Capt.A330
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Capt.A330Participanteleandrovaranda wrote:A autonomia de água do tanque não é suficiente para 3 banhos?
Olá Leandro, sim, dá para tres banhos,e mais um pouco; economizando, dá para seis banhos rápidos (20 a 25 lts. por ducha, tipo caserna, se molha primeiro, fecha o registro, se ensaboa bem e enxuga; é questão de saber que eventualmente, não todos os dias, dá para fazer), e um pouco para escovar os dentes, etc., pois a capacidade do tanque são 160 lts.; parece bastante, mas sem economizar, vai rapidinho! Abraços! [hr] Dia 28/03: Saímos cedo de San Sebastian, e as fronteiras estavam cheias, por causa de Semana Santa, e perdemos um bom tempo, especialmente na do Chile, que são, como já comentei anteriormente, muito rigorosos nas inspeções que realizam nos veículos. Escolhi voltar pela Carretera 257 http://goo.gl/maps/Yji56 para conhecer e poder contar como era, e o vento, que de manhã cedo estava forte, se tornou, com o passar das horas, em muito forte, e num determinado momento, ao passar por um guarda-ganado (trilhos no chão que os fazendeiros colocam para que o gado não saia ou entre em determinado lugar), sentimos um leve barulho no Trailer, e paramos para averiguar (embora acho que já tinha perdido fazia algum tempo); nesse momento que sentimos como o vento era forte! Eu, mesmo com óculos me protegendo, não conseguia abrir os olhos rente ao chão, ao me abaixar para olhar o fundo do Guanaquito; tive que pegar a mesa externa, e usar ela como parede contra o vento para poder olhar, e então vi que tinha perdido um suporte dos três que sostén o tanque d’água! As “Ladies” foram caminhando alguns metros para trás para ver si encontravam o suporte, e me contaram na volta (não acharam o mesmo), que quase não podiam caminhar por causa do vento! Bom, nesse meio tempo, vi que não podia nestas condições arrumar o mesmo, então esvaziei completamente a caixa de água, para aliviar o peso, e retornamos devagar à estrada. Quando chegamos ao Estrecho de Magallanes para pegar o ferry de volta para o continente (após varias paradas para verificar se todo continuava no lugar), encontramos uma enorme fila para embarcar, pois com o fortíssimo vento, o serviço de ferry foi suspenso por varias horas, e somado ao movimento da Semana Santa, fez que as filas ficassem quilométricas! Após uma espera de mais de 4 hrs. (que as gurias aproveitaram para limpar o Guanaquito, pois estava cheio de poeira no interior, causado pelo vento que jogava a poeira para dentro), atravessamos o Estrecho, na boca da noite; esto mudava nossos planos quanto ao pernoite, que tinha previsto chegar no fim da tarde no Camping da Isla Pavón, onde ficamos na vinda, mas, mudamos nossos planos e dormimos no posto YPF onde tínhamos abastecido quando viemos http://goo.gl/maps/fJd3C , pois era meio tarde para procurar Camping nessa hora, e nos autorizaram acampar nos fundos do mesmo, onde os camiões param, com banheiros com ducha, que usamos, já que estávamos sem água, e qual não seria nossa surpresa ao ver que estacionamos do lado duma camioneta do Rio Grande do Sul! Mas bah, tchê, já puxaram assunto conosco um casal que dormia na caçamba, especialmente ajeitada com capota para tal fim, e nem preciso falar como se entusiasmaram com o Guanaquito, já falaram de na volta, procurar um Trailer para eles; é claro que dei o “site” da MaCamp para comprar coisa boa, lógico! Eles estavam indo para Ushuaia, e aproveitaram as nossas dicas, claro, é para isso que os campistas estamos! Bem, o dia foi pesado; a dormir que amanhã temos que procurar uma oficina para tratar o “machucado” do Guanaquito. F 1 -O tanque sem o suporte lateral, enquanto esvazio o mesmo. F 2 -Saindo cedinho de San Sebastian. F 3 -Na fronteira do Chile em San Sebastian, um Trailer de lanches ( http://www.german-trailer.com/hobby-prestige-495.html ) F 4 -Lugar onde paramos quando percebemos o problema. F 5 -O bom do lugar que paramos, era que tinha muitas oficinas por perto… [hr] F 6-Tanque avariado; F 7-Chegando ao Estrecho; F 8-Cruzando o Estrecho;
Capt.A330ParticipanteWhat’s about aluminium metallic paint?
