Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Minha opinião : Carretinha. Mas antes vamos fazer um famoso prós x contras. Quem puder adicionar mais alguns pontos, fiquem a vontade. Carretinha Prós – Protege o veículo de buracos, pedras arremessados pelo MH e encontrados pelo caminho – Evita ter que deixar o carro com a chave na ignição, para poder destravar a direção. -Mais fácil de manobrar, já que o eixo do reboque está mais distante do ponto de engate. Permite raios de giro mais fechados (pelo menos melhores do que o veiculo rebocado por cambão) -Salva os pneus do veículo (caso sejam mais caros que o da carretinha) Contras – Custo (sempre ele) – É sacal para carregar e descarregar – Mais um veiculo para ter documento e licenciamento – Precisa de mais espaço para armazenar em casa e no camping – Precisa de manutenção periódica (pouca mas precisa) Reboque (cambão ou towbar) Prós – Baixo custo aquisição (das ist toll) – Não ocupa espaço – Dispensa licenciamento e documentação ( das ist toll auch!) – Praticamente não dá manutenção (lubrificação e mais nada) – Rápido para montar e desmontar ( em alguns carros, há que furar o pára-choques) Contras – Dificulta a manobra em marcha ré em MH maiores. (experimente errar a entrada num cruzamento e ter que manobrar de ré. Mais fácil desconectar e manobrar). O ponto do engate e o eixo dianteiro do carro estão muito próximos, então o raios de giro mais fechados ficam mais complicados. – Risco de quebra. Ouvi alguns relatos de quebra, devido aos esforços transferidos para o cambão em curvas muito fechadas (uso da corrente é imperativo!). Os mais recentes: Um perdeu um buggy na serra e o outro teve a frente do Troller destruída numa colisão com a traseira do MH, freando numa lombada numa rodovia do NE. – Facilidade para roubar o veiculo qdo estacionado. (cadeado em tudo) – Necessidade de deixar a chave na ignição na maioria dos modelos (para destravar a direçao). Amigo de SC quase bateu o MH de tanto olhar para o retrovisor para ver se estava tudo ok qdo passava em um congestionamento perto de uma favela, saindo do RJ rumo à Bahia. – Desgaste da suspensão, pneus e risco de pequenos danos com buracos e pedras arremessadas pelo MH durante a viagem. Se a grana e espaço não forem um tema, vá de carretinha. Caso um ou outro ou os dois sejam, vá de towbar ou cambão, sempre cuidando com a segurança e pensando nas manobras pelo caminho. Sds Odair
1 de novembro de 2012 às 10:01 em resposta a: Eurotrip de Motorhome – Alemanha, Austria, Italia, Hungria, Suiça e França (no verão) #47414Odair TeixeiraParticipanteSmarca Eu moro em Vinhedo, proximo à Campinas. Em viagens internacionais, eu uso o cartão da confidence cambio. Vc deposita na conta aqui no Brasil e gasta por lá como se fosse cartao de débito. A vantagem é fugir dos impostos do cartão de crédito. Sds Odair
31 de outubro de 2012 às 01:06 em resposta a: Eurotrip de Motorhome – Alemanha, Austria, Italia, Hungria, Suiça e França (no verão) #47383Odair TeixeiraParticipanteCaro SMarca So na Bavaria eu estive umas 10 vezes. Ia a trabalho. Aproveitava os finais de semana para ir até Salzburg, Insbruck, Milão, Veneza, Firenze etc..Mas Munique era onde eu aproveitava. Gosto muito daquela cidade. Pode agendar Munique e as redondezas por uns 5 dias. English Garten, Deutsch Museum, Olimpic Park, Hoffbrau, MarienPlatz, Castelo de Neuschweinstein…sao paradas obrigatorias, alem dos biergartem lotados no verao, uma maravilha. Tomando raddler com karlsbratwurst..O verao na Bavaria é o paraíso..anoitece as 21:00. O dia rende pacas Pode apostar : é inesquecível Sds Odair[/b]
