a geladeira a gás perigosa e a trocou por um frigobar desses moderninhos. Minha pergunta é: onde encontrar a geladeira rural a gás para vender? Alguém tem uma usada? Abraços desse recém-safarista!

    Olá Rovilson! Benvindo ao Forum do Macamp. Eu não conheço quem venda a geladeira rural nova. No ano passado comprei uma Consul Camping, aquela que vem na Safari, no Mercado Livre. O problema é que estas geladeiras são da década de 1980 e devido ao tempo e o mau uso às vezes elas se apresentam com muitos problemas, entretanto é possível restaurá-las. Como exemplo temos a restauração que o Matheus fez, ficou perfeita. Eu também “restaurei” a de meu MotorHome e atualmente terei que fazer a mesma coisa na geladeira que comprei para o Transformer (carreta trailer). O negócio é pesquisar e pedir ajuda para os especialistas de plantão do Macamp. Um abraço. Tom

    #52812
    THOMAS
    Participante

    [attachment=3338][attachment=3337][attachment=3336][attachment=3335] Olá, sou novo no fórum e tenho o tópico do Trailer Rubi, estou trabalhando para montar um exaustor na geladeira consul 220, ela veio a gás e 110v, pretendo montar um exaustor de churrasqueira, o mesmo tem uma hélice de 15 cm, o motor é blindado e é 110v, vou montar um pouco acima das aletas de dissipação, para fazer isso tive que remover provisoriamente a chaminé de fibra para não ter de remover a geladeira, que daria muito trabalho (preguiça) :D:D:D, em anexo envio fotos das peças que pretendo instalar. Se alguém tiver alguma sugestão por favor estamos abertos a novas idéias.

    #52834

    Olá Thomas! Depois que reformei duas geladeiras consul camping (gás, 12V e 110V) uma que esta no MH e a outra no Transformer (carreta trailer) percebi que a manutenção (limpeza e galvanização a frio) da unidade de gás e colocação de cooler onde vc vai instalar o exaustor, proporcionou uma melhorara significativa do rendimento da geladeira. Entretanto para isso tem que tirar a geladeira do seu nicho e posso adiantar que é uma trabalheira só. Bom trabalho! Um abraço. Tom

    #52839

    Olá Thomas Oba….. meu tópico preferido…… geladeiras a gás são minha paixão. Invista na sua…. primeiramente gostaria de dizer que tanto a geladeira do matheus, quanto a do Tom e a inha são do tipo Frigobar. Elas costumam ter um rendimento melhor que a grande (sua), porém a sua possui freezer e é este que possui um rendimento especial. Ele renderá mais que a nossa, porém a parte de baixo renderá menos. Não se preocupe. Uma das maiores diferenças no sistema de amônia (a gás) para o de compressor (comum) é o tipo de troca de calor. Isso sognifica que mesmo rendendo menos que o compressor, a geladeira a gás irá gelar suficientemente, porém a percepção que temos ao tocar os produtos em seu interior dá a impressão de que não estão tão gelados como realmente estão. Fora isto a diferença é que o processo de refrigeração da amônia é mais lento. Isto quer dizer que gela igual, mas de forma mais lenta. Dica de uso: Use sempre a geladeira abarrotada. Abriu espaço? Ponha umas garrafas de água dentro dela antes de dormir (quando ela passará mais tempo fechada). No seu caso a ventoínha é um acerto e no projeto turiscar eu não colocaria sobre as aletas e sim escolheria 2 opções: Ou logo na entrada da grade da lateral do trailer ou logo abaixo da chaminé. Eu voto na segunda por dois motivos: 1- Em cima será mais silencioso, pois na grade poderá fazer mais barulho. 2- A chaminé da geladeira dos Turiscar são grandes chamarizes para pássaros fazerem ninhos. Muitos só descobrem isso quando desistem da geladeira e entendem porque não tinha ventilação. Mas eu além desta ainda colocaria os coolers que o Tom mencionou na grade de baixo pros dias mais quentes……. O grande erro das geladeiras de amônia nos trailers é a ventilação. Hipoteticamente, se tivéssemos todinha a lateral do trailer atrás da geladeira e o teto também em grades, a geladeira funcionaria perfeitamente……….. já que não é possível… trabalhemos a ventilação…. Com ela você poderá passar uma semana acampando em um local sem energia elétrica…….. vai que vai…. depois abra um tópico sobre teu serviço. abraços

    #52840

    ah… outra coisa……. acho que é um erro da turiscar “soltar” a chaminé da geladeira dentro deste fosso de respiração…. eu pessoalmente viraria um duto em 45 graus na chaminé saindo na lateral do trailer assim como a karmann ghia fazia……. assim não temos aquele calor todo alí na ventilação….. já, ao meu ver, a Karmann errava em não prolongar a ventilação até o teto…..

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