Capt.A330ParticipantePô, Odair, depois de ver tua reforma, fiquei sem graça…melhor o Guanaquito nem ver, pois vai querer uma assim… Falando sério, ainda o tenho na oficina, estão terminando a revisão geral, só falta colocar o novo amortecedor da triquília, e depois te conto como resulta o comportamento do novo amortecedor. Abraços, meu caro!
Capt.A330ParticipanteDia 27/03: Bom, hoje começamos o retorno; foram dias maravilhosos, nos quais passeamos muito, mas como a previsão do tempo era do tempo piorar pelos prox. 3 dias, com muita chuva, decidimos ir voltando devagar, para ter tempo de passar nos lugares que na ida não tivemos tempo de explorar, e saímos de manhã, pouco após as 09 hrs do Camping (abastecemos na noite anterior, para não passar no centro com o Guanaquito), e paramos no Portal da entrada da cidade para umas fotos de despedida (já estamos com saudades!); perto de 50 kms. após nossa saída, sol de novo, por causa do micro-clima de Ushuaia, que é muito mais úmido que no Leste e Norte do território da Tierra del Fuego. Gastamos um tempo tirando fotos de novo do Lago Escondido desde o Paso Garibaldi (muito, mas muito lindo!), e sempre pela Ruta 3, aproamos Tolhuin para mais fotos; desta vez descemos pela praia da cabeceira do Lago Fagnano (valeu cada instante, cada foto, cada momento que vivemos na beira do Fagnano!), e voltamos para a Ruta 3 passando por dentro de Tolhuin; vou postar as fotos do Lago Escondido e do Fagnano logo abaixo deste “post”, pois acho mesmo que merecem ser apreciadas com moderação…O Google Maps não mostra no mapa (sim no visualização do satélite) o caminho pela praia do Fagnano, então eu dividi o percurso em dois, para poderem visualizar melhor, desde a entrada para a Hosteria Kaiken, e continuo na saída para a Ruta 3 passando por dentro de Tolhuin http://goo.gl/maps/kzaDE , http://goo.gl/maps/77Bne ; o percurso inteiro, desde o Camping até o posto da YPF em San Sebastian, é de aprox. 300 kms.; Dica: abasteça no YPF de Tolhuin, para não ter que entrar em Rio Grande, e se você levou os galoes para comb. extra, leve eles cheios desde Ushuaia, caso não tenha comb. em San Sebastian; lembrar de esvaziar eles no tanque ao entrar no Chile. Almoçamos a uns 40 kms. de Tolhuin, de lado do rio Ewan Sur, admirando as pradarias e alguns guanacos que bebiam no rio, a não mais de 700 mts., e continuamos nosso percurso; a ideia era ver si numa missão Salesiana ao sul de Rio Grande funcionava um Camping, que constatamos que não tinha, e continuamos devagar para o YPF de San Sebastian, onde tinha comb., e após encher o tanque, o rapaz do posto, nos permitiu que estacionasse detrás do posto, ao abrigo do vento, que já começava a dar o ar da sua graça (trocadilho infame, aprendi com o Green!), e nos permitiu usar a luz, puxando a extensão através da janela do banheiro do posto, embora estivesse sem água, porque estavam trabalhando na rede d’água do povoado, coisa que não nos afetou, pois o tanque do Guanaquito estava cheio. Bem, a dormir, para levantar cedo e enfrentar as maratonas de alfandegas e rípio. F 1 – Saindo do Camping com chuva. F 2 – Hasta la vista, Ushuaia! F 3 – O Portal de Ushuaia. F 4 – As cores do Outono, a chuva ficando para trás, e o arco-iris da promessa… F 5 – A estrada molhada da chuva, e o sol aparecendo no Paso Garibaldi…demais! [hr] Fotos 6 e 7: Paso Garibaldi; 8, 9, e 10: Lago Escondido, desde Paso Garibaldi. [hr] Fotos 11, 12, 13, 14 e 15: Lago Fagnano, em Tolhuin.[hr] Fotos 16 e 17: Parada para o almoço, e os vizinhos de “restaurant”. Fotos 17, 18 e 19: Missão Salesiana. http://es.wikipedia.org/wiki/Misi%C3%B3n_Salesiana_(R%C3%ADo_Grande)
Capt.A330ParticipanteJairo, realmente você foi quem fez eu me decidir pelo Diamante; te sou muito grato por isso. Abraços!
