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Buenas! Mais algumas novidades da visita de hoje: o revestimento térmico de poliuretano já está todo no lugar, e as duas laterais já estão com fibra de vidro: [attachment=6002] Ainda falta a lâmina única que cobrirá a parte traseira, frontal, e o teto: [attachment=6003] Nessa foto do teto se percebem duas caixas de distribuição (na direita e na parte superior esquerda da foto), a abertura da claraboia do banheiro (no centro acima), um par de fios para uma das placas solares, e também os reforços em madeira para o suporte destas. E aqui o pequeno rolo, quase imperceptível, com a diminuta lâmina de fibra de vidro: [attachment=6004] Também aproveitei pra deixar lá as duas baterias estacionárias e o aparato final para a câmera de visão traseira. Meu plano original era utilizar um transmissor via WiFi diretamente para o celular, mas isso não deu certo, pois o equipamento que obtive era de baixa qualidade e falhava intermitentemente. Com isso optei por um transmissor mais tradicional do sinal de vídeo. A pequena câmera será instalada na parte superior traseira do trailer e será posicionada de forma a ser útil tanto para a ré quanto para a viagem em sí. A alimentação 12V virá da sinaleira, de forma que ela ligue e desligue sozinha com o trailer for conectado ao veículo, e não use carga da casa. O sinal de vídeo será transmitido por fio em tubulação própria até a frente do trailer. No armário superior da sala do trailer será colocado o transmissor, também alimentado pelos 12V vindos do veículo. O receptor e monitor ficarão no painel do veículo, é claro. Durante a visita também tive a oportunidade de ver o resultado final da reforma desse diamante que está sendo posto a venda: [attachment=6005] Eu estava em dúvida se utilizava aros novos ou se só solicitava a pintura dos antigos. Olhando os deste trailer, que foram pintados, achei que ficou muito bom o resultado. Vamos fazer o mesmo. Porém, vamos colocar os pneus novos pois os antigos não parecem muito confiáveis. Estamos chegando perto.
GustavoNBloqueadoBuenas! Mais algumas novidades da visita de hoje: o revestimento térmico de poliuretano já está todo no lugar, e as duas laterais já estão com fibra de vidro: [attachment=6002] Ainda falta a lâmina única que cobrirá a parte traseira, frontal, e o teto: [attachment=6003] Nessa foto do teto se percebem duas caixas de distribuição (na direita e na parte superior esquerda da foto), a abertura da claraboia do banheiro (no centro acima), um par de fios para uma das placas solares, e também os reforços em madeira para o suporte destas. E aqui o pequeno rolo, quase imperceptível, com a diminuta lâmina de fibra de vidro: [attachment=6004] Também aproveitei pra deixar lá as duas baterias estacionárias e o aparato final para a câmera de visão traseira. Meu plano original era utilizar um transmissor via WiFi diretamente para o celular, mas isso não deu certo, pois o equipamento que obtive era de baixa qualidade e falhava intermitentemente. Com isso optei por um transmissor mais tradicional do sinal de vídeo. A pequena câmera será instalada na parte superior traseira do trailer e será posicionada de forma a ser útil tanto para a ré quanto para a viagem em sí. A alimentação 12V virá da sinaleira, de forma que ela ligue e desligue sozinha com o trailer for conectado ao veículo, e não use carga da casa. O sinal de vídeo será transmitido por fio em tubulação própria até a frente do trailer. No armário superior da sala do trailer será colocado o transmissor, também alimentado pelos 12V vindos do veículo. O receptor e monitor ficarão no painel do veículo, é claro. Durante a visita também tive a oportunidade de ver o resultado final da reforma desse diamante que está sendo posto a venda: [attachment=6005] Eu estava em dúvida se utilizava aros novos ou se só solicitava a pintura dos antigos. Olhando os deste trailer, que foram pintados, achei que ficou muito bom o resultado. Vamos fazer o mesmo. Porém, vamos colocar os pneus novos pois os antigos não parecem muito confiáveis. Estamos chegando perto.
GustavoNBloqueadoBuenas! Mais algumas novidades da visita de hoje: o revestimento térmico de poliuretano já está todo no lugar, e as duas laterais já estão com fibra de vidro: Ainda falta a lâmina única que cobrirá a parte traseira, frontal, e o teto: [attachment=5999] Nessa foto do teto se percebem duas caixas de distribuição (na direita e na parte superior esquerda da foto), a abertura da claraboia do banheiro (no centro acima), um par de fios para uma das placas solares, e também os reforços em madeira para o suporte destas. E aqui o pequeno rolo, quase imperceptível, com a diminuta lâmina de fibra de vidro: [attachment=6000] Também aproveitei pra deixar lá as duas baterias estacionárias e o aparato final para a câmera de visão traseira. Meu plano original era utilizar um transmissor via WiFi diretamente para o celular, mas isso não deu certo, pois o equipamento que obtive era de baixa qualidade e falhava intermitentemente. Com isso optei por um transmissor mais tradicional do sinal de vídeo. A pequena câmera será instalada na parte superior traseira do trailer e será posicionada de forma a ser útil tanto para a ré quanto para a viagem em sí. A alimentação 12V virá da sinaleira, de forma que ela ligue e desligue sozinha com o trailer for conectado ao veículo, e não use carga da casa. O sinal de vídeo será transmitido por fio em tubulação própria até a frente do trailer. No armário superior da sala do trailer será colocado o transmissor, também alimentado pelos 12V vindos do veículo. O receptor e monitor ficarão no painel do veículo, é claro. Durante a visita também tive a oportunidade de ver o resultado final da reforma desse diamante que está sendo posto a venda: [attachment=6001] Eu estava em dúvida se utilizava aros novos ou se só solicitava a pintura dos antigos. Olhando os deste trailer, que foram pintados, achei que ficou muito bom o resultado. Vamos fazer o mesmo. Porém, vamos colocar os pneus novos pois os antigos não parecem muito confiáveis. Estamos chegando perto.
