Marcos Pivari
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Marcos Pivari
MestreOlá Thomas.
Diversas receitas caseiras já circulam, mas todas tem um porém. Depois que o formol saiu do mercado, nenhuma delas se mostrou 100% eficiente. No caso do cloro até é eficiente, mas ataca as borrachas e metais do sistema. Eu perdi um Porta Potti em 3 meses usando cloro. A borracha ressecou, perdeu a vedação e a haste da comporta se desintegrou. Muito cuidado com cloro, pois saídas pneumáticas da caixa de detritos poderão se desmanchar, assim como bombas maceradoras que possuem metal.
Muitas receitas caseiras com detergente…. desinfetante… lysoform e etc so dão impressão de que funcionam… mas nao desintegram o solido em líquido como os produtos químicos específicos….
É importante pensar que não basta “parecer” que dá certo ou que tire apenas os odores….. (como no caso do sulfato de cobre).
abraçao
Marcos Pivari
MestreDicas legais, Thomas
Vale o conselho de ver se a roda vai estar totalmente recolhida quando na estrada. Pq lombadas costumam arrancar o pneuzinho delas quando fica pra fora
2 de julho de 2018 às 07:22 em resposta a: Como calcular o tamanho da bateria estacionária ? #105289Marcos Pivari
Mestreolha….. quando falo do tanque sobre o bagageiro, nao levava em conta uma barraca de teto. mas nesse caso ou mesmo sem ela, a idéia é fazer o tanque pegando toda a área da capota e apenas uns 5cm de altura. Tanques cúbicos de 45L dará peso demais, além do balanço daquela água dar muita instabilidade para o carro……. por isso é preciso fazer um tanque que tenha pouca água, bem distribuída na capota e ainda com “quebra-ondas” (tipo uma teia de alvéolos quadriculados para que a água nao jogue de um lado para outro.
Uma outra solucao que o povo anda usando é fazer os tanques de cano de PVC de 10mm ou de 15mm e pintar de preto. MAs é importante ressaltar que aquele sistema do cobre no escapamento só serviria se o tanque for metálico… pq a água vai subir fervendo e pode derreter o tanque.
O duo ceramic é ótimo e vc pode usar ele tb no botijao, podendo levar um de 2kg ou de 5kg, além dos cartuchos de campgas.
Sobre a estacionária, ideal seria vc apenas fazer uma chave ou interruptor que interrompa a interligação das duas baterias no momento da partida… para que o carro nao puxe energia da estacionária. Este disjuntor é bom pq vc já usa para isolar as baterias também quando pernoitando… assim a geladeira e luzes nao gastam a bateria do carro.
Se conseguir fazer um esquema com relês que, no momento da partida (virada da chave) ele isole as baterias seria perfeito….
Poste fotos do seu carro e da barraca….
30 de junho de 2018 às 15:27 em resposta a: Como calcular o tamanho da bateria estacionária ? #105287Marcos Pivari
MestreSIm zeca. Diria que mesmo com o sistema da elber, seria bacana vc ter uma estacionária, pq o ciclo dela é mais longo. A bateria veicular, vai baixar a voltagem em menos tempo do que a estacionária.
Para os demais equipamentos, pense: 3.000W puxando do 12V, tá 250 Ampéres, sendo que o próprio inversor (Que precisaria ser no mínimo pra 5.000w pelo aquecedor ser de resistência pura) vai gastar quase metade disso. Pode botar uns 400A de descarga. Alem disso ser uma descarga igual a de uma partida de carro (que a estacionária não aguenta), uma bateria de 250A (que já não é pequena) nao daria conta de nem 30 minutos de uso. Já uma bateria veicular, so usaria 20% da capacidade até baixar a voltagem dos 9V. Sendo que a vida útil das baterias seriam muito curtas.
Certamente um engenheiro elétrico diria que não é impossível, mas o custo seria muito grande perto de soluções que além de mais baratas, seriam bem mais aprazíveis.
Temos um amigo que instalou um aquecedor de passagem a gás lorenzetti de 7L numa Hillux. Tem banho quente na ordem de uns 10.000w sem grandes implantações. no troller, eu instalaria um bagageiro com um tanque sob ele de uns 5cm de altura. Te daria uns 40 a 50L de água que só de ser pintado de preto ja esquentaria a água no sol. Se o tanque for de inox, pode ligar dois tubos de cobre, onde a água desceria po um deles, passaria pelo calor do escapamento (cobre enrolado no tubo de escape) e retorna para o tanque. SEm qualquer bomba, a água fria desce e a quente sobe igual sistema solar residencial…..
29 de junho de 2018 às 09:32 em resposta a: Como calcular o tamanho da bateria estacionária ? #105257Marcos Pivari
MestreOlá Zeca.
Bom, primeiro é importante dizer que nunca se deve interligar a bateria estacionaria com a do carro no momento da partida, pois o arranque do motor puxa uma energia lascada, na qual a estacionária não aguenta.
Bem.. sobre seus equipamentos elétricos, somente sua geladeira está apta a funcionar no seu sistema 12V. Tanto o fogão eletrico quanto o aquecedor puxam tanta energia que, mesmo que vc tivesse uma fiação adequada e um inversor da ordem de uns 10.000W, ainda assim a bateria iria secar rapidinho…. fora que também entraria neste descarregamento abrupto.
Portanto, legando em conta a sua geladeira, ela provavelmente gastará uns 5 a 6 Amperes quando ligada. isto representaria 132Ah por dia SE ela ficasse com compressor ligado sempre, o que nao acontece. o consumo dela deve ser de uns 50 a 60Ah por dia, o que uma bateria de 150 seria suficiente pra uns dois dias sem carga. Se você for daqueles que passa o dia rodando com o carro (que estará carregando ela) e só desliga de noite ou em pequenos intervalos durante o dia, uma bateria de 70A a 105A será super suficiente.
Quanto aos outros equipamentos, prefira um fogareiro a gás ou a gasolina… e sobre o aquecedor de água vc teria algumas opções com o próprio motor……. a mais simples é usar uma ducha solar e colocá-la sobre o motor depois de desligado durante meia hora ou 40 minutos. Ou pode esquentar parte daquela agua no fogareiro… ou entao tem gente que instala tanques tubulares no teto do carro e pintam na cor preta para aquecer ao sol. Há quem também faça ligação de tubos de cobre desses tanques até o escapamento do motor, transformando-o em um aquecedor “tipo solar” com o calor do motor….
PElo que entendi, sua geladeira ja é 12V e isso dispensa o uso de um inversor.
Marcos Pivari
MestreNão é tão simples assim. vc teria fotos e detalhes desse plafon?
Marcos Pivari
Mestreola. seja bem vindo.
Ao que consta não precisa de nada. Não tem documento, mas a camper tem que seguir as normas brasileiras de dimensões, balanço e etc. Muita gente ja fez isso. Estude bem todas as questões
Marcos Pivari
Mestreoi christian. Qual o seu trailer? tb depende do Estado, mas cada dia mais está sendo exigido o CAT pra RV’s novos. qual o teu caso?
28 de maio de 2018 às 15:54 em resposta a: Construindo um Mini trailer offroad conhecido como (teardrop trailer) #104679Marcos Pivari
Mestremuito bacana…. mas queremos ver essa engenhoca do bagageiro funcionando……….
Marcos Pivari
MestreÓtima viagem e ótimas dicas…….. obrigado por dividir conosco essa aventura…….. parabens
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