Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Green, desculpe intrometer já que a pergunta é para o Dardo e ele é quem tem toda a experiência para lhe responder… Reconheço a falta de educação da minha parte, mas vou contar umas experiências com ripio em diferentes lugares. Vamos dando uma comentada neste tópico para transforma-lo no maior tópico do fórum, assim vai ficar difícil alguém postar um tópico tão extenso quando este do Dardo. Vamos por tópicos, apenas esclarecendo que: Ripio são seixos rolados, alisados pela ação da natureza. Geralmente são resultantes de ação de rios ou regiao lacustre, áreas de degelo onde a rocha vai atritando até arredondar. Costumam chamar de ripio uma pedrinha arredondada menor que uma bola de gude até pedras maiores que uma laranja. Pros caras tudo é rípio.
Diferente do ripío que é “natural”, a brita que geralmente é um pedra granítica, triturada artificialmente e que não tem forma definida. Por ter arestas vivas, apresenta bom “empacotamento”, e de fácil estabilização. Tanto que se utiliza para camadas base de rodovias e para muitas fundações.
Já os seixos rolados, tipo o rípio não tem aderência em nada. Eles parecem com as pedras que no sul são chamados de “pedra marisco”. Não sei porque no sul chamam assim. Já dirigi em estradas de ripio consolidado na Bolívia e no Chile e aderência não era nada boa. Já no trecho onde o Dardo passou (nunca dirigi por lá) vários trechos tem ripio não consolidado ou não estabilizado. Estão soltos, então jamais deve-se dirigir acima de 80km/h. Uma entrada em curva com ripio solto, se vc frear na dentro da curva, fatalmente vc vai capotar, já que não tem aderência do pneu no ripio e pior : nem no ripio entre ele mesmo… Abaixo, um camarada descobriu que curva em alta velocidade e ripio são incompatíveis.
Há 5 anos, eu estive numa estrada de ripio entre Cochabamba e uma comunidade chamada Irpa Irpa, no altiplano boliviano. Fomos por uma estrada que era um leito de rio seco. Fomos num Nissan Sentra zero km. Juro que achei que o carro iria se desmontar, de tanto que vibrava nas costelas de vaca e nas ondulações que os caminhões deixavam na estrada, se é que dava pra chamar de estrada. Me perguntei no começo da viagem pq os ônibus locais tinham jumelo e suspensão tão alta.. No decorrer eu entendi. O assoalho do Nissan recebeu tanta pedrada que deve ter redesenhado o chassi. Foram duas horas muito desconfortáveis, sacudindo pra caramba, fazendo curvas à 40 km/h com cuidado para não sai da rota e capotar no barranco. Fiquei com a impressão de que estradas com ripio de tamanho grande eram perigosas. E as subidas em ripio com carro com tração dianteira ? Aff.. Só com protetor de carter para não quebrar o motor e perder o óleo. Quando dirigi no sul do Chile, o tamanho do rípio era menor. Achei que era mais estável. Além de ser instável, toda hora vinha pedra voando de um carro que passava no sentido contrario. Mas também passei em longos trechos onde o ripio estava estabilizado (compactado) e a velocidade de cruzeiro era de 80km/h e era tranquilo. Este trecho no Chile eu estava com uma SUV com o 4×4 tracionado o tempo todo, o que dava muito mais segurança do que somente a tração dianteira do Nissan… Então, no resumo da opera.. Tua Pajerona vai sossegada no rípio, desde que respeitadas as limitações. Dependendo do trecho, não seria prudente passar dos 80km/h.
Odair TeixeiraParticipanteRonald Para um setup parecido com este, construído sobre uma Sprinter ou Iveco (das menores) as montadoras de Motorhomes cobram acima de 100 mil reais, com o cliente fornecendo o chassi. Agora, para e pensa se comercialmente é mais interessante fornecer um MH ou um trailer. Pelo que aprendi, nos trailers as margens são menores e o trabalho é quase o mesmo. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteAno passado eu fui e me senti um extra terrestre.. Só havia 1 trailer e era eu no meio de 200 motorhomes. Este ano o evento da motor trailer foi na mesma data do encontro de carros antigos de aguas de lindoia, entao fiquei por lá mesmo! Sds
Odair TeixeiraParticipanteMatheus.. Esse aí dá quase 1 Imperial + 1 diamante…tem 38 pés = 12 metros
Odair TeixeiraParticipanteValeu a dica Matheus.. A cena aos 25:00 me lembra o ano passado com o Imperial contornando a praça do Capivari em Campos do Jordão, no encerramento do festival de inverno.. That was punk!!