GustavoNBloqueadoPutz, tudo de uma vez é brabo. Se tiver algo que eu possa ajudar dá um toque. Abraço, Gustavo
GustavoNBloqueadoBuenas, O pessoal experiente do fórum com certeza sabe disso, mas como esses tópicos são públicos, gostaria de lembrar da questão de segurança sobre esse tipo de conexão. Apesar da baixa tensão ao redor dos 12V dar uma falsa sensação de segurança, baterias tradicionais de automóveis são otimizadas para fornecer picos de corrente bastante altos para o arranque do motor. Uma boa bateria pode fornecer de 150 a 250A com facilidade. Do outro lado, temos visto o pessoal aqui do fórum comentando o uso de alguns bancos de baterias com 300Ah ou mais. Um banco desses completamente descarregado aceita corrente de entrada com muito gosto. Então, é bom ter em mente que ligar um no outro NÃO pode ser feito de forma casual, nem só para teste, com aquele fio “grosso” de 6mm, a menos que o objetivo seja acender a fogueira do acampamento mais cedo. O serviço deve ser feito por alguém que realmente entenda a seriedade do problema sendo resolvido, e utilize espessura e material corretos, bem como conexões conectores adequados em todo o sistema. Abraços cautelosos, Gustavo
GustavoNBloqueadoBuenas Ed, Uma forma que pode facilitar pensarmos a respeito do problema é imaginarmos que estamos segurando um cabo de vassoura carregando um peso. Com o peso na ponta (a) é muito mais difícil de começar a movimentar a vassoura e a parar de movimentar a vassoura (!) do que se o peso está mais perto da mão (b). Com essas imagens acima é facil pensar que o problema é o centro de massa (ou centro de gravidade), mas exatamente o mesmo problema existe se deslocarmos o peso para as pontas, e centralizarmos a mão (o nosso “eixo”): Por isso acredito que o problema é mais corretamente descrito como inércia de rotação (ou momento angular, ou massa angular, etc). Tanto no caso (c) quanto no caso (d) o centro de massa se encontra próximo da própria mão, mas a distribuição de massa é diferente, o que modifica a inércia de rotação. A mesma lógica explica porque os bi-trens não sofrem tanto com o pêndulo: eles geralmente possuem dois pares de eixo em cada ponta, e com frequência tem uma distribuição bastante uniforme de massa (graneleiros, por exemplo). Seguindo a analogia, seria semelhante a agarrarmos a vassoura nas duas pontas (e). Essa analogia também torna fácil entender porque os 5a. roda sofrem menos com o problema do pêndulo. Se uma das mãos representa o eixo traseiro do veículo tracionador de um trailer tradicional, na verdade ela não estaria segurando o cabo de vassoura com o peso, mas sim uma extensão conectada ao cabo de vassoura, conforme caso (f). A outra mão segurando o cabo com o peso representa o eixo do próprio trailer. Um sistema onde essa extensão não existe certamente é mais estável.
GustavoNBloqueadoBuenas Odair, Minha experiência tracionando trailers nesse momento é muito próxima de zero (espero mudar isso em breve), mas pelo que entendo sobre a teoria o problema é mais quanto a distribuição de massa do que o centro desta. Possivelmente é isso que queres dizer também? Só para clarificar, se tivermos 400kg de massa no centro do trailer, o centro de massa será semelhante ao dividirmos 200kg para cada ponta do trailer, e permanecerá sobre o centro do trailer. Porém a distribuição de massa muda, e ao dividirmos a massa nas pontas aumentamos a massa angular, também conhecida como inércia de rotação, que é a grande vilã causadora do pêndulo. É isso, ou estou viajando (no mal sentido)? Abraço, Gustavo
GustavoNBloqueadoSão vidro temperado e fumê, Ed. Se quiseres dar uma olhada, essa aqui é a empresa e os vários modelos disponíveis: http://www.grupoceleste.com.br/index.php?conteudo=produtos&idCateg=19 Eles fazem a janela sob medida, conforme precisares.
GustavoNBloqueadoLegal, sabes se eles comentaram algo positivo ou negativo sobre as janelas? A fábrica das janelas talvez seja a mesma.. Eles tinham esse modelo que abria para o lado e pra fora também, mas optamos pelas que abrem somente pra fora, no estilo clássico dos trailers.
GustavoNBloqueadoValeu, Rafael. O esquema das janelas eu confesso que estou curioso. Não vi muitos trailers com janelas em vidro, o que me faz pensar que ainda pode haver algo que torne a idéia um problema maior, mas parecia tão legal que resolvemos arriscar para ver como fica. Dedos cruzados, e depois eu conto. Quanto ao acabamento externo, vamos fazer o isolamento térmico em poliuretano (mesmo material usado em motorhomes e paredes de geladeira) e a lamina externa em fibra de vidro. Essa semana deve começar a instalação do poliuretano. Na próxima visita eu mando fotos.
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