Odair TeixeiraParticipanteDardo Pode colocar capacitor maior sim, desde que a capacitancia não seja menor. A voltagem tem que ser maior tb, senão vc estufa ele. Aumentando o capacitor vc fornece mais torque para a partida do motor, sem elevar a corrente na partida. Um motor de geladeira trabalha com 1 a 1,5 Amperes. Na partida vai a 6 vezes este valor. Eu pensei em trocar o capacitor do meu ar condicionado, que é original e parece novo. Mas nao quis trocar a originalidade dele. Alem do que um capacitor maior nao sei se caberia. Uma rede com 110V e 10 amperes nao consegue dar partida nele, de tão pesado. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteSe o objetivo é esfriar o ambiente, não dá pra discutir : é condicionador de ar. Os climatizadores evaporativos precisariam de um volume muito grande de água evaporando, ou de ar passando pelos filtros para tirar o calor de dentro do trailer de uma maneira que se possa perceber alguma melhoria. Funciona em caminhoes e vans pq estão em movimento e há volume de ar constante passando pelo filtro, e a cabine é pequena em m³. Já no trailer, o volume em m³ é bem maior. Não acredito que conseguiria reduzir 8°C com dois climatizadores no teto. Alias, estamos falando de climatizadores de teto? Vai colocar na clarabóia? Ou vai colocar daqueles pequenos que parecem um frigobar? Eu penso que o espaço no trailer é pequeno e valioso. Eu evito colocar qualquer coisa que possa ocupar 10cm cúbicos. Não rola tirar o condicionador original e colocar um split? São menores e mais eficiente, alem de mais silenciosos. sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteLeandro A serra de Ubatuba – Taubaté é dificil de subir ate de carro 1.0. Lembro que aluguei em Alphaville um Celta 1.0 zero km! Fui o primeiro a alugar o bichinho. Na subida desta serra, a temperatura subiu e tive que parar ele respirar. Era um dia de verao, quase 40 graus…. Imagino o sofrimento de um rebocador puxando um Villa Rica ou um Imperial! Só uma Dodge Ram ou uma F350 daria conta.. A Hilux so puxaria com a reduzida engatada. Alias, ja fiz isto, mas em estrada de terra. O diferencial traseiro e dianteiro é bloqueado e uso em pisos pavimentados pode resultar em eixo ou diferencial quebrado, alem do que para esterçamento fica dificil de tao pesada que fica a direçao. E aí Dardo, para subir os “caracoles” , vc encara com El Guanaco? Saludos Odair
Odair TeixeiraParticipanteDr. Riederer Deixa de frescura. Falando em frescura, quando vamos descer a Tamoios e subir com o Villa Rica? Release the kraken ! Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteDesculpe responder a este topico tao tardiamente. As coisas andam punk no trabalho. Buenas, a literatura americana é farta de instruções para dimensionar como rebocar um trailer. Se vc fuçar no google, vai achar muita coisa. Descubra no manual do seu carro as informações relativas a capacidade maxima de tração, peso maximo admitido no eixo, peso do trailer (etc..) e coloque neste simulador abaixo. http://changingears.com/rv-sec-calc-trailer-weight-tt.shtml Mude as unidades para Kg, pq em libras (pound) a relação é de 0,45. Fiz um comparativo apenas de masturbação mental para avaliar situações semelhantes. O objetivo não é medir se veiculo A é melhor que B, por favor. Apenas para colocar grandeza na comparação e ter um dimensão numerica e aí sim poder opinar. Como alguns aqui sabem, eu puxo um Imperial com uma Hilux. A relação de massa rebocador x rebocado é bem desfavoravel. O rebocador tem menor massa que o rebocado e se não houver bom torque e um sistema de freios eficiente no conjunto, é chance para problemas e desgaste do motorista e do conjunto. Penso que a Hilux está no limite tolerável. Até porque no site da Toyota da Australia, eles alegam que a capacidade de reboque da Hilux em equipamento com frreios é de 2700kg. A Toyota do Brasil recomenda 750kg em reboques sem freios. Como