Capt.A330ParticipanteDia 26/03: Choveu de noite até de manha (me contaram, pois eu dormi muito!), e de manha, vi que tinha chegado no Camping um camper canadense, e embora um pouco frio, saímos cedo para abastecer a Triton, fazer compras e…passear de novo! Primeiro ao Aero Club de Ushuaia (fazer o quê, este amor é antigo), que fica no aerop. velho da cidade, sendo o novo, internacional, poucos kms. ao sul, pois queria ver a replica do “Stingtau” que fizeram como homenagem ao primeiro aviador que aeronavegou em estas terras, Gunther Plüschow http://es.wikipedia.org/wiki/Gunther_Pl%C3%BCschow , que morreu num acidente, perto do Glaciar P. Moreno, em “El Calafate”. http://www.slideboom.com/presentations/189030/GUNTHER-PL%C3%9CSCHOW-(El-c%C3%B3ndor-de-Plata) Estas são as fotos de manhã, no passeio para o aerop.; continuamos de tarde. Foto 1 -Camper canadense. Foto 2 -“Stingtau”, depois “Cóndor de Plata” Foto 3 -Aero Club de ushuaia: pronto para voar! Foto 4 -Douglas DC 3 (C 47 na versão militar) que voava para as bases argentinas na Antártida. Foto 5 -Réplica do Heinkel HD-24 “Tsingtau”[hr] Dia 26/03, de tarde: Almoçamos no Guanaquito , e fomos ver o “Tren del Fin del Mundo”, http://www.trendelfindelmundo.com.ar/ , http://www.trendelfindelmundo.com.ar/inicio.php , um trenzinho que foi utilizado em Ushuaia nos seus primórdios, quando existia a famosa prisão de seg. máxima da época em Ushuaia http://www.museomaritimo.com/, e era usado pelos prisioneiros que o utilizavam para carregar madeira para o presidio, e hoje faz um passeio turístico de aprox. 8 kms.; fica na continuação da Ruta 3, indo para o Parque Nacional, onde termina a Ruta 3 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruta_Nacional_3_(Argentina), e que não fomos, pois já o tínhamos visitado em 2.007 http://es.wikipedia.org/wiki/Bah%C3%ADa_Lapataia . Dica: na estação, tem um mini-museu, e as lojas tem preços mais em conta, na maior parte dos items, do que as lojas de lembranças do centro da cidade, e ainda aceitam, de quebra, reais, alem de cartão, pesos e dólares. Continuamos o passeio por Ushuaia. Todas as fotos são do “Tren del Fin del Mundo”.[hr] Dia 26/03, final de tarde: Passeamos pela cidade, fomos de novo na subida do Glaciar Martial, para uma vista de despedida da cidade, e voltamos tarde em casa, para preparar as ultimas coisas para nossa partida amanhã. Percurso aprox.: http://goo.gl/maps/bhstK Foto 6 – Canal de Beagle visto desde o estacionamento do Glaciar Martial. Foto 7 – A cidade vista desde a subida para o Martial; não achei o pote de ouro! Foto 8 – Ushuaia vista desde o aerop. velho. Foto 9 – O centro da cidade, perto do porto. Foto 10- Ushuaia vista desde o Aero Club. [hr] Mais algumas fotos do Camping “La pista del Andino”: Foto 11 – O setor de est. de Trailer. Foto 12 – O Guanaquito no est. superior. Foto 13 – Este seria o local de estacionamento; não dava mesmo… Foto 14 – O est. de Trailers visto desde a outra ponta; era pequeno mesmo para um “Guanaco espaçoso”. Foto 15 – Led Zeppelin que me perdoem, mas esta é a verdadeira “STAIRWAY TO HEAVEN” (A que leva para o Guanaquito!) http://www.youtube.com/watch?v=w9TGj2jrJk8
