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Odair Teixeira

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  • em resposta a: Segundo Acampamento MACAMP #48484
    Odair Teixeira
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    Hoje num encontro de carros antigos em Vinhedo conheci outro campista (MH) que é “aéreo”.. O que tem de errado com este pessoal?

    em resposta a: Apresentação e duvidas…. #48483
    Odair Teixeira
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    Boa tarde Carlos ou Beto? Como deveremos te chamar? De onde vc fala? Bom, antes de mais nada, vc precisa saber se este veículo tem no documento a descrição de motorcasa. Se tiver, fica mais fácil fazer alterações, pq já é um motorcasa. Se não tiver, a coisa complica, pq somente uma empresa cadastrada que possuir CAT poderá fazer alterações, já que para homologar o veículo no Detran, a vistoria deverá ser feita e deverá ser apresentada a CAT. O Detran está restringindo a liberação dos veículos convertidos para motorcasa feitos por amadores, sem a orientação técnica adequada. Muita gente excedia a capacidade de carga, comprometendo a capacidade dos freios, aplicavam erroneamente a distribuição de peso e os veículos muitas vezes se tornavam instáveis.. Isso sem falar na “criatividade” na instalação elétrica e hidráulica. Até caixa d’água de uso residencial de 1000 litros cheia armazenada no bagageiro eu já vi.. Pensa numa freada forte? [img]http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS9s1fjupEATMRlBo6mo2t_ZPNu2osqiKq-3zfH2Z9FWP2MqBvDFg[/img]

    em resposta a: Reforma KG-330 #48382
    Odair Teixeira
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    Marcos Vou para Porto Seguro dia 26 de Dezembro e volto dia 15 de Janeiro. Quer levar a Manu para tomar banho de mar em Trancoso? Jairo e Dardo, vcs estão convidados…

    em resposta a: Reforma KG-330 #48375
    Odair Teixeira
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    Marcos/Dardo Os motores ciclo diesel tem eficiência térmica de 40%, o que significa que ao redor de 60% da energia se perde principalmente por perdas térmicas nos gases de escape. Nos motores ciclo Otto é ainda pior (30% de eficiência..) Ë um desperdício de energia enorme. Isso sem mencionar os motores a reação, onde o rendimento térmico é ainda menor.. Sistemas de recuperação de energia térmica do escape são usados em muitos projetos, desde a 2da guerra. Em motores estacionários de grande porte é até comum. O próprio fusca tinha um sistema de aquecimento baseado em recirculação do ar ao redor das curvas do escapamento. Até que funcionava bem, mas só que não. Qdo furava a curva do escapamento, vazava monóxido de carbono e tínha-se um “VW Beetle Gas Chamber MODE ON” e colocava os ocupantes no sono eterno…Aff!!! Abortou-se o exhaust energy recovery system do carro do Sr. Porsche.. Hj os sistemas de aquecimento usam trocador de calor movidos pela água aquecida do motor. Ficaria uma gambiarra tremenda, mas dá para usar um sistema simples para levar calor para aquecer a água do reservatório de água potável do trailer e por que não a geladeira por absorção.. Aliás, muitos Motorhomes na Europa e USA (os mais caros) já usam sistema de aquecimento da água aproveitando o calor do motor… Porém em trailers eu nunca vi.. [hr] Aqui tem um esquema legal, pra quem quiser ligar no sistema do radiador do motor… http://www.caravanandmotorhomebooks.com/pdf/general/CMH2-samplechapter.pdf Traduzindo Trocadores de calor do motor Os trocadores de calor utilizam calor residual do motor para fornecer água quente. Elas consistem em tubos de metal enrolado em linha com o aquecedor com o interior do veículo. Esta tubulação está dentro de uma embalagem separado, do qual a água fria é bombeada. O líquido aquecido a partir do funcionamento do motor passa através da serpentina, ocorrendo a transferência de calor para a água fria. Uma pequena bomba elétrica transfere a água aquecida sob pressão para onde for necessário. A temperatura da água é variada ajustando ambiente frio quente do aquecedor do veículo, e / ou pela regulagem de mais ou menos de água, através do trocador de calor por meio de um limitador ajustável. Estes trocadores de calor funcionam bem suficiente, mas destinam-se apenas a fornecer chuveiros dentro de um ou dois minutos com o motor parado, a menos que o motor esteja em funcionamento..

    em resposta a: Reforma KG-330 #48371
    Odair Teixeira
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    macamp wrote:
    Odair e Dardo…. Não entendi bem sobre este lance que vcs abordaram…… seria pra substituir o que eu fiz na minha geladeira? ou simplesmente para aproveitar o calor de ambos os sistemas….. amônia e compressor?

