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Reforma sistema de freios Turiscar Imperial

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  • #93006
    Odair Teixeira
    Participante

    Voltando com o tema dos freios do Imperial. Novelinha chata essa…

    Estou na reta final de montagem do novo Setup. Saem os cubos VW e entram os cubos da D20. Beeem mais parrudos. Possuem 16mm de parede de aço. São tres vezes mais espessos que os antigos cubos VW.

    Alias, cabe aqui um comentário. Ja tive vários fuscas e tenho muitas peças guardadas em casa. Tenho cubos da década de 60 guardados no sótão. Comparei o peso deles e os antigos possuiam muito mais material que estes mais novos. Tudo bem que a composição do material provavelmente tenha melhorado, com ligas mais resistentes. Mas ainda assim é ferro fundido nodular. Vide os problemas com o Stilo que teve cubo de aço trocado por cubo de ferro fundido e os acidentes começaram a ser reportados. Mas isto é outra historia.

    A idéia da mudança do setup era usar um cubo que tivesse robustez suficiente para acabar de vez com os riscos de quebra por esforços laterais.

    Eu tinha implicancia com os freios. Resolvi adotando freio à disco. Estava freiando bem, mas em manobras fechadas, sempre ficava com medo.

    Não é de hoje que ouço (além do que aconteceu comigo mais de uma vez) de cubos da Turiscar quebrarem quando solicitados à esforços laterais. Trailers menores do que o Imperial inclusive.

    Fazer uma manobra com raio de giro muito fechado em piso com alto coeficiente de atrito era sempre algo que me preocupava. Até em pisos menos complicados, me preocupava também.

    Os cubos sofrem flexão e torção simultaneamente. Como a parede efetiva dos cubos originais é de +- 5mm, e o peso do trailer (no meu caso) passam dos 2500 kg, então o danado não aguenta mesmo. Cedo ou tarde vai quebrar.

    Nesta foto acima, dá pra perceber que a roda dianteira está sendo empurada pra dentro e a traseira puxada pra fora. Do outro lado a situação é inversa.

    De orelhada, deve ter um 6500N de momento fletor em cada roda . Para uma parede de +-5mm de ferro fundido é muita coisa. Fiquei de calcular isto, mas não achei qual equação é a mais correta. Sei que flexão pura não é. Faz tempo que estudei isto e ando com tempo zero para me dedicar a estudar estas e outras coisas . Pedi pra minha filha ver com o Prof de Eng. Mecanica na Unicamp. Acho dificil. Mas se achar, posto aqui.

    Decidi pelo cubo da D20 por causa da robustez e por ser bem compacto e o comprimento da ponta de eixo dar certinho. Levei ele para usinar o centro e colocar uma bucha para aceitar os rolamentos originais.

    Assim, presevei a ponta de eixo original.

    [img]http://i.imgur.com/K52OKDv.jpg[/img]

    Devo montar o sistema no Imperial nos proximos dias. Aí vou reavaliar os amortecedores que acho também serem insuficientes para a carga que são submetidos.

    É provavel que ganhe amortecedores com maior capacidade de carga. Eu havia trocado os 4 amortecedores antes de viajar para a Patagonia.

    Quando peguei a buraqueira em Uruguaiana, um dos amortecedores teve o olhal arrancado e outros dois estouraram.
    Significam que não aguentaram o tranco.

    Outra coisa que vou ter que decidir é se vou manter as rodas e pneus originais. É provavel que ganhe rodas e pneus novos. Desta vez, rodas aro 15 e pneus da HR 100, com maior capacidade de carga e mais largos.

    Depois de montar, posto aqui pra compartilhar o resultado

    Abraços

    Odair

    #93007
    Odair Teixeira
    Participante

    Uma imagem que tira a alegria do passeio… Roda traseira com cubo em modo ” alles Kaputt”

    Novo setup, mantendo freio a disco… não abro mão disto.

    #93014

    Caraca, Odair. Simplesmente fantástico. Tem previsão pra por em teste na estrada?

    #93015
    leandrovaranda
    Participante

    Se for trocar mesmo as rodas era interessante colocar umas próprias para freio a disco, com mais ventilação. Estou acompanhando o progresso.

    #93016
    Odair Teixeira
    Participante

    Minha idéia é antes de Dezembro estar rodando. O que impede é o tempo disponível. Este ano está muito difícil sobrar um minuto pra pensar na vida.

    As rodas estou negociando com a Rodabras para fazer sob medida. Já vi com eles o modelo e a medida. Certamente, terá janelas de ventilação.

    Primeiro preciso medir se o pneu 195/70r15 8 Lonas Hankook não vão pegar em nada na caixa de rodas.

    Senao terei que ficar com os Pirelli Chronos mesmo, apesar deles darem conta do recado, acho que são muito estreitos para um trailer tão largo.

    Sds

    Odair

    #93050
    nazafks
    Participante

    Belo trabalho! Vai ganhar um pouco de altura tb, imagino…

    #93052
    AlexJoinville
    Participante

    Que maravilha hein Odair, esse projeto vai ficar excelente.
    Sobre os pneus, acho que o 195 não vai entrar, se entrar vai ser por milímetros… O problema maior é que o pneu encosta no braço do eixo antes mesmo de encostar na caixa de roda. Quando estava construindo os paralamas do meu Rubi, fiz eles mais altos e mais largos, justamente para por pneus mais largos e ganhar estabilidade, porém depois de montar os eixos percebi que mesmo que o paralama fosse mais largo o pneu iria pegar na ponta do braço do eixo de roda, dá uma boa olhada nisso.

    #93053
    Odair Teixeira
    Participante

    Alex

    A ultima alternativa é comprar os discos de roda (miolo da roda) da D20 6 furos e usinar a roda 5 furos, remover e soldar o disco da roda da D20. Já vi como fazer e é tecnicamente viável.

    Dá um trabalhão… mas dá pra fazer.

    Nas proximas semanas eu devo desenrolar esta parada…

    #93059
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Odair!
    Belo trabalho, e considero que vai finalmente acabar o problema de rodas do Baumeister; bem, já sei a quem vou recorrer se tiver que trocar as rodas do Guanaquito…
    Abraços Odair!

    Dardo.

    #93076
    mgarra
    Participante

    Prezados, bom dia, é o meu primeiro contato e é um prazer estar aqui. O motivo deste contato é que me interessei muito sobre o assunto, mas não consigo abrir as fotos nele contidas, assim, gostaria de saber se alguém pode me orientar nesta dificuldade. Saudações a todos.

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