Capt.A330ParticipanteDia 25/03: Hoje amanheceu frio, pela centralina meteorológica, vi que a temp. externa era 5,5 graus Celsius, e segundo a radio, à noite baixou para 2,7 Celsius! Pegamos os casacos, preparamos o lanche que seria nosso almoço, e saímos de manha para ir até o fim da Ruta “J” http://goo.gl/maps/HDv8u , onde a mesma termina (ponto “B”, à direita do rio Moat http://estanciamoat.com/eng/location.html ; no Google Maps não aparece sinalizada até o fim, mas dá para ver a estrada aproximando a imagem), aprox. 130 kms. desde Ushuaia, sendo que perto de 90 kms. são de terra, e muitas curvas, mas muito, muito linda. Passamos o dia inteiro neste passeio, com muito vento, mas a paisagem, compensava tudo. O lugar todo é muito agreste, selvagem, solitário, mas realmente, um lugar que não dá para perder, maravilhoso para quem gosta destas aventuras. Na volta, de tarde, mais um passeio na cidade, e a dormir, que amanha tem mais. Foto 1 – Bahia Brown, no Canal de Beagle. Foto 2 – Famosos arvores “bandera”; será que venta na região? Afff! Foto 3 – Ruta Complementaria J, perto da Estancia Moat. Foto 3 – Fim da linha…e da Ruta J; na frente, onde começa o Cabo de Hornos, união do Atlântico e o Pacifico. Foto 5 – Estancia Harberton. http://www.tierradelfuego.org.ar/excursiones/contenido.php?id=46 [hr] Mais fotos do passeio pela Ruta “J”, fotos 6 a 16; lindo lugar para um Camping agreste, com água, sem luz (da para carregar a bat. do Trailer com o alt. do carro, e o vizinho mais prox., 60 kms…
Capt.A330ParticipanteDomingo 24/03: Hoje, um dia para descansar, só passeamos na cidade e redondezas, com uma garoa fina, e a temp. na marca dos 10 aos 14 graus Celsius, em companhia dum casal de Ushuaia que tem MH, Gerardo e Rossana, pessoas maravilhosas e campistas de coração, que nos acolheram muito bem e conversamos muito, sobre Brasil, onde eles já visitaram, Argentina, em especial sobre o “Sur”, sobre Ushuaia, sua historia e curiosidades, e claro, sobre campismo, Trailers e MH, em um almoço, num restaurant a aprox. 25 kms. da entrada de Ushuaia http://www.tierradelfuego.org.ar/v4/_esp/index.php?seccion=3&sub=3&item=2 , onde o churrasco de cordeiro patagônico é excelente! De tarde, passeio pelo centro, junto a nossos novos amigos, e um chá da tarde, também excelente, numa casa-bar, que é um pequeno museu, chamado “El Almacén ” https://plus.google.com/111556989987545645579/photos?gl=br&hl=pt-BR , muito interessante de conhecer neste dia “preguiçoso-turístico-gastronômico”…não aguento esta vida tão dura…só lamentei que não pude beber um bom vinho no almoço, pois tinha que dirigir, e o resto da tripulação não queria saber de dirigir (amotinadas!), para poder curtir a paisagem..dancei… Bom, amanha continua esta vida difícil! Foto 1 -Las Cotorras, Restaurant a 25 kms. de Ushuaia, na Ruta 3. Foto 2 -Servidos? Foto 3 -Vegetarianos, favor abstenerse de comentários, obrigado. Foto 4 -Restaurant e garoa no Domingo…o quê dá para fazer? Foto 5 -Isso que se vé à frente, é um pinguim feito de suspiro e banhado com chocolate…mas bah, que vida difícil, tchê!