    Marcos, o comentário do Dardo é sobre a serpentina onde troca calor na sua geladeira. Como vc sabe, o sistema dela é de refrigeração por absorção, diferente do sistema por compressão de gases. Em processos industriais, é muito comum usar o sistema de absorção (amônia+água) para refrigeração em camaras frigorificas e o calor residual é reaproveitado para aquecer água para outras finalidades. Na sua geladeira, há uma parte dela que esquenta bastante e vc poderia retirar este calor residual mais rapidamente e usá-lo para outra finalidade, como aquecer a água, ao invés de somente colocar um ventilador para resfriar. Mas devido ao trabalho requerido e atenção para não retirar calor além da conta (senão interfere na eficiência), penso ser melhor deixar como está, já que se fosse fazer um projeto para aquecer a água por convecção, o tanque de água deveria estar acima do trocador de calor e aí dá mais trabalho ainda. Colocar uma bomba bem pequena até seria possível, mas ainda teria que isolar termicamente o tanque e aí haja trabalho…

    em resposta a: Reforma KG-330 #48358
    Odair Teixeira
    Participante

    Dardo A aviação comercial é famosa pelo aproveitamento de energia, afinal com o custo do querosene de aviação, cada Joule tem que ser aproveitado. Em motores que sofrem com variação de temperatura (motores antigos movidos a etanol por exemplo), é até comum fazer o combustível circular ao redor do escapamento ou outra área quente para aquecer um pouco antes de ser vaporizado. Isto aumenta o rendimento, já que quando é vaporizado, a mudança de fase (liquido para vapor) o combustível rouba calor do coletor (entalpia). Por esta razão o pé do carburador vive gelado e condensando umidade.. Este pré aquecimento melhora esta condição e isto acaba se convertendo em um pequeno ganho no consumo/rendimento. Este ano Bosch lançou uma válvula injetora (bico injetor) com uma pequena “resistência” que atua com o motor frio para motores flex dispensarem o tanquinho de gasolina. É o mesmo conceito. Creio que não veremos mais tanquinho de gasolina nos motores ciclo Otto… Voltando ao tema: Eu penso que envolver em uma serpentina de cobre neste caso não seria muito efetivo e perderia calor. [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSkfMDfOCkYLoVmldiI_pK_dcg0yBoudFXC3y4YJmrCbj32pZDi[/img] Eu acho que no caso do Marcos, o ideal seria um trocador de calor tubular simples. Pode funcionar melhor. 300px-Tubular_heat_exchanger.png O problema é que a geladeira está acima do reservatório de água, e aí não rola a convecção, perdendo eficiência. O ideal é que a agua fria fique acima do trocador (fonte de calor). 200px-Convection.gif Que dá pra fazer, até dá… mas não sei se vale o trabalho.

    em resposta a: Imperial Super Luxo ou Residence ou Quinta Roda #48353
    Odair Teixeira
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    Dardo Obrigado pelos comentários, mas sou apenas um cabra muito curioso com registro no CREA. Cristiano, se vc fechou mesmo o negócio no Imperial, parabéns. A Turiscar foi buscar na Alemanha com a Knaus o projeto para seus trailers. Em termos de engenharia, não poderia ter ido em melhor lugar. Então, seu trailer tem pedigree alemão. Durante o teu projeto, se precisares de alguma ajuda, pode pedir que todos aqui irão ajudar. Alguns conselhos: – Evite gambiarras no projeto. Prefira comprar soluções “plug’n’play” prontas a tentar adaptações toscas. – Evite usar peças de uso residencial . Apesar de serem mais fáceis de encontrar, desvalorizam o equipamento e não foram desenhadas para uso em RV’s. Estes dias estava convencendo um amigo a retirar a ducha corona que tinha instalado no Diamante dele, pq estava sobrecarregando o conversor. Sai mais barato um aquecedor a gás do que um conversor novo, além de ter agua quente nas pias. – Cuidado com as janelas de acrílico. Cuide bem se forem originais. São caras e não existem muitas por aí. – Busque nos fornecedores locais peças originais, ainda que sejam difíceis; – Cuide da calafetação. A água é o maior inimigo dos RV’s. – Olhe também no ebay e nos sites gringos de RV’s. Uma conta no Paypal pode fazer vc economizar uns bons trocos em acessórios (bombas shurflo, inversores, medidores); – Olho vivo com o sistema de freios. A Turiscar adotou o mesmo sistema de freios (conjunto tambor + lonas da Kombi) para todos os trailers e isto um ponto de atenção nos trailers com mais de 2 Ton. Resultado disto é aquecimento de freios em trailers pesados. O Imperial é pesadão e os veículos de hj andam mais rápido que os lentos 4.1 CC dos anos 70. – Se puderes, faça um “lift” na suspenção do Imperial. Como as dimensões são muito grandes, o ângulo de saída é muito baixo e ele raspa as sapatas traseiras em qualquer saliência, declive, aclive e até nas lombadas mais altas. Eu subi 5cm colocando uma longarina adicional. Reduziu o problema, mas não eliminou completamente. Se precisar, te mando uma foto explicando. Vamos nos falando Abraço