Odair TeixeiraParticipanteMatheus Eu nao confio no carregador do inversor original da Turiscar. Ele é muito forte e continua enviando carga mesmo com a bateria carregada, e aí a tensão sobe até 16 volts fácil se vc não prestar atenção. Ele funciona bem se vc tiver uma bateria totalmente descarregada e precisar dar uma choque eletrolitico. Porem, tem que ficar de olho na carga, pq se a bateria alcançar plena carga e vc esquecer que está carregando, a coisa vai esquentar. Além de aquecer muito a bateria a ponto de danificá-la (perdi uma de 100 Ah), vai queimar reatores e lampadas 12V e o que mais estiver ligado e operando na linha de 12 V. Eu coloquei o multiteste na linha de 12 V e peguei 16,8 Volts quando senti o cheiro de queimado. O reator das lampadas do guarda roupa nos quartos e o reator da lampada fluorescente da cozinha foram pro beleléu… Aproveitei e troquei com lampadas FLC de 12 Volts. Mais fácil a reposição, baixo consumo e mais tolerante a variações de tensão. Eu comprei um carregador inteligente para baterias até 150 Ah, que mantem a carga de flutuação em 13,5 V. Coloquei uma bateria de 110Ah estacionária e nunca mais tive problemas com bateria descarregando. Começa carregando com tensão baixa e corrente alta e depois vai lentamente invertendo, até enviar 13,5 V e 0,2A… Tem proteção de ligação errada, lampada piloto que avisa carga plena e carga em flutuação. Pode ficar ligado por meses. Outra coisa que fiz, foi colocar uma linha de alimentação diretamente do alternador da pick up, para quando estiver viajando e rebocando o trailer, o alternador da pick up carrega a bateria do trailer. É uma linha ligada no pós chave, ou seja, só funciona com o motor ligado e não tem perigo de roubar carga da bateria do carro. Minha opiniao é que o carregador inteligente se paga sozinho. Vale a pena! Saludos Odair
Odair TeixeiraParticipantePoxa Dardo, bem que vc poderia dar uma improvisada e redigir mais alguns posts…Já era minha rotina diária ler pela manhã e pela noite e apreciar os “Cuentos del Guanaquito”.. Se rolasse umas estórias improváveis, ninguém iria contestar… Com relação te conhecer, a satisfação foi a mesma, e obrigado por abrir as portas da tua casa e me recebe com a sua bela família…Certamente nossa vida é feita de ciclos e este novo ciclo da tua vida te traga paz e harmonia para realizares teu trabalho e que a única meta a ser atingida é de ser feliz com tua família, enquanto o Todo Poderoso nos permitir ficar por aqui… Vai ser muito bom te encontrar em Campos….
Odair TeixeiraParticipanteRealmente Leandro, a Amarok tem o cambio mais moderno das pick ups médias vendidas por aqui. Pena colocarem um motor tão pequeno. Merecia um 3.5 TDI e não um 2.5 Mas como é muita eletrônica envolvida na transmissão, eu tenho um pouco de medo. Prefiro ver o produto sendo aprimorado até o histórico se comprovar confiável. Sei que é um pensamento retrógrado, mas prefiro a alavanca da reduzida sacudindo feito um rabo de cascavel a ter que pagar R$ 2500 reais num sensor de rotação que é importado..
Odair TeixeiraParticipanteGreen, quando vc aciona o 4x4H com bloqueio de diferencial, a direçao fica mais pesada ( no asfalto em manobras de baixa velocidade mais pesada ainda), alem de acender no painel que o diferencial está bloqueado. Eu tive uma Full e era assim. Nos tres carros que tenho aqui em casa, todos. 4×4 diesel (Hilux, Prado e GM Tracker) a Prado é a unica que tem 4×4 integral . Pensei que a Pajero Sport tb era assim, por ser uma SUV..
Odair TeixeiraParticipanteJairo Acho que vou testar no começo de Junho, qdo irei tirar o trailer para instalar um novo tanque de agua servida. Quero ver se dá tempo para instalar um painel que comprei para monitorar os tanques tb. abaixo, a plaquetinha da Hahn que reproduzi para substituir a antiga que estava detonada…
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