As Geladeiras a gás estão de volta mais fortes do que nunca. Símbolos de autonomia e independência de energia externa, já equipavam os primeiros trailers brasileiros que podiam passar até 15 dias sem precisar de energia elétrica para a geladeira usando um único botijão de gás. Nos camping com tomadas, podiam ser ligadas no 220V/110V e ainda contavam com a alimentação 12V da bateria durante os deslocamentos. Com a má aplicação deste tipo de sistema na construção dos trailers, junto ao fato de estarmos em um país tropical, acabou sendo preterida frente às geladeiras convencionais. Porém os modelos modernos com projetos e sistemas otimizados estão de volta ao mercado brasileiro, proporcionando aos aventureiros a total independência energética e total autonomia para onde for.

A NOVA GERAÇÃO: As geladeiras de amônia do século XXI apresentam melhorias significativas. Além de consumirem menos energia em um sistema mais otimizado, ainda possuem uma central de comando alimentada pelo 12V da bateria que irá escolher de forma inteligente qual a fonte de energia a ser escolhida. Simples: Serão conectadas as duas ou três formas de energia ao mesmo tempo. O 12V da bateria, 110V do sistema elétrico e o gás que já alimenta o aquecedor e fogões. Sempre que houver energia externa, o sistema estará ligado nele pela entrada 110V (Modelos 2 e 3-way). O mesmo acontece com o sistema 12V (modelos 3-way), tendo a proteção que desliga esta fonte assim que a bateria atinge um limite mínimo de carga interna. Na falta da energia elétrica, o sistema passará para o gás automaticamente acionando a chama por uma faísca eletrônica sem que seja necessário fazer mais nada. Desta forma, a chama só consumirá gás quando for necessário, além deste sistema de acendimento automático proporcionar o desligamento temporário quando a geladeira atingir a temperatura mínima. Semelhante ao sistema de “termostato”.

A DOMETIC DM2862 2-Way: RB 8.0 Cubic Feet : É o modelo que chega ao mercado brasileiro através da loja MEUTRAILER.com.br. Ela possui duas fontes de energia que toca a geladeira, sendo o 110V em corrente alternada (aC) e também a fonte do gás GLP. Também possui uma alimentação 12V, tão somente para a operação da central de comandos e ativação da chama do gás, quando acionada de forma automática. Ela possui 206 Litros, sendo 160L no refrigerados e 50L no Freezer já que é de configuração “Duplex”. Possui painel de controle superior (nível dos olhos), sistema de ignição automática da chama e controle eletrônico som seleção automática da melhor fonte de energia e também controles eletrônicos que economiza energia e evita condensação. Há iluminação interna de LED, retentores “Magic Fingers” para segurar as garrafas nas portas e também ralo interno para drenagem. Possui alças de travamento das portas para situação embarcada em trânsito que evita a abertura. Para completar, as portas que possuem painéis opcionais que podem ser trocados por outras opões personalizadas de decoração interna, também possuem 180º de rotação e podem ter seus sentidos de aberturas invertidos.

SILÊNCIO TOTAL: Uma grande virtude do sistema das geladeiras de absorção (amônia) é ser silencioso. Exatamente por esta razão que até hoje existem modelos de frigobares desta tecnologia que funcionam exclusivamente em 110/220V para aplicação em hotéis e hospitais. Noites tranquilas estão garantidas sem aquele barulhinho do compressor armando, desarmando e trabalhando. Nos trailers e motor homes não é diferente, já que os dormitórios, se não próximos, estão no mesmo ambiente que o refrigerador.

A ERA DA ENERGIA SOLAR: Estamos em tempos em que a energia solar está cada vez mais acessível. Porém sua aplicação em trailers e motor homes ainda são extremamente limitadas, devido ao pouco espaço no teto para placas solares, impossibilidade de inclinação delas já que os veículos são estacionados em diversas posições e também pelo fato da relação oposta entre procurar uma boa sombra e uma insolação total para a captação. O que acontece é que a energia capturada se faz insuficiente para atender a todos os equipamentos, onde a geladeira é a mais “gastona” delas. Se forem do tipo residencial de 110V então, o inversor poderá consumir ainda mais energia das baterias. Enquanto a independência total não chega, as Geladeiras a Gás são a melhor opção para os aventureiros que desejam isolamento total sem perder o conforto.

GELADEIRA A GÁS É RUIM? Obviamente que não. O fato é que a falta de conhecimento e também a má aplicação nos trailers antigos acabavam diminuindo a efetividade das geladeiras de amônia, gerando uma fama bem ruim delas. Nos anos 1970 até o final dos 1990, a Consul era praticamente a única empresa a fabricar as geladeiras a gás. Nos trailers da Karmann Ghia e Turiscar, eram aplicadas (instaladas) da mesma forma dos projetos europeus. O fato é que naqueles países de clima temperado, a pouca ventilação era suficiente para dissipar o calor necessário do sistema. Já em nosso país tropical, os pequenos compartimentos amadeirados com pequenas grelhas de ventilação, acabavam sendo insuficientes nos dias mais quentes de nossos verões. A prova da grande eficiência deste tipo de geladeira é que mesmo nos Estados do Norte e Nordeste, onde não há energia elétrica, essas geladeiras as vezes precisam ser desligadas a noite para que não amanheça tudo congelado dentro delas. É certo que o sistema de absorção é mais “LENTO” que o de gás comprimido, onde não se pode contar com o resfriamento de uma caixa de bebidas em poucas horas. Porém, as vantagens e diferenciais das geladeiras a gás no mercado caravanista, sem dúvidas se sobrepõem às pequenas desvantagens.

São elas:

  • Autonomia
  • Independência energética
  • Opção de funcionamento “híbrido”
  • Ausência de ruídos
  • Inexistência de efeito “pico de partida”
  • Menos componentes que se desgastem com os solavancos da estrada.
  • Aproveitamento total da caixa interna (sem aquele volume inferior tomado pelo compressor)

GELADEIRAS A GÁS MODERNAS: As últimas gerações das geladeiras a gás já compõem trailers e motor homes das melhores fábricas mundiais. Aqui no Brasil elas são itens de série dos trailers importados WINