Puxar trailer Loft 33
- Este tópico contém 64 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por marcio ribeiro.
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15 de abril de 2015 às 13:27 #58663EdintruderParticipante
Creio que a maior facilidade do trailer é justamente ter a opção de se trocar de carro sem ter que trocar o trailer. A regra é muito simples, quanto maior e mais pesado do trailer for, mais torque e tração precisa ter. É bom entendermos a diferença entre torque e potência para avaliar melhor esse detalhe. O pessoal fala em diesel e motores V6 justamente pelo torque. Torque é a capacidade que um motor tem de manter o esforço sem perder rpm. Potência é a capacidade que um motor tem de realizar um trabalho em determinado tempo. Torque é de fato força. Potência nada mais é que uma relação de força somado ao rpm do motor. Um motor de 15kgfm de torque pode ter 150cv a 7000rpm, e um motor diesel de 120cv a 3000 rpm tem 30kgfm a 1700 rpm. Qual é melhor para arrastar o peso extra? Viajar com um carro com motor sempre acima de 5000 rpm ou viajar com um motor entre 1500 e 2500 rpm? > Um motor com muito torque sustenta muito mais o rpm em subidas, possui melhor freio motor e tem facilidade para embalar com o peso extra. > um motor com pouco torque exige que se estique muito mais as marchas para desenvolver e ao menor sinal de um aclive, logo exige uma marcha mais reduzida. >>> Vale a questão da relação de marchas que o Davi comentou, pois relações de marchas longas prejudicam o trabalho do motor quando em esforço. Exemplo dos câmbios automáticos, Frontier e S-10. O exemplo prático aqui é o Jandir, que puxa com a F1000 dele turbinada mas tem um diferencial muito longo, o que exige uma redução de marchas para subir. Se ele trocar por um diferencial mais reduzido, ele deixará a F1000 dele mais “escalonada” para o reboque. A outra opção nesse caso é aumentar mais ainda o torque do motor através de repotenciamento do motor. Carros menores não impedem que puxem um trailer, apenas demandará mais trocas de marchas e maior cuidado par ao motorista. Serão mais cansativos durante a viajem e menos prazerosos. Mas se a pessoa que tem $ para comprar um trailer ou trocar de carro, compre o trailer primeiro e com o tempo compra o carra mais adequado. Não desistam do sonho por conta do carro não ser o melhor. O tempo passa e as coisas se modificam.
16 de abril de 2015 às 12:49 #58680AnônimoInativoEdintruder, Ótima explicação a sua…
16 de abril de 2015 às 13:02 #58682Rodrigo RibeiroParticipanteExcelente aula!! Abraços
16 de abril de 2015 às 15:12 #58684DaviParticipanteExatamente. Creio que todos estão defendendo mais ou menos a mesma coisa, cada um com suas palavras… o importante é que nada é definitivo, vez ou outra acabaremos trocando de carro, ou de trailer…
16 de abril de 2015 às 19:58 #58698Capt.A330ParticipanteBuenas pessoal! Se me permitem, gostaria de acrescentar: Marcio, meus parabéns pelo Trailer, e também pelo Doblò; como André (Transtrailer) salienta, um veiculo diesel apresenta sim, melhor eficiência para o reboque, mas como diz Davi, Edi, Marcos, Andre (Americana), Rodrigo, Ronald, Leandro e todos os outros amigos, o importante é Acampar (muito bem resumido por Edintruder e Davi); claro que a mensagem de Andre Pereira, é sumamente útil para você, Marcio, saber o quê é o ideal, sem entrar em considerações se agora pode ter ou não. Nas viagens com o Guanaquito pela Argentina, tive oportunidade de ver o pessoal de lá, rebocando muito com carros pequenos, e muito felizes com isso; também, eu tive 2 carros Doblò, e viajei muito com eles pela Patagonia, sem problemas de nenhum tipo, embora na época, não rebocava ainda. E como já diz Davi, se você hoje começa a rebocar com o Doblò, talvez daqui à algum tempo, possa comprar um rebocador mais indicado, como André sabiamente menciona. Em resumo, seja feliz com teu equipamento, aprende a tirar o melhor proveito possível, e tenha em mente que mais dia, menos dia, você vai trocar de carro. Algumas fotos do pessoal da Argentina rebocando com carros, e fotos das minhas viagens com o Doblò, um excelente e saudoso carro. Em Cholila, Chubut, Argentina. Em Villa Mascardi, perto de Bariloche. Na fronteira Chile-Argentina, paso Tromen. Segundo Doblò, chegando em Punta Arenas, Chile. Chegando em El Chalten, Santa Cruz, Argentina. Grande abraço! Dardo.
