Odair Teixeira
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20 de janeiro de 2019 às 09:12 em resposta a: Regulador de Voltagem TURISCAR SINUELO ST 360 800W #137001Odair TeixeiraParticipante
Paulo
Este é um conversor original Turiscar. Se nao me engano, 2500w. Modelo mais compacto, sem amperímetro. Não se desfaça dele. O material do trafo é de primeira qualidade e não se acha mais. Recomendo vc restaurá-lo. Durará eternamente.
Este conversor tem entrada 110/220 ac e saída 110ac e 12v dc. A entrada vc comuta manualmente quando o ponto de energia for 110 ou 220. A saída 12v vai tocar a iluminação, bomba e outros perifericos 12v do trailer, alem de carregar a bateria.
Aqui no Macamp, tem um esquema . É parecido com o teu. Acredito que o seletor de voltagem do teu conversor tenha 6 posições tb.
https://www.macamp.com.br/site/wp-content/uploads/arquivos/bancoImagens/img317.jpg
15 de janeiro de 2019 às 13:51 em resposta a: Regulador de Voltagem TURISCAR SINUELO ST 360 800W #134000Odair TeixeiraParticipantePaulo
Poste a foto do conversor / regulador de voltagem. Quem sabe nao tenho o esquema parecido.
TFA
Odair
Odair TeixeiraParticipanteFala Gustavo
Pura balela do camarada que te falou isto. Canso de ver na Europa carros com monobloco puxando trailers grandes. Na Alemanha, vejo VW Passat, Jetta, GM Zafira, Ford Mondeo, Hyundai I30, BMW, Mercedes etc.. são todos monobloco e puxam de boa. Geralmente por lá, eles tem motor turbo diesel de 2 litros. Entao torque nao é problema.
Vamos por partes… Se o manual fala que dá pra puxar, então dá. Vc terá que ir até um instalador de engates que saiba o que está fazendo, fixando em pontos de apoio que não irão deformar ou ceder. Eu recomendaria o Bode em Tietê, que é um dos melhores que eu conheço. Ou procure alguem da sua confiança. Tem maneiras de instalar sem danificar o chassi do carro. O que o pessoal que nao está acostumado, é colocar estes engates de bola cosméticos, que instalam só pra proteger o para choques traseiro de impacto. Alguns furam a lata e metem parafusos e arruelas em pontos que nao são adequados para fixação. Quando são tracionados, acabam cizalhando e cortando a lata.
Tenho um amigo que puxava com uma Hyundai SantaFé que tem um motor similar ao teu um trailer de 2 cavalos com 1200kg brutos. Mas desistiu pq o carro não era 4×4 e ele subia uns morros cheios de barro e o carro perdia tração na chuva.
Primeiro veja se o teu motor é 1.6 ou 2.0. Fica ligado no torque, pq torque baixo é ruim pra puxar trailer. Dá uma esquentada no cambio quando vem uma subida de serra.
De resto, nem esquenta a cabeça, pq dá tranquilo
TFA
Odair
Odair TeixeiraParticipanteFala mermao… Sinto falta daqui da mesma forma. Vamos ver se a economia retoma e consigo colocar mais tempo disponível na agenda para fazer o que gosto.
Estes dois ultimos anos foram intensamente cansativos e demandantes. Deveriam contar como dobrados para o calculo da aposentadoria.
Um fraterno abraço
Odair
Odair TeixeiraParticipanteAproveitei neste final de semana pra fazer a revisão da suspensão e freios, depois de voltar do Camping Palmas (Gov Celso Ramos) que ficamos entre natal e ano novo.
Após troca das buchas originais (que estavam desgastadas pra caramba) e substituir pelas buchas de Delrin (poliacetal), rodados 5 mil km, resolvi retirar e medir os desgastes. Estes 5 mil km fora uma viagem de Vinhedo pra Gramado, e duas idas pra Gov Celso Ramos em SC, mais um giro em MG pelo roteiro historico.
Para a minha felicidade, nada relevante a reportar. Os destastes foram normais. As buchas e eixo do braço de suspensão com desgaste mínimo, devido ao assentamento.
Freios OK, aprovadíssimos. Uma pequena folga numa flange pq o trava rosca falhou.
De resto, tudo aprovado.
Odair TeixeiraParticipanteMatheus
O codigo é este mesmo. Quem me falou que era da F400o foi o vendedor. Depois vi que era aplicado em varios outros veículos (GM dentre outros).
Neste final de semana, eu desmontei todo o conjunto para uma revisão após uma viagem de 2000km e está tudo justo e perfeito. Este conjunto de acionamento do freio inercial já rodou mais de 20 mil km depois que desmontei e reformei em 2012.
O revestimendo do cilindro que fiz em cromo duro está zero bala. Nenhum desgaste. O embuchamento que fiz em Tecnyl está perfeito. O amortecedor está bom e as borrachas dos olhais estão em bom estado.
Acho que tá aprovado. Valeu o trabalho e o investimento.
TFA
Odair
Odair TeixeiraParticipanteFala Matheus, beleza?
