GustavoN
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GustavoN
BloqueadoBuenas Rael, Obrigado pelas palavras gentis. A idéia do proprietário da Safari é ótima. Aproveita energia que normalmente vai fora para chegar no camping e nas paradas ocasionais com água quente. Um sistema semelhante é utilizado pela Santo Inácio, se bem me lembro. Quanto a idéia com as placas Peltier, é interessante também, mas é bastante provável que não seja eficiente o suficiente, em nenhum dos dois lados. Imagina a diferença entre a temperatura de um escapamento de carro queimando por uma viagem inteira e a de uma pequena placa Peltier. Além disso, se o calor fosse realmente eficiente para aquecer a água, quer dizer que a capacidade de resfriamento do sistema foi comprometida, o que poderia destruir a placa Peltier, ou ao menos perder a função de resfriamento dela se fosse instalado um termostato. Mas acho que o pior problema dessa alternativa é que a grande sacada do proprietário da Safari é o aproveitamento de energia que estava indo fora. Para fazer o sistema com as placas Peltier funcionar é necessário energia tanto para a própria placa Peltier quanto para a troca de temperatura forçada de ambos os lados da placa, o que provavelmente se tornará significativo para ter algo que funcione. Para o sistema ser interessante, ele precisa ser de alguma forma competitivo com as alternativas. Aquecimento com gás é muito conveniente em termos de capacidade e autonomia, e resfriamento com ar condicionado é eficiente, embora gastador. Se o sistema começar a gastar muita energia, ou se não aquecer a água o suficiente, ele deixa de ser atrativo. Mas por favor nos deixe informados das tuas aventuras nessa área. Numa dessas sai algo legal, e idéias para melhorar a sensação térmica são sempre bem vindas. Grande abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoVerdade Daniel, e como eu temia realmente o dia escuro e chuvoso foi um problema. As placas passaram a melhor parte do dia fornecendo ao redor de 4A, o que sustentou o uso diurno da geladeira, inversor para a carga do laptop, e algumas eventualidades, mas quando anoiteceu a carga não foi suficiente para o segundo banho e um uso rápido do microondas, e a fonte chaveada precisou entrar em ação. A terceira bateria de 63Ah realmente será necessária para ter alguma folga. O visto na segunda-feira me deixa tranquilo que recarregar o conjunto em um dia razoável não será problema, e a folga será duplamente útil, pois não somente vai oferecer uma reserva para dias muito escuros, mas também vai diminuir a corrente de descarga das baterias individualmente, o que aumenta a capacidade das duas que já temos. Algo a se providenciar. Por enquanto nosso recorde fica nos quatro dias de autonomia com conforto.
GustavoN
BloqueadoSeguindo então com algumas novidades interessantes sobre o funcionamento do sistema elétrico. No Domingo o dia amanheceu totalmente fechado, o que me deixou curioso para ver como o sistema se comportaria com sol menos favorável. Durante o período do meio do dia, onde normalmente há mais sol, o sistema fornecia ao redor dos 10A, mas com bastante variação conforme as nuvens se deslocavam. No final da tarde abriu um pouco o tempo, com sol entre nuvens, mas estavamos passeando e não consegui observar o que ocorria de perto. Ao final do dia, com um uso semelhante ao do dia anterior (4 banhos, geladeira, algum uso do microondas, etc) tinhamos uma carga também bastante semelhante a do dia anterior, por volta dos 12.1V. Então embora o sistema não tenha produzido em excesso com relação ao consumo, ao menos conseguiu sobreviver àquele dia menos favorável. Mas o interessante veio no dia seguinte. Na segunda-feira o dia amanheceu ótimo novamente, e passei o dia trabalhando no trailer (dentro dele, não nele). Às 10h20 da manhã o controlador de carga solar acusava em torno de 13A entrando no sistema. Apesar das placas não estarem totalmente expostas, achei muito pouco, e resolvi colocar uma escada e fazer uma limpeza nas placas, que não haviam sido limpas desde que instaladas pela Sinostrailer. Coloquei uma escada ao lado do trailer e passei um rodo com um pano molhado.. chegou a sair vapor pelo calor em que já se encontravam as placas naquele horário, e o pano saía muito sujo. Ao final do processo o controlador já acusava 22A, e o dia todo foi completamente diferente. Pouco após às 13h (meio-dia pelo sol) a bateria já estava acima dos 14V. O inversor passou praticamente todo o dia ligado para alimentar o laptop, e no meio da tarde para fazer um teste cheguei a deixar o ar condicionado consumindo ao redor dos 750W por 25 minutos. Após o uso a tensão baixou aos 12.2V mas voltou ao patamar anterior pouco tempo após desligar o ar. Ao final do dia, apesar do uso tradicional dos dias anteriores e mais o uso constante do inversor, de um ciclo da lavadora de roupas, e do experimento com o ar condicionado, ainda tinhamos 12.3V nas baterias. Sem dúvida o sistema é suficiente para nosso uso regular. Hoje, terça-feira, o dia amanheceu chovendo muito forte, e está sendo gostoso curitir um pouco esse clima dentro do trailer. Mas com essas nuvens espessas me pergunto se haverá ao menos uma carga de manutenção suficiente para manter o uso durante o dia. Para maior tranquilidade ainda acho que talvez seja necessário a terceira bateria de 63Ah. Vamos ver. Por enquanto, seguimos já a quatro dias “desplugados” da rede externa.
