Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Leonidas Se puderes escolher, prefira os jipes de chassi longo, como este da.foto. O maior intereixos e maior peso bruto vao ser aliados na hora de rebocar. Os produzidos em 93 em diante usam motor toyota 3.7 com 95cv e sao indestrutiveis. Mas sao tao caros que dá para comprar uma Pajero a Diesel em bom estado, que é mais confortavel, estavel e potente. Sds
Odair TeixeiraParticipanteMarcos A texto vai ficar longo, mas vamos lá. Vou usar a Hilux como referencia, mas poderia ser qualquer outra. A velha discussão : O que é mais importante ? Torque ou potencia? A resposta é : Depende do que vc quer no final das contas? Velocidade final elevada em pista ou subir a serra com reboque pesado sem sofrer? Se a resposta for o segundo, vc precisa de mais torque do que potencia. Vc deve olhar no manual do proprietário ou na coluna da porta do lado do motorista qual é a capacidade de tração do seu veículo. Esta informação refere-se à quantidade de peso que pode puxar. Daí vc pode dimensionar o tamanho e o peso do veículo a ser rebocado. As pick ups e SUV´s medias com motores 3 litros a diesel tem em média 2 a 3 toneladas de capacidade maxima de tração. Daí vem a minha velha e imensa bronca com a Toyota do Brasil. A covardia da Toyota do Brasil é tanta que colocaram na Hilux vendida aqui o valor 1350kg de capacidade maxima de tração. O mesmíssimo veículo fora do Brasil é comercializado com 2500kg de capacidade maxima de tração. Ou seja, cobram muito mais e entregam muito menos. A Land Cruiser Prado (importada do Japão) da minha esposa tem motor diesel com potencia menor e torque menor do que a Hilux e tem capacidade maxima de tração maior. Mas parece que os fabricantes estão acordando para este mercado de quem usa a pick up para rebocar. A nova Ranger tem capacidade de carga máxima de tração (reboque) de 3.350 kg. O que eu achei mais interessante é o sistema que mantem a estabilidade da pick up e evita o pendulo do veículo rebocado, o chamad “sway control “, que é padrão nos USA. Saindo das pick ups médias, já que a diferença de potencia entre elas fica entre 170 e 200 CV e indo para as grandes pickups como a nova Ram 3500 com mais de 300 CV e 85 kg de torque (aí sim é potencia de verdade, e não aquela palhaçada dos poneis malditos) , podem rebocar até 7.000 kg, ou seja mais do que o dobro do peso dela própria, que é cerca de 3200 kg. Logicamente, mais cavalos, mais comida. O consumo beira os 5km/litro. Mas quem liga com um monstro destes? Então, resumindo a parada, a capacidade de reboque está relacionada com a disponibilidade de torque do motor do seu veículo Se você rebocar muitas vezes, você saberá que deve manter seu veículo em uma velocidade mais baixa do que o normal do que se estivesse sem reboque. Para uma transmissão de cinco ou seis velocidades, significa rebocar em quarta. Em um cambio automatico com quatro marchas, a terceira geralmente faz o serviço (no meu caso). Isto é porque não há torque disponível em altas velocidades e marchas baixas e nem baixas velocidades com marchas elevadas, que é por isso que é mais difícil de acelerar numa retomada ou passar um outro carro na estrada numa marcha mais alta, não importa o quanto de potência você dispõe. Deve-se adequar a marcha e o regime de rotação . Com relação ao cambio, independe qual é melhor. Questão de costume. Eu tenho carros automáticos há quase 10 anos e prefiro assim. Já tive Santana, Golf, Corolla etc… todos automáticos e nunca tive problemas. É só respeitar os limites do equipamento e fazer a manutenção preventiva. Com relação a sua pergunta sobre consumo, o motor a diesel tem eficiencia térmica de 40%, sendo 10% maior que o motor ciclo otto à gasolina que possui 30%, ou seja, dos 100% de energia termica gerados na camara de combustão, somente 30% viraram energia mecanica na roda. Então um motor com a mesma capacidade cúbica vai consumir menos combustivel por km rodado se for a diesel. Daí a razão de grandes motores de caminhoes, onibus, trem etc.. sempre usarem diesel. Em alguns países, o diesel é mais caro do que a gasolina, então é normal vermos pick ups gigantes com motores V8 de 6,7 e 8 litros. Como no Brasil o diesel tem alguns incentivos de ICMS e alguns outros incentivos, temos o diesel sempre de 15 a 25% mais barato do que a gasolina . Depende da região. Usando ainda a Hilux Diesel como referencia, ela faz 10km/l em média cidade/estrada, vazia sem carga. 