16 de abril de 2015 às 20:43 #58693Marcos PivariMestreOlha…. esse Doblo do Dardito é com o mesmo motor 1.8 8V (Chevrolet) da pálio adv antiga do Marcio….. Que pelo jeito dá uma impressão de ser melhor do que o novo etorq 1.8 16V…… (falo impressão quando se usa o mesmo modo de dirigir). Já ouvi dizer que esse motor 1.8 8V da GM é um dos mais confiáveis do mercado brasileiro….dificilmente abre o bico.
16 de abril de 2015 às 23:00 #58689EdintruderParticipanteUm breve off topic. Marcos, realmente o motor da GM é muito durável. Meu primeiro Monza vendi com 275.000km e motor lacrado standard ainda. O problema do GM usado pela Fiat é que se trata de uma versão mais antiga. É o mesmo do Kadett e Monza com injeção MPFI. O motor do Astra tem diferenças, ele é mais largo e tem diferenças de projeto. A vantagem do E-torq frente ao GM é o consumo, pois mesmo sendo 16v o e-torq tem uma boa diferença no consumo pois é um motor mais eficiente. Para quem gosta de rodar suavemente, passar marchas com giro mais baixo, o e-torq perde, pois por ser 16v a faixa de torque é mais elevada, de forma que para acordar esse motor tem que esticar um pouco mais que o 1.8 8v da GM. Mas no uso comum, o e-torq ainda é melhor de média. Diferença em torno de 6km/l (GM) para 8,5km/l (Fiat) em uso urbano.
17 de abril de 2015 às 00:11 #58692Marcos PivariMestreEntendi. Temos na família uma Fiat Strada 1999 (desde zero) com motor 1.6 16V. O bicho é um monstro de bom. Potente e muito econômico. Quando saiu o e-tora 1,8 16V achei que iria ser melhor ainda…… sabe fazer este comparativo? Apesar da nossa Strada ter um motor tido como “caro para reparo”, 16 anos depois ainda dá show na estrada e na cidade.
17 de abril de 2015 às 00:51 #58144EdintruderParticipanteEsse 1.6 16v é o fire? Eu particularmente gosto muito do fire. Tanto que ele é bom que no uno Sporting a Fiat usou o 1.4 fire evolution. Tem uma pegada muito superior aos 1.4 concorrentes. Motor resistente, durável (além de 300.000km), econômico e manutenção muito barata. Acho que é um dos melhores motores que saiu na linha fiat que alia todos esses pontos positivos. Já o e-torq, mesmo sendo uma derivação do fire, ele não tem boa durabilidade quando usado em modo “hard”. Um exemplo é o Punto T-jet 1.4 e-torq que costuma quebrar a chaveta da polia dentada do virabrequim, e por sua vez perde o sincronismo. Então, por melhor que seja a linha e-torq, o Fire ainda é mais “acertado” na questão de durabilidade. Mas ainda assim eu pretendo trocar o 207 da minha esposa por uma palio weekend adv 1.6 16v. Eu não defendo marcas, mas gosto muito da linha fiat, em especial a linha adventure. Espero poder fazer essa troca daqui há alguns anos.
17 de abril de 2015 às 00:55 #58145Marcos PivariMestreIsso ai. Pensei q os etorqs fossem evoluções desses
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