o motor dela é turbo diesel e tem torque razoavel, dá para ir na manha, sem querer fazer graça, lógico. Subi a serra de Campos do Jordão, Serra do Cafezal e outras serras, sempre a 60km/h sem problemas de aquecimento ou qualquer evento, em 2da ou 3a marcha. Nunca em D (cambio autom.) Para puxar um trailer, estas condições são fundamentais. Só quem já passou o sofrimento para encarar subidas de serras com o motor aquecendo e instabilidade em descidas, além de uma eternidade para alcançar velocidades de cruzeiro, além de ultrapassagens sabe o que é. Os problemas de pendulos seriam um capitulo a parte. Voltando ao tema: A relação de massa da Hilux é desfavoravel segundo os gringos (0,75:1) A relação do Feroza com o KC 450 é de 1:1 (no forum do Airstream, dizem que o ideal seria no maximo 1,5. O veiculo tracionador 50% mais pesado que o tracionado. Eu acho exagero) Fazendo um comparativo dos conjuntos (Hilux+Imperial X Feroza+KC450) Informações baseadas nas fichas de cada produto. O Feroza tem quase a mesma massa de um KC 450 (aprox. 1200kg) MT= 2400kg A Hilux tem 1800 e o Imperial 2400 MT= 3200kg. Daihatsu FerozaCilindradas (cm3): 1.589 Potência máxima (cv): 95 cv a 5.700 rpm Torque máximo (mkgf): 13,1 mkgf a 4.800 rpm Peso (kg): 1.270 Relacão Peso/Pot veiculos rebocadores : Feroza 13kg/cv (cada CV leva 13 Kg) Hilux = 11kg/cv ( cada CV leva 11 kg) Torque = Feroza =13,1 mkgf Rebocando um KC 450 1140/13,1 = 87,02 kg/mkgf (relação que criei para comparação) Hilux Torque 35mkgf 2400/35 = 68 kg/mkgf (relação que criei para comparação) A proporção de cv/kg é parecida (Hilux leva 20% menos peso por CV, isso facilita nas retomadas), porem a diferença aumenta no torque ( 30% mais força por kg carregado, permite subir serras com mais tranquilidade). Agora consigo emitir opinião: Como estou acustumado a rebocar com a Hilux e se fosse retirar 30% do torque e 20% da potencia para carregar o mesmo peso, penso que ficaria inviável para viagens longas ou subidas mais pesadas. Este comparativo não tem objetivo de dizer que a Hilux ou o Feroza é melhor ou pior nisto ou naquilo. Serve apenas para colocar grandeza numerica para poder fazer um comparativo plausivel. É importante que vc conheça as informações do fabricante relativos ao seu veículo. Neste site abaixo, eles dizem que a capacidade do Feroza (towing capacity) para rebocar um trailer sem sistema de freios é de 700kg e de um trailer com sistema de freios é de 1500. Sendo assim, o KC 450 estaria dentro do limite, ja que tem sistema de freios proprios. http://www.aa.co.nz/motoring/owning-a-car/towing/towing-weights/daihatsu-towing-weights/ Mas o melhor dos mundos mesmo é você estudar e obter suas próprias conclusões, já que seu projeto é longo e vc vai depender dos equipamentos por um bom tempo. Algumas recomendações: – Veja se os lugares que vai passar terão peças de reposição para seu veiculo. – Faça seguro do conjunto. – Aprenda manutenção básica (eletrica e mecanica). Pode te livrar de grandes apuros e de despesas inesperadas. – Leve peças sobressalente (as que estão sujeitas a desgaste principalmente) para o veiculo e trailer. – Leia livros, artigos e converse com pessoas que ja fizeram o mesmo trecho e tem experiencia para compartilhar. Podem contribuir com dicas fundamentais. – Tenha sempre um plano B, caso alguma coisa dê errado. Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteCaro Dardo Parabéns pelo trabalho. Agora começa o planejamento para viagens. Você está conseguindo manobrar somente com o espelho original da L200? A hora que puderes, poste um video do conjunto em movimento. Saludos Odair
Odair TeixeiraParticipanteCarlos A festa foi de 40 anos da Motortrailer, não do CCB… Odair
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