Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Dardo Eu tive pensando em recortar os teus relatos e ir colando num editor de texto, alem de colocar as tuas imagens, colocar um mapa mostrando o ponto e trajetória percorrida… Vai me ajudar qdo iniciar o meu projeto de viagem… Alem do que, é meio passo para virar um livro! Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Que foto linda esta F13, hein? (esta do comboio estacionado de frente para o oceano) Agora permita-me uma reflexão: Com relação a manobras, eu particularmente preferi fazer auto escola para obter a habilitação classe E e tomei 20 aulas de baliza com uma Scania (cavalo + carreta). Depois de treinar bastante em rodovia e cidade e passar na prova do DETRAN, achei que manobrar o trailer seria tranquilo. Qdo comprei o Imperial, quebrei a cara já na saída da loja, pq o Imperial (pior que os demais), assim como o Diamante e todos os trailers tem o rodado no centro ao invés das carretas que tem os rodados na extremidade traseira. Nunca pensei que isto seria um tema de relevância. Isso significa: Manobras de ré com trailer há que se ter muito cuidado pois 10° esterçados no volante são quase 45° na traseira do trailer em poucos metros deslocados. E o trailer não cobra nada pra fazer um “jackknife” ou “L” como dizemos em português. Vc piscou e o danado está “mostrando” a placa traseira no espelho auxiliar. E aí, quanto mais próximo a distancia entre eixo do trailer e engate de bola, pior fica. Nestes casos, particularmente manobrar uma carreta é mais fácil, até pq o engate 5a roda dá mais equilíbrio do que o engate de bola. Se tiver paciência, dá pra colocar a carreta onde quiser e em linha reta. Manobras de giro. Lógico que carreta precisa de raio de giro muito maior que o trailer. Este efeito é notado em conversões estreitas. Vantagem larga pro trailer, mas cuidado, pois a traseira do trailer (e quanto maior o equipamento, pior) descreve uma trajetória maior quando em manobras de giro. Uma rabeada dos trailers mais compridos pode te enganar e acertar postes, árvores, carros.. Manobras para a frente – A carreta leva vantagem para mudar de direção sem problemas em velocidades de cruzeiro, logicamente dentro dos limites. A vantagem do rodado na extremidade traseira e do engate de 5a roda fornecem esta estabilidade. Já o trailer (de novo quanto maior, pior) te convida para uma dança se vc inventar de ficar brincando de mudar de direção bruscamente.. Com isto claro na cabeça, é questão de treino e paciência para dominar as manobras com o Trailer, seja um Diamante, um Rubi ou um Imperial. O que ajuda muito é ter alguém lá na traseira dando as orientações, tarefa que muitas vezes fica a cargo de nossas esposas. Quando a minha reclama, eu digo: Vem aqui e manobra que eu vou lá orientar vc. Ela desiste rapidinho!
Odair TeixeiraParticipanteJairo Talvez eu teste antes. Até iria testar no encontro de 41 Anos da Motor Trailer no final deste mês, mas o evento cai justamente no encontro de carros antigos de Aguas de Lindóia, onde o camping que o meu trailer fica está situado. Como frequento este encontro há 10 anos, não vou furar agora… Certamente na ida para Campos do Jordão vai ser a prova definitiva… abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteValeu Carlo.. O pensamento é esse mesmo…
Odair TeixeiraParticipantePensei nisto tb Dardo… Devo desmontar a Tulha e aproveitarei para testar.. Eu tentei spray de galvanização a frio.. Ficou um lixo.. Vou procurar uma solução…
Odair TeixeiraParticipanteValeu Dardo, valeu Matheus.. Olhando o sistema instalado, dá vontade de arrancar as duas longarinas da lança e mandar para a zincagem, pq ficou destoando demais. Mas não vale a pena…
Odair TeixeiraParticipanteOdair TeixeiraParticipanteJairo Passei o final de semana no camping e aproveitei para instalar o sistema de acionamento de freios. Ficou muito bom. Falta agora regular a frenagem das rodas, uma vez que quando acionado, algumas rodas freiam mais que outras. Mas isto se faz na própria roda com uma chave de fenda de ponta fina. Depois posto as fotos Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteSeja bem vindo Régis Eu antes de comprar o meu Imperial, pesquisei e pedi a opinião de muita gente. A opinião geral era de que eu devia comprar um motor home. Analisei os prós e contras e comprei um trailer. Mais adiante certamente migrarei para um MH, qdo tiver mais tempo disponivel para viajar. Por hoje, o Imperial me atende muito bem…. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Estarei em CTBA na próxima 2a e 3a (29 e 30).. Onde está hangarado o Guanaquito para eu tirar uma foto dele? Abraço Odair
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