    em resposta a: Imperial Super Luxo ou Residence ou Quinta Roda #48315
    Odair Teixeira
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    Por experiência própria, eu sempre acabo gastando o dobro do que dizem que é necessário para deixar alguma coisa em “bom estado”. Considere como algo imediato para o trailer (veículo) para dormir tranquilo: – troca de pneus por novos 7 ou 8 lonas novos (nem pense em remoldados ). Inclua aí pelo menos 1 estepe. Eu uso dois, porque Murphy é cruel e odeia quem tem 1. – Troca de amortecedores – Troca de rolamentos – Troca de sapatas de freio – manutenção/substituição de iluminação externa – Revisão, lubrificação de pontas de eixo, embuchamento – revisão no sistema de acionamento do freio inercial (tem que estar 100%) Sem isso, não recomendo vc tirar o trailer do lugar. Depois virão outras revisões (parte da “casa”). Isto vc pode fazer em qualquer lugar, até mesmo na sua casa. Aí só vendo para saber o que precisa. – Verificação de infiltrações e reparo caso necessário – Refazer calafetação – Revisão do sistema elétrico 110/220/12V (inclua conversores). Um conversor novo não custa nada barato. – Revisão de reservatório de detritos, agua e agua servida – Sistema de bomba de agua – Aquecimento de água – Iluminação – Revisão do piso (assoalho) . As vezes é fonte de dor de cabeça.. O objetivo não é assustar, mas sim conscientizar que puxar um trailer por aí implica em responsabilidades, e não pode haver dúvidas sobre a manutenção.. Avalie bem cada veículo, veja os custos de cada etapa destas e veja se vale a pena ou não… Se a tua idéia é comprar um trailer pra revender, penso que vale muito mais procurar um em bom estado com tudo resolvido e pagar um pouco mais. Porém, muita atenção. Tem muita gente que compra trailer por 30 mil, dá uma maquiada e vende por 50 mil… tome cuidado. Finalmente, verifique se o tamanho do trailer está adequado ao que vc precisa e quer realmente. As vezes comprar um trailer muito grande implica em ter um veículo maior (e mais caro de manter) em detrimento de poder dar a volta ao redor da cama. Abraço Odair

    em resposta a: Doblo Adventure e Imperial Luxo 820? #48305
    Odair Teixeira
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    Dardo Só na sua mão de comandante de Airbus que um carro da Fiat consegue ir até Bariloche duas vezes sem ter nenhum problema. Nem um piloto de testes da Fiat conseguiria isto. Voltando ao tópico, imagina uma freada de emergência? Supondo que os freios estejam 100%, ainda assim quem determina o vetor é o veículo rebocador. Aliás, deve ser sempre assim. Se for diferente disto, a coisa complica. Sendo a Dobló bem mais leve, não haverá um acordo entre ambos e a chance de acidente é grande. Se fores puxar em uma via local, em baixas velocidades, tudo bem. Em uma autopista, não faça isso. Além do mais, verifique com a seguradora se é permitido rebocar um trailer maior que 750kg com seu carro. Eu puxo um Imperial com uma Hilux e acho que a Hilux é o limite mínimo (Hilux, Triton, Ranger, Frontier, S10…). O ideal seria uma Dodge RAM 2500, Grand Blazer, Suburban, F350, mas estas são consideradas caminhões pela legislação vigente, o que implica em rodar sempre do lado direito da rodovia (mesmo sem reboque atrelado). Sem mencionar que não entra no estacionamento do supermercado, no shopping, e na maioria dos estacionamentos da capital paulista. Com relação ao engate, precisa ser muito reforçado. Tem uma foto num post que mostrei o que aconteceu com o engate que eu havia projetado qdo passei numa lombada que não estava sinalizada. O engate era muito robusto e deformou. Tente conseguir um veículo com capacidade de tração equivalente ao peso do Imperial (2500 kg). A maioria das Pick ups diesel e SUVs tem esta capacidade. Não assuma este risco não Abraço Odair

    em resposta a: Doblo Adventure e Imperial Luxo 820? #48302
    Odair Teixeira
    Participante

    Na boa Marcos, o que gastei no jipinho dela, daria pra comprar outro… E ainda nao está como gostaria. E o pior que ela nem gosta dele. Queria um Civic. Falei pra ela terminar a faculdade de engenharia e arrumar um emprego, aí ela que compre o que quiser e me devolva o jipinho que eu pago a diferença..,

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