GustavoN
BloqueadoBom dia! Tenho algumas novidades interessantes dos últimos dias, mas antes disso obrigado a todos pelos comentários. Paulo, espero que sim! As viagens do Dardo são inspiradoras sem dúvida. Dardo, veja os dados novos abaixo para algumas atualizações sobre os números. Quanto ao carregador inteligente, o problema que eu tenho de certa forma é que estou tentando casar algumas necessidades diferentes. Meu objetivo é que de fato a fonte chaveada fique com uma tensão um pouco mais baixa do que um carregador tradicional utilizaria. A consequência disso é que quando o trailer estiver em uso durante o dia o carregador solar vai observar a tensão do sistema como sendo baixa, e vai operar em uma tensão mais alta. Com isso, a placa solar trabalha junto com a fonte, diminuindo o uso de corrente da rede externa quando possível. Isso pode ser um problema somente no caso da sexta-feira, pois o trailer estava no estacionamento onde não há sol suficiente e saimos tarde pois a viagem era curta. Em outros casos, a própria viagem completa a carga. Por outro lado, o fato de sairmos tarde também quer dizer que o uso de energia vai ser limitado, então talvez não seja um grande problema. Marcos, estamos acampados no sítio onde meu pai mora. Vou ver se consigo algumas fotos legais do evento. Por enquanto fica uma da chegada: [attachment=7619] Gian Carlo, pessoa física pode importar pelo correio até 3000 USD. Acima de 500 USD deve se fazer a declaração simplificada de importação. Mais detalhes: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm Rael, o equipamento na China saiu pouco mais de 300 USD.
GustavoN
BloqueadoOlá pessoal, Estamos acampados desde sexta-feira e tive a oportunidade de exercitar o sistema elétrico de forma um pouco mais realista, então seguem alguns detalhes iniciais. Dentro do estacionamento o trailer está ficando conectado na rede externa através da fonte chaveada para manter as baterias ao redor dos 13.2V, mesmo com a geladeira funcionando. Essa tensão é adequada para não danificar as baterias, porém não carrega a capacidade total delas. Na sexta-feira saímos tarde e as placas solares também não tiveram tempo de exposição para completar a carga. Ainda assim, a carga foi suficiente para três banhos, um uso rápido do microondas, e manter o básico funcionando (geladeira, luzes, carga de celulares, etc) até a manhã seguinte. Mas chegamos muito perto do limite, por volta dos 11.3V. Não havia folga para muito mais. No sábado o dia amanheceu ótimo, mas pela posição do trailer as placas pegam sombra até 10 e pouco da manhã, ficando com uma carga mínima de uns poucos amperes. Pelas 11h da manhã, 10h pelo sol, as placas estavam totalmente expostas e geravam em torno de 23A, apesar da sujeira. No período de pico estávamos fora e não pude observar, mas ao final do dia tínhamos 12.9V nas baterias, com uma carga de melhor qualidade devido ao melhor processo usado pelo carregador solar. Durante o uso do dia, além do básico tomamos 4 banhos, usamos o microondas rapidamente algumas vezes, e usamos o toalheiro elétrico por algum tempo para secar as toalhas a noite. Ao pegarmos no sono ainda tínhamos 12.1V nas baterias, o que quer dizer que acabamos com um saldo positivo com relação ao dia anterior. Isso é importante pois o sistema precisa ser capaz de restabelecer uma reserva perdida em dias de menos sol. Ainda não consegui perceber se a reserva que temos, com duas baterias de 63Ah, é suficiente para resistir a alguns dias com sol de menos qualidade. Talvez seja necessária uma terceira, mas vou aguardar até que isso se torne um problema real para não pagar esse custo e esse peso desnecessariamente. Por enquanto é isso. Se houver algum outro ponto interessante nos próximos dias mando notícias. Bom final de semana a todos.