Cara, ja faz tempo. Tá lá até hj e ja rodou uns bons km. O codigo era este mesmo. Quem me falou que era da F4000 foi o vendedor. Falou que o pessoal colocava no Troller, na Bandeirantes e na linha Chevrolet (D20, Bonanza..etc..)
Pensei até em susbistituí-lo, mas ta funcionando tao bem… que nem é bom mexer..
No sabado vou pra Aguas de Lindoia trazer o Imperial pra Vinhedo e terminar a instalação de uma suspensão a ar que implementei. Aproveito pra ver na caixa de peças que ainda tem a etiqueta do amortecedor lá..
Se eu achar, posto aqui.
Abraços
Odair ∴
Odair TeixeiraParticipanteJunior
O meu fusca tem motor 2.180 pra ser bem exato. Eu comprei os cabeçotes com valvulas maiores, pistoes maiores, biela e virabrequim de maior curso. O bloco era do fusca mesmo, mas teve que ser retrabalhado, pq o virabrequim pegava no fundo do bloco, além de usinar para caber os cilindros maiores. Troquei comando e as válvulas tb. Tive que trocar bomba de oleo e sistema de ventoinha.Mas nao recomendo isso pra ninguem. O motor refrigerado a ar é melindroso, consome muito trabalho e as peças são mais caras. O consumo que ja não era bom ficou muito elevado. Isso pq abandonei os carburadores e migrei para injeção com 4 bicos de astra.
Adotei o módulo programavel da Megasquirt V2.2, que comanda injeção, ignição e pressão do turbo. Sim, ainda tem o turbo.A brincadeira sai bem cara. Nao dá pra fazer isso sem gastar uns 10 mil de início. Com essa grana vc coloca um motor EA 111 1.6 que tem torque suficiente e ainda por cima é bem economico.
No máximo eu colocaria um turbo neste motor original que vc tem, trabalhando com no maximo 0,5kg de pressão.. Ja ajudaria bastante e elevaria o torque.
Mas para isso, seria ideal desmontar este motor e reforçar o bloco colocando umas placas para assegurar que os prisioneiros não vão espanar a rosca do bloco.
E trocar a capelinha da ventoinha pela da Kombi moderna com radiador deslocado.
Motor VW boxer quando turbinado esquenta muito e tem que garantir que nao vai fritar o motor.
Sds
Odair
Odair TeixeiraParticipanteEntão…
– O Motor EA 111 é a evolução do AP, já na geração downsizing engines..
– A VW adotou o EA 111 1.4 sabe por que? Porque paga menos imposto. Se fosse 1.6 pagaria mais impostos. Como tinha quase 30 CV a mais que o Boxer, então ficou facil. Atende os novos requisitos do PROCONVE, usa um motor que já é de linha e não precisa investir em quase nada para adaptar a produção.
– Desde o primeiro modelo EA 111, a Kombi usa sim o radiador dianteiro.
– O EA 111 também vai na caixa original da Kombi com uma flange. De fábrica!. Acredite se quiser. VW usou uma flange. Quando vi nao acreditei. A explicação de um amigo que é consultor em projeto de motores é que a VW iria matar a Kombi em poucos anos então não valia a pena investir em ferramental para fazer uma caixa de cambio nova.
– Como vc nao tem a restrição de impostos e nem de emmissões, pode ir de AP 1.6, 1.8 ou 2.0. Eu me preocuparia com muita potencia pq pode ser que a caixa abra o bico.
– Mesmo com o motor 1.4 Flex aparentemente fraco, muita Kombi teve seu cambio moído com os cupins de ferro no comando do volante.
– Vc pode adotar o EA 111 1.6 do Fox. É identico ao 1.4. E tem quase o dobro de potencia do velho Boxer (56 CV) original de 1,6, alem de ser bem mais economico e ter peças de reposição por um longo tempo.
– Ele cabe fácil na Kombi e nao tem problemas para instalar.
– O motor AP saiu de linha ja faz tempo e vai sercada vez mais dificil de encontrar peças originais.
– Vc pode comprar um motor zero na loja VW já com flange e adotar um módulo de injeção programável (Fuell Tech, Pandoo, InjePro ou a temida Megasquirt que equipa o meu fusca) que é mais barato e simples do que o modulo original.
– Se vc quer simplicidade, vai de Ap 1.8 carburado de uma Parati que vc compra em um desmanche autorizado do Detran.
É tudo uma questão de custo x benefício. Qualquer oficina mecanica decente faz esta conversão.Se precisares de algo mais detalhado, me manda uma msg.
Fraternos Saludos
Odair .’.
Odair TeixeiraParticipanteFala Junior, tudo bem ?
O cambio da kombi diesel já tem a furação correta para encaixe do motor AP.
Se fores usar o cambio original, terá que colocar uma flange para adaptar o motor AP. Uma flange destas nao passe de R$ 300,ooO ideal é comprar com o subchassi para suporte do motor AP. Essa nem é a maior dificuldade. A maior preocupação é com o Radiador. Onde vc vai colocar? Embutido na traseira da Safari ou na Frente como nas Kombi com motor refrigerado à agua com o motor EA 111?
Em vez do AP, pq vc nao parte pro sistema EA 111 1,4 que equipou as ultimas kombis?
As peças são para a Kombi mesmo. Nao tem gambiarra. -
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