Capt.A330ParticipanteSábado 23/03: Ontem, quando da nossa chegada em Ushuaia, começou o outono, e embora o Camping é bastante protegido do vento, o frio começa a se insinuar ; sobre o Camping, ficamos em “La pista del Andino” , aprox. 10 US$ por pax + 5 US$ pelo Trailer ou MH, http://www.acampante.com/ficha/54/camping-la-pista-del-andino ,bastante bem ubicado (simulo um caminho curto, só para que identifiquem bem o lugar, onde se ingresa pelo ponto “A”, e o Camping fica acima do ponto “B”) http://goo.gl/maps/eRDwv , perto do centro, que era uma antiga estação de cadeiras (lift) que subiam a montanha até uma pista de esqui, hoje desativada. 1-Percurso do Portal da entrada até o Camping: http://goo.gl/maps/sb0Oj Percurso até o centro: http://goo.gl/maps/a4uKt , Percurso até o estacionamento para o glaciar Martial: http://goo.gl/maps/MP6w2 , O Camping é regular a bom, com o espaço para os Trailer e MH um pouco reduzido, o que fez que eu me acomodasse no estacionamento de visitantes, logo acima do setor específico para Trailer, e a vista é muito bonita, podendo se ver uma parte da cidade e da Bahia debaixo, com luz, e só uma torneira, para variar, para quase todos. Conversando com Gerardo, um dono de MH da cidade (ótima pessoa, ao igual que sua família!), e ele me contava, ante minha observação da falta de torneiras, que eles estão acostumados, que desde que acampavam em barracas, a tomar banho nos banheiros com chuveiros dos Camping, que praticamente todos tem, e por isso, não sentem falta das torneiras, pues para o uso das torneiras internas do Trailer ou MH, eles enchem as caixas de água, e pronto! Está explicado o porque da falta de torneiras! E sempre que eu podia, me “apropriava” duma torneira só para mim, e assim tinha água corrente direto, sem necessidade de usar minha bomba e caixa d’água! O problema é que para mim, com um box e chuveiro amplo e comodo (para um Trailer) como os da Turiscar, não me passa pela cabeça ir e voltar, no frio, até os chuveiros coletivos, me trocar de roupa sem ter onde pendurar a outra roupa e a toalha, pisar numa poça d’água ao sair do chuveiro, etc.; não, não estou mal acostumado, estou, sim, bem acostumado com as vantagens que o Turiscar me dá, de ter um banheiro com chuveiro, na minha casa rodante, com água quentinha, privacidade e que posso me trocar no meu quarto, não tem preço, mesmo com aquele cartão, as “Ladies” que o digam…pode parecer “frescura”, mas após vários dias de viagem, esto é um conforto de quem tem um Turiscar (o similar), e já que paguei por isso, vou desfrutar destas comodidades (afinal, já acampei com barraca durante minha adolescência e juventude, mas agora, a vida e a idade é outra!) Neste dia, descansamos bastante, acordamos tarde, porque fomos a dormir tarde, tamanha era à agitação do dia tão extenso e variado, com tantos cenários lindos que vivemos, e fomos passear só com a Triton na subida para o Glaciar Martial, que eu recomendo muito ir, em especial com tempo bom, pois a vista é espetacular, da cidade e a Bahia, e para cima, do Glaciar, http://www.welcomeargentina.com/ushuaia/glaciar_martial_maravilha_natural.html ; no estacionamento, você pode optar por subir nas cadeiras (chair lift), aprox. 12 US$, até um restaurant onde você inicia a caminhada até a base do Glaciar, ou a pé, que embora um pouco íngreme, compensa pela vista magnífica, e também fomos ao centro da cidade, alem de preparar uma feijoada semi-pronta que embarcamos em Curitiba (Sábado, dia internacional do feijão!) e que enlouquecia a quem passava perto do Guanaquito! Tivemos que caminhar 7 kms. para dissipar as calorias! Amanhã vamos passear mais. Foto1 – O estacionamento no Camping “La Pista del Andino” [attachment=554] Foto2 – Ushuaia vista desde a subida do Glaciar Martial. [attachment=555] Foto3 – Subida para o Glaciar Martial [attachment=556] Foto4 – Já começa o outono a mostrar sua cara… [attachment=557] Foto5 – Um Trailer que fica no Camping, “roda quadrada”, que é alugado para campistas de passagem, como se fosse uma cabana, mas…não sai do lugar. [attachment=558]
Capt.A330ParticipanteMatheus, quando estiver pronto teu defletor, por favor envia fotos. Eu estou postando o relato e fotos da viagem em “Ushuaia de Trailer-Relato”, na seção “Campistas- Rede Social”, “Relatos de viagens”, no qual escrevo um pouco também sobre o comportamento aerodinâmico do comboio, em especial na região onde o vento forte predomina, e que abordarei com mais detalhes nos próximos dias. Abraços!
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