Utilitário/SUV recomendado para Trailer 3,60 m e 1,2 ton
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13 de junho de 2015 às 04:01 #60325DaviParticipante
Olá Jefferson! Seja muito bem vindo. Creio que a CR-V no seu caso, lhe atenderia bem sim… Teria alguns cuidados, na hora de rebocar, não deixar o câmbio engatar a marcha máxima, limitado a uma anterior etc… Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
13 de junho de 2015 às 11:04 #60327Capt.A330ParticipanteBuenas Jeff, seja bem-vindo, e saudações Tricolores! Acho que o Honda CR-V seria interessante, especialmente o modelo de 2013 em diante, que adotou o motor do Civic flex, com 150/155 HP e 19,3/19,5 kgfm, gas. ou alc., e também, adotou um tanque de combustível maior, de 58 para 71 lts., dando maior autonomia. Fora que o design encorpado favorece a aerodinâmica do conjunto, o que é interessante, diminuindo um pouco o consumo. O fato de ter transmissão 4×4, aliada ao uso de pneus mistos, é muito útil para, por exemplo, sair dum Camping após uma chuva, ou subir uma rua de terra mais íngreme, e melhora a estabilidade, dentre outros. Imagino que o Toyota RAV 4 deve ser similar; de todos modos, creio que um SUV destes deve ser suficiente para teu Trailer; espero ter sido útil, é grande abraço! Dardo.
13 de junho de 2015 às 12:25 #60332leandrovarandaParticipanteO site da toyota a Australia diz que pode rebocar trailer de até 1300 kg com freios, é o mesmo carro. Aqui no Brasil até a Hilux colocam que reboca só 750 Kg, mas temos exemplos aqui no fórum que ela puxa até o imperial. Também tenho o corolla 2010, nunca puxei trailer, mas já viajei com ele lotado e não faltou potência nas subidas nem ficou com freio lerdo. – Corolla Gross trailer weight braked (kg) 1300 Temos relatos aqui no fórum de grandes viagens usando um corsa como rebocador, sem sustos ou problemas. Mas se tem condição e não se importa de ter um carro maior para o dia a dia, um SUV vai lhe oferecer bastante conforto. De acordo com relatos aqui do fórum, a S10 a gasolina puxou um diamante sem dificuldades. qualquer veículo nessa categoria vai lhe atender com folga. Referencia do tamanho e peso dos trailers que citei: https://macamp.com.br/?p=13 https://macamp.com.br/?p=24 https://macamp.com.br/?p=28 Ps.: No tópico a Apolo falava que o Young pesava 950 Kg esse 33 é mais pesado? http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4891&highlight=950kg
13 de junho de 2015 às 17:36 #60260Jefferson FerreiraParticipanteDavi e Dardo, muito obrigado pela recepção e informações, estou podendo chegar a conclusões cada vez mais seguras graças aos conselhos de vcs. Leandro, Em relação ao peso, no site agora consta aprox 1100 kg pro young 32, acredito que deva ser por causa da adição de um eixo em relação à época do post. O 33 é o mesmo modelo, mas com box separado. Coloquei mais 100 kg de lambuja, caso queira por mais algum opcional. Já quanto ao Corolla, realmente fico com dor no coração de me desfazer, pois é um baita carro na minha opinião. Se tiver condição de usá-lo com segurança, pelo menos inicialmente ficaria muito feliz em mantê-lo. Pergunto: como poderia comprovar a capacidade máxima de carga dele se não consta no manual e nem na lista do DENATRAN? O mesmo se aplicaria ao caso da minha segunda opção, o CR-V, pois a Honda inclusive informou ao órgão os veículos que NÃO tem aptidão para rebocar, é mole (incluindo o CR-V) Alguém já teve problemas com Polícia Rodoviária por não conseguir comprovar a legalidade de sua situação? Como resolveram? Abraços e obrigado. [hr] * o termo correto é “capacidade máxima de tração”