10km/l = R$2,24 /10 = 0,22 centavos por km rodado. Rebocando trailer, faz 7 km/l. R$ 2,24/7 = 0,32 centavos por km rodado Uma Hilux Flex com motor 2.7 faz 6 km/ de etanol. A S10 e a Ranger Flex não são diferentes disto 6km/l = R$ 2,50/ 6 = 0,42 centavos por km rodado Rebocando trailer (adotando 30% de aumento no consumo) R$ 2,50/4,2 = 0,60 centavos por km rodado Uma pick up a diesel custa mais ou menos 30 mil reais a mais que a equivalente a gasolina. Dividindo 30mil por R$0,20 temos 150 mil km. Em tres anos que é o período de garantia do veículo, teria que rodar mais que 4.100km por mês para empatar o investimento. Porém o veículo a diesel deprecia menos que o veiculo a gasolina, tendo um preço de revenda bem maior. As pick ups e suv´s a gasolina perdem muito preço. Eu sei quanto, quando vendi uma Pajero Full a gasolina. Conclusão: Se for rodar pouco (menos de 100 mil em tres anos), é de parar para pensar. Eu como comprei o veiculo para ficar bastante tempo e ja rodei 140 mil em 3 anos, tá valendo a pena. Além do mais, acho raquítico um motor 2,7 para uma pick up. Teria que ser no mínimo 4.0 V6 para não passar vergonha. Mas isto é apenas questão de opinião, cada um tem a sua !!! Abraços Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Eu tenho uma hilux srv montada na argentina e minha esposa tem uma land cruiser Prado montada no Japao. A diferença na qualidade da montagem é brutal. Nao estou me referindo aos acessórios ou acabamento. A tolerancia das medidas, precisao dos encaixes, vedações dos terminais, enfim, a preocupaçao com a qualidade e durabilidade dos componentes Prado é aparentemente maior que na hilux. Marcos Duas recomendações para este motor rodar 1 milhao de km: 1 troque o oleo a cada 5 mil km, trocando sempre o filtro de oleo e filtro de combustivel. Sem residuos no motor, um motor a diesel nao acaba nunca. 2 Cuide bem da bomba e dos bicos. A dica do Dardo acima é fundamental. Alem do combustivel ruim, eu me preocupo com a condensaçao de umidade, que pode hidratar residuos de enxofre e causar corrosao na bomba e nos bicos. A cada abastecida, uma sim a outra nao eu adiciono STP Diesel Treatment, para manter limpos os bicos e reduzir a pré detonaçao. Experimente abastecer somente com diesel S10 e coloque um frasco do aditivo que mencionei. Vc terá zero de fumaça e uns 10% de reducao o consumo. O motor vai ficar mais esperto e o ruído será levemente reduzido. Avalie e me diga… Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteMarco Achei que sua pajero era Full… esta configuração de cambio e controle de tração é da full.. Dá uma lida neste relato postado no Macamp 1.0… https://www.macamp.com.br/_Diversos/materias/1014-PajeroFull.htm
Odair TeixeiraParticipanteMarcos Qual o modelo da tua Pajero? Com relação ao L ( de “Low Gear”), é para garantir que está saindo em “primeira marcha” e não vai trocar para segunda na primeira tirada do pé no acelerador. Alguns cambios mais modernos, quando vc acelera e tira um pouco o pé do acelerador, o módulo verifica a velocidade e já engata a segunda marcha, porém com o peso do trailer, reduz para a primeira novamente. Travar em “L” até estabilizar é uma prevenção para este efeito. Se bem que já tem carro com cambio automático onde o módulo do cambio pode mudar de posição se perceber que algo não está certo e pode-se danificar o cambio, independente do motorista. O controle de tração vai ajustar a transmissão para não deixar nenhuma roda patinar. Dependendo da situação, o ronco do motor muda mesmo. Se não me engano, não existe a posição semi bloquada na Pajero. Existe as posições 2H (tração traseira), 4H (tração integral), 4HLc (tração 4×4 com diferencial central bloqueado) e 4LLc (tração 4×4 com diferencial central bloqueado e reduzida). Nesse modo, a Pajero sobe até coqueiro. Pelo menos é o que tinha na minha Montero V6 (que saudades daquela viatura, eita projeto robusto) A Toyota Hilux não tem diferencial central. É meio que padrão para as pick ups, ja que foram feitas para carregar peso. Fica assim: 4×2 – H2 (High 4×2) operação normal em asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada 4×4 – H4 (High 4×4) para uso em piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado 4×4 – L4 (Low 4×4) com engate da reduzida para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculos. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteMinha experiencia Só reboquei com cambio automatico. Arrancadas com o trailer engatado, só arranco com alavanca na posiçao L, depois jogo a segunda e terceira. Raramente deixo no D (drive) ja que a 3a da Hilux dá 80km/h com pouco mais de 2 mil giros. Se deixar em D, as vezes o cambio fica tentando adequar a marcha ideal e fica trocando marchas, devido as aceleradas, retomadas repentinas versus o peso do veiculo rebocado. Quando alcanço uma velocidade de cruzeiro em terreno plano, aí deixo em D. Subidas de serra, geralmente a alavanca fica em 3a, ou 2a, depende da inclinaçao. Nas descidas, geralmente fica em 2a para aproveitar o freio motor. Nao deixo o motor alcançar metade do giro maximo (maximo 6mil giros) limitando os giros em 3 mil RPM. A faixa de torque ideal da hilux esta em 1400 rpm e potencia maxima em 3mil giros. Algumas poucas vezes usei o recurso da caixa reduzida, como para subir colinas muito íngremes ou em estrada nao pavimentada em estado ruim, terreno enlameado e area com gramado encharcado. Se fosse com a caixa normal, teria aquecido o fluido de transmissao, ou atolaria e nao conseguiria faze-lo em segurança. Sds Odair PS: Com relaçao a carga de serviço aplicada no cambio automatico, pode-se aplicar a mesma que seria aplicaria num cambio manual. Aguenta o tranco igual.
Odair TeixeiraParticipanteOlá Dardo Desculpe a demora em responder, estava viajando a trabalho. Vida de vendedor é ingrata. Fiquei feliz pela decisão de iniciar o proojeto. Vc deve batizá-lo agora. Que tal “Expedição Pinot Noir – Ruta del Fin del Mundo”.. Um projeto destes tem que ser batizado. Fiquei com vontade de ir junto, mas quem sabe da proxima vez. Como vc sabe, meu projeto é ir para o Chile em 2014. Talvez eu mude de veiculo rebocador, de trailer ou até para um MH. Os proximos meses eu devo redefinir alguns temas. Agora, vê se instala uma camera GOPRO na Triton e filma o trailer descendo “los caracoles”, as retas infinitas da Ruta Panamericana, os Guanacos juntos como Guanaquito. Garanto que vai virar hit no youtube. Se puderes criar uma agenda e documentar a viagem com informações e fotos, comentando o trajeto, paradas recomendadas, dicas para fugir da policia corrupta, lugares para refeição, custo de abastecimento, etc… lhe garanto que eu estarei anotando aqui para seguir na próxima.. Vixi, to vibrando só de imaginar a viagem Vamos nos falando Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteOlhando este projeto nem parece que ja se fabricou trailers no Brasil. Poderia enumerar varios aspectos, mas vou resumir numa sentença. Nao gostei e nao compraria.
Odair TeixeiraParticipanteDardo Da proxima vez, ponha o peso dos pecados na caçamba, bem em cima do eixo. Eles vao melhorar a estabilidade.. Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Muito bom o seu relato. Sempre pensei em parar numa balança e verificar, mas nunca deu certo. Da próxima vez vou parar e verificar. Agora, porque será que tem 120 kg de diferença no eixo dianteiro? Sds Odair
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