GustavoN
BloqueadoPoxa, ficou dez mesmo. Muitas idéias interessantes, obrigado pelas contribuições. Seja bem vindo, Robson.
GustavoN
BloqueadoNosso muito obrigado a todos pelas felicitações! Dardo, pode considerar sim que é verdade, e é também um prazer nosso. Ed, pena que não fechou o dia, mas agora o Balão tá aqui pertinho. Na próxima passada por aqui dá um toque para fazermos uma visita. Marcos, por incrível que pareça sairam muito poucas fotos, mas já anexo algumas. Passamos o Sábado em Gramado, mas estava tudo uma bagunça e ficamos a maior parte do tempo lavando, organizando, e acalmando nosso filho que estava uma pilha com aquela algazarra toda. Tarefas e problemas que os campistas experientes tiram de letra também demandavam um pouco mais de nós, e quando vimos o dia acabou e tinhamos que dormir pra sair no dia seguinte. [attachment=7306][attachment=7309] A vinda no Domingo foi super tranquila, e bem mais relaxada de minha parte. Descemos a serra sem maiores problemas, além de um aquecimento leve dos freios da camionete, e dalí pra frente foi um passeio. Paramos pra almoçar no tradicional Restaurante das Cucas, descansamos um pouco, e seguimos viagem até Pelotas, grande parte nos 80km/h. Rolou até uma ultrapassagem dupla de dois caminhões longos que andavam juntos a 70km/h. Nessa eu fiquei um pouco tenso, e na ansia de me livrar daquela situação cheguei ao recorde da viagem de 90km/h, sem querer. [attachment=7307][attachment=7308] No final do dia estavamos em casa, cansados e satisfeitos.
GustavoN
BloqueadoBuenas Júnior, Então, o dia tão esperado chegou. Ontem passamos a tarde na Sinostrailer acertando os últimos detalhes, e no final da tarde subimos a serra. Na verdade nosso plano era chegar mais cedo e sair mais cedo, mas não conseguimos, e acabamos saindo no final da tarde em um horário de muito movimento. Imaginem: verde em rebocar um trailer dessa dimensão, subindo a serra, com movimento intenso na BR, e pra completar pegamos uma hora de noite porque obviamente fomos muito devagar. Eu estava muito nervoso na primeira hora e meia mais ou menos.. Velocidade muito conservadora (40.. 50.. 60 em lugares ótimos), e atenção extrema. Eu achei que passaria mais trabalho com a estabilidade ao passarem caminhões e ônibus grandes, mas no final das contas o que detinha grande parte da minha atenção eram os 2,4m de largura. Sempre muita atenção as linhas pra manter o trailer e os demais seguros. Quando a viagem estava chegando ao fim, eu já estava bem mais tranquilo e por sorte haviam bons lugares e não tive muito trabalho em posicionar o rapaz. Agora ainda está tudo uma bagunça, e aos poucos estamos lavando e colocando o fundamental no lugar. Ainda tenho muita coisa pra aprender ainda, mas estamos adorando![hr] Oi Naza, Os reforços foram feitos de fato, a lâmina de fibra foi colada na estrutura de madeira, e os suportes em sí são bem fibrados no teto e recebem um suporte de borracha para absorverem as vibrações.
GustavoN
BloqueadoEsses valores baseados em código de NCM são válidos apenas para importadores pessoa jurídica. Pessoa física paga 60% sobre o valor do bem e do envio somados, e há um limite de 3000 USD (500 sem precisar apresentar declaração simplificada de importação). Há também uma excessão bastante usada para produtos até 50 USD, quando enviados de pessoa física para pessoa física. Esses não pagam nada, mas atenção a pegadinha: tem que chegar via correio normal. Se for enviado por courier paga também. Informações: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm Na minha experiência uma boa aproximação só pra ter uma idéia vaga é multiplicar o valor estampado no produto por dois. Isso dá errado principalmente com produtos que são muito pesados ou de volume desproporcional, pois acaba saindo caro o envio.
GustavoN
BloqueadoPaulo, Dardo, tá as ordens pra um ajuntamento! [emoji1] advjuniordutra, olha aí, pegasse ele de folga tomando um ar! Abraços, Gustavo
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