GustavoN
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GustavoN
BloqueadoÉ um parceirão ele já, Dardo. Vais gostar de conhecer o rapaz. Vamos tomar um chimarrão em tua homenagem no sábado, enquanto discutimos a oferta da tua cidadania Sulriograndense honorária.
GustavoN
BloqueadoEstá quase então, Carlos! Não deixe de nos contar como foi a estreia. Meu objetivo quanto a parte elétrica do trailer é um pouco diferente: a energia externa pode não estar disponível, ou ser de péssima qualidade, e ainda pode ser cobrada a parte como é comum em vários campings. Quanto menos depender dela melhor, e quanto menos e mais leves os equipamentos, mais sobra para as caixas de vinho.
GustavoN
BloqueadoAnotado e combinado, Ed. Estou levando um ajudante também: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=6165[/img]
GustavoN
BloqueadoAnotado e combinado, Ed. Estou levando um ajudante também: [attachment=6165]
GustavoN
BloqueadoEntão.. estás com tudo na mão pra fazer isso. Se a fonte que tens na mão não tiver proteção contra corrente reversa (dá pra ver abrindo a fonte ou questionando o fabricante), basta botar um diodo adequado na saída dela, antes da conexão em paralelo com a placa. Isso vai evitar que uma placa solar de tensão elevada possa danificar a fonte. Outra vantagem dessa configuração é que a placa tendo tensão mais alta vai acabar alimentando o carregador sempre que tiver sol, ao invés de utilizar energia do camping. De qualquer forma, usando a chave de duas posições também resolveria o problema. Por que tu abandonou essa conifguração e estás indo atrás de um carregador tradicional? Talvez eu não tenha entendido o problema.
GustavoN
BloqueadoOlha aí, Ed.. o pessoal se arrependeu rápido!
Ficamos esperando para uma próxima.
GustavoN
BloqueadoCarlos, com algum receio vou te contar o que vou fazer no nosso trailer que está em construção, porque tua situação é semelhante a nossa em alguns aspectos. Digo com receio porque sempre há algum risco de algo dar errado, seja durante a instalação, ou com equipamentos que não tem a qualidade que deveriam ter, e eu me tornar responsável por problemas. Também, apesar de eu ter exeutado testes “em laboratório” com um carregador e fonte locais, ainda não deu tempo de ver como o sistema vai se comportar com o passar do tempo. De qualquer forma, vou te contar caso queiras embarcar na experiência comigo. Tu já tens um carregador de baterias no teu trailer, pois tens uma placa solar. Placas solares são notavelmente instáveis quanto ao fornecimento de energia, então não só tens um carregador de baterias, mas tens um que sabe controlar a carga da bateria dadas diferentes condições de consumo e de fornecimento de energia por parte das placas. Isso é melhor do que a maioria dos carregadores de bateria sabem fazer. Então, o que eu pretendo fazer é comprar o que é conhecido no Brasil como uma fonte chaveada (tradução pobre de “switched-mode power supply”, que faz referência a alta frequência com que funcionam essas fontes) que forneça 11-14.4V (ajustável), e vou ligar ela na entrada do carregador solar, junto com a entrada das placas. Como vantagens desse sistema, uma fonte chaveada é muitas vezes mais leve e mais barata do que um carregador de baterias de potência equivalente. Também é muito comum essas fontes serem bi-volt automático. Por exemplo, em uma busca rápida do Mercado Livre encontrei esse aqui na faixa dos 10A por R$29, ajustável e com bi-volt automático (atenção: isso não é uma recomendação.. não conheço pessoalmente): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670165260-fonte-chaveada-12v-10a-120w-p-cftv-fita-led-som-automotivo-_JM Então a idéia é ligar a saída de uma dessas fontes em paralelo com a entrada das placas, e ajustar a tensão até que a corrente desejada passe pelo controlador solar. Um detalhe a cuidar é observar se haverá qualquer tipo de aquecimento das placas solares enquanto a fonte estiver ligada. Se isso ocorrer, quer dizer que as placas estão aceitando a passagem de corrente reversa, e indica que deverá ser instalado um diodo adequado na saída da placa para evitar o desgate prematuro. Essa situação não é diferente de se ter duas placas ligadas em paralelo, o que é comum. Se uma das placas estiver na sombra ou tapada, ela não deve deixar passar corrente reversa também.. se passar, precisa do diodo para bloqueio. Se tiveres um multímetro a mão e souberes como usar, também dá para medir para ver se há passagem de corrente ou não. Se não souberes muito bem como usar, melhor só ver pelo aquecimento mesmo, para evitar problemas muito maiores gerados por um curto. Esse mesmo efeito também é possível do lado oposto: a fonte precisa ter proteção contra corrente reversa, ou então um diodo deve ser colocado na saída dela para evitar que a tensão mais alta das placas ocasione corrente reversa na fonte. Note que mesmo que não exista corrente circulando pela fonte, é possível que ela seja danificada pela tensão mais elevada, pois é possível que o capacitor que é usado na saída para ajudar a manter a tensão DC estável pode não comportar a tensão fornecida pelas placas. Para ter certeza é necessário saber detalhes das placas e da fonte utilizados. Um outro risco desse projeto é que as fontes chaveadas tem o chamado “ripple effect” – pequenas e rápidas alterações de tensão, devido a forma como elas funcionam. Isso vai ser menor em uma boa fonte, e maior em uma fonte de pior qualidade. É difícil prever se isso vai afetar de alguma forma o carregador solar sem saber como é construído, mas pelo menos na teoria não deveria, pois as variações devem ser muito pequenas comparadas com a base da tensão. Outro risco é que uma fonte chaveada é algumas ordens de magnitude mais complexa que um carregador tradicional de baterias, que faz pouco mais do que retificar a saída de um transformador. Mais complexidade, mais problemas. De qualquer forma, eu vou arriscar pelo benefício potencial.
GustavoN
BloqueadoLegal mesmo, e é muito bom ter amigos por perto com esses equipamentos!
Quanto a bagunça, parece muito com a daqui. Vou me sentir em casa. Dardo, Paulo, estão convidados pra um chimas aqui com certeza, e a erva Malbec vou ficar devendo Dardo, mas a Cabernet eu garanto!
GustavoN
BloqueadoMuito bonito, Rodrigo. Parabéns pela compra, e não deixe de nos mandar fotos e notícias das aventuras! Grande abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoSeja bem vindo ao forum, Geovani, e ficamos torcendo para que dê tudo certo nesse ou em outro negócio. Um detalhe para ficar atento é quanto ao madeiramento estar realmente em bom estado, principalmente se foi um veículo da prefeitura que dificilmente teve cuidados quanto a calafetação. Se entrou água em alguma parede, é provável que ela precise de um trabalho mais completo de recuperação, incluindo a remoção das lâminas externas de alumínio, substituição da estrutura de madeira nos locais afetados, e novo isolamento térmico. Pelas fotos, as paredes estão bastante sujas, então fica muito difícil sem ver ao vivo se a sujeira é externa ou se foi causada por problemas maiores no interior dela. Procure por pontos que aparentam ter estado mofados antes de uma limpeza, ou em que o revestimento da parede esteja macio, ou que a madeira esteja inchada, principalmente nas proximidades das janelas e emendas. Talvez valha a pena levar o trailer para fazer uma avaliação com alguém da região que seja especialista na área de manutenção, antes mesmo de fechar a compra. Temos alguns amigos aqui do forum que podem te indicar um bom local na região de Curitiba.
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