13 de junho de 2015 às 18:06 #60342Capt.A330ParticipanteJeff, como Leandro bem comentou, a capacidade de rebocar do teu carro é 1.300 kg. COM freio, o que é teu caso, e 450 kg. de reboque SEM freios; Veja: http://www3.toyota.com.au/corolla/specifications/ascent-sedan-manual Weights Standard – Kerb weight (kg) 1250 – Gross vehicle mass (kg) 1705 – Tare weight (kg) 1215 – Gross trailer weight braked (kg) 1300 – Gross trailer weight unbraked (kg) 450 Portanto, se teu Apolo NÃO passar de 1300 kg., podes sim, usar teu carro, ao menos a priori, até você mesmo ver como se comporta o conjunto. Lembra que o pessoal da Argentina, para ter um exemplo bem próximo, reboca, e muito, com carros; dá uma olhada no que escrevi em http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4775&page=17 Imagino que se você manda fazer um excelente engate (tem que ser muito cuidadoso e exigente quanto a isso, condição “sine qua non”), e pelo fato do Apolo ter 2 eixos, o que teoricamente não dará tanto peso no engate, e você levar sempre as coisas mais pesadas no baú do Corolla, acho que sim, dá para rebocar com teu carro, e quando você achar que pode passar para um rebocador mais pesado e possante, vai sem temor, não tenha medo de rebocar e ser feliz. Claro, sempre seja muito cuidadoso, para não ter sustos, e preservar o carro; quanto à policia, nunca ouvi falar sobre fiscalizar sobre capacidade de rebocador e rebocado, no caso, teu Trailer, e por via das duvidas, imprime a folha da qual te enviei o link logo acima e mostra para quem te pedir, e “dona” Toyota do Brasil, tenha vergonha na cara e adote as especificações que tem no resto do mundo nos seus veículos, afinal, o Corolla é ou não é um carro mundial?!!! :@:@:@ Grande abraço Jeff, e que o Imortal Tricolor esteja com você! Dardo.
13 de junho de 2015 às 18:42 #60344Jefferson FerreiraParticipanteValeu Dardo, vou tentar iniciar a prática com meu velho de guerra, embora continue namorando um CR-V 2.0 4×4, pra me dar uma tranquilidade maior. E, se Deus quiser, isso será só o início. Espero estar estreiando no fim do ano, durante as férias. Grande abraço e saudações rubro-negras (tô no Sul, mas sou do Rio!), embora cambaleantes rumo à segundona…rsrs [hr] Gostei bastante do link tb, vendo carros com configuração parecida com a minha puxando trailer até de 4 metros e pouco, uma pretensão para mais adiante. Vlw. Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
14 de junho de 2015 às 23:25 #60355Jandir de TeresopolisParticipanteJefferson Ferreira wrote:Pergunto: como poderia comprovar a capacidade máxima de carga dele se não consta no manual e nem na lista do DENATRAN? O mesmo se aplicaria ao caso da minha segunda opção, o CR-V, pois a Honda inclusive informou ao órgão os veículos que NÃO tem aptidão para rebocar, é mole (incluindo o CR-V) Alguém já teve problemas com Polícia Rodoviária por não conseguir comprovar a legalidade de sua situação? Como resolveram? Abraços e obrigado.Jefferson, seja muito bem vindo ao fórum… Eu já li em algum lugar [size=x-small](acho até que em algum tópico aqui mesmo no fórum)[/size] que a Honda brasileira declara que seus veículos não podem rebocar qualquer coisa [size=x-small](mesmo todos nós sabendo que no exterior o mesmo carro seja liberado pela Honda local para rebocar)[/size]. Por tal fato, mesmo se eu tivesse capacidade financeira, jamais compraria carro da marca Honda, por melhor que eles possam ser em outros quesitos [size=x-small](não gosto da ideia de prestigiar quem não me prestigia e ainda me cria problemas)[/size]. A possibilidade de vc ter problema com a Polícia Rodoviária é pequena, mas existe [size=x-small](problema criado pela Honda brasileira, lembre-se)[/size]. Não é absolutamente nula essa possibilidade. Eu não arriscaria… Mas eu tenho quase que certeza absoluta que vc terá problema com outra instituição. A instituição chamada SEGURADORA [size=x-small](que na realidade não gosta de pagar seguro, e por tal motivo faz o possível para não pagar, ou ao menos para pagar o mínimo que puder -[/size] [size=x-small]logicamente que estou falando APENAS E EXCLUSIVAMENTE se ela não for uma boa seguradora, o que, ainda bem, é exceção neste nosso Bra$Dilma, onde ninguém gosta de levar vantagem que não seja merecida, e a quase totalidade das seguradoras é ótima[/size][size=x-small])[/size]. Mesmo que vc não tenha seguro, e um carro segurado por uma “SEGURADORA” [size=x-small](apenas se for uma dessas poucas que não são boas, e fazem de tudo para te criar problema na hora de te pagar o valor segurado, deixe-se bem claro)[/size] bata no seu carro por trás [size=x-small](que terá um engate fixo)[/size] ela vai dizer que o prejuízo só foi o que foi porque vc tinha um engate, que é proibido pela fabricante do carro [size=x-small](a Honda brasileira, não se esqueça)[/size]… Se vc estiver rebocando um trailer então, e se envolver em um acidente, duvido que receba… E se um carro segurado por uma “SEGURADORA” [size=x-small](mais uma vez repito, se for de uma dessas poucas que eu citei acima, que não gostam de pagar seguro, o que, ainda bem, é raro aqui no nosso maravilhoso pais, onde sempre se segue as leis e os princípios de justiça)[/size] fizer uma grande barbeiragem e causar um acidente envolvendo vc, vão tentar empurrar a culpa toda para ti, não tenha dúvida nenhuma [size=x-small](prepare-se para contratar um bom advogado, que certamente vai te custar os olhos da cara e aguarde, aguarde, aguarde… Se ganhar a causa vai receber daqui uns dez anos, pois eles vão até o Supremo se possível [/size][size=x-small](política de todos os bancos e seguradoras brasileiros [/size] [size=x-small][dos que não são bons, e apenas eles {SENDO CHATO E REPETINDO MAIS UMA VEZ} que são poucos, graças ao “nosso” bom Deus, que inclusive é brasileiro, não podemos esquecer][/size], [size=x-small]para desestimularem pessoas que resolvam correr atrás do seu direito)[/size]). Já ia me esquecendo: outra que pode te criar problema é a própria Honda, se vc comprar um veículo que ainda esteja na garantia. Se o painel parar de funcionar eles vão dizer que foi porque vc colocou um engate ou “PIOR”, rebocou um trailer, ou mesmo uma carrocinha de pipoca, afinal eles avisaram que o veículo produzido por eles não reboca “nada”… Pelo que entendi neste teu último post, vc pretende depois trocar o seu Apolo Young por um trailer maior. Certo? Acredito que a melhor opção seria começar com seu “velho de guerra” [size=x-small](que pelo que entendi nos posts aqui em cima, tem capacidade de rebocar o Apollo Young)[/size] e depois, se confirmar a intenção de passar para um trailer maior, pula direto para um veículo mais forte, como os sugeridos pelo Edintruder: “eu optaria por alguns SUVs como Xterra, Hilux SW4 2001, Blazer, Pajero Sport ou uma Pajero full 3.2” [size=x-small](e que não são “proibidos” de rebocar, pelo próprio fabricante)[/size] Quanto ao pêndulo, pelo que eu já aprendi puxando o meu trailer com uma F1000, se vc estiver correndo [size=x-small](acima de 80 Km/h)[/size], pode estar usando até um caminhão, se ocorrer uma emergência [size=x-small](um buraco um pouco maior que exija ser desviado, um pedestre ou animal que atravesse em sua frente, um pneu estourado, alguém te dê uma fechada, etc…)[/size], tem grande chance de pendular e vc não conseguir retomar o controle do conjunto, ou vc perder o controle mesmo que não chegue a pendular. Vide nos flagrantes abaixo o que vc acha que foi o fator decisivo no acidente. Para mim, foi o excesso de velocidade, em todos: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1O9rAePP7RU[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=no9i2MgKKFI[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AvwU_bsSq04[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=351dOSCobkE[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=G5u_-GYkq8I[/video] Jefferson, espero que vc consiga entender este emaranhado de letras coloridas que fiz acima. E espero ter ajudado. E quando já estiver viajando com seu trailer, não deixe de contar para nós suas “aventuras”. E se possível, com muitas fotos. [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=me_UNq-GyLQ[/video] [size=large]Este último e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
15 de junho de 2015 às 00:33 #60356Jefferson FerreiraParticipanteObrigado, Jandir! Realmente tudo é mais difícil neste nosso país, não é mesmo? É realmente uma pena… Relendo a lista do Denatran, acabei vendo que o modelo que estou olhando (exl) acabou não entrando na relação de proibidos (talvez por ser ”4×4″?). Entretanto, outro que tem características parecidas e é até mais forte de motor e torque, o RAV4 da Toyota 4×4 2.4, não está listado como permitido pela fabricante, só as Hilux. Ou seja, ficou o samba do “afro-descendente” doido (permitam-me a brincadeira, pois sou negro e acho essa mania do politicamente correto ridícula!) Talvez parta pra essa linha de ação de comprar algum veículo diesel, embora tenha que estudar muito sobre manutenção e fique financeiramente impossibilitado de pegar um veículo mais novo e confiável como gostaria. Ver vídeos deste tipo que vc postou sempre é interessante pra nos deixar alerta quanto à segurança. À medida que for avaliando as dicas de vcs e mudando de idéia (faço isso o tempo todo…rs), vou atualizando o fórum. Grande abraço e até mais![hr] Donos de Pajero, solicito a ajuda de vcs: quais cuidados recomendam ao pegar um usado? Algum modelo/ano não recomendado por problemas crônicos (superaquecimento, por exemplo)? Alguém tem oficina/mecânico de confiança aqui em Porto Alegre pra ajudar nessa avaliação? Abraço aos companheiros!
15 de junho de 2015 às 00:53 #60357Marcos PivariMestreOlá Jeff Sobre Pajero, posso dizer que as L-200 brasucas e as Paj. Sport 2007 pra frente (tudo diesel) sempre tiveram muitas reclamações de superaquecimento…. porém não é uma unanimidade. Nosso colega André Barros acabou de adquirir uma em ótimo estado e inclusive, sem enxergar esses problemas fez algumas modificações para ajudar nessa empreitada. Vamos aguardá-lo aqui para falar. A Pajero Sport é Japonesa até 2005. Para ter idéia, na época que procurávamos para comprar a nossa (ano 2005), as 2007 eram até mais baratas….. por serem brasileiras e terem esta reclamação. Há quem diga também que este problema se dava nestes primeiros anos (2007 a 2009). Em termos de torque, potência e performance não sei fazer comparações a outras marcas e modelos… mas estou muito satisfeito….
15 de junho de 2015 às 01:03 #60358EdintruderParticipanteJefferson, A CR-V dará conta sem nenhum problema. Sobre o caso de fiscalização, basta imprimires os dados de capacidade de reboque da CR-V da Honda de outros países e andar no porta-luvas. Se tiver problema basta pedir para consultar os sites da Honda e confirmar. Creio que não terás problemas quanto a isso. O meu ex-chefe tinha uma CR-V, e era fantástica. Mas começa com o Corolão que estás bem servido de carro. Sobre o engate, recomendo mandares fazer um para puxar o trailer, pois esses que vendem não aguentam nada e são fixados de forma que não distribuem os esforços sobre a carroceria. Assim eles costumam danificar a carroceria e afrouxam em pouco tempo. Um chapeador é o profissional ideal para fazer um engate para o teu carro. Podes também comprar um engate e mandar reforçar, tanto a estrutura como aumentar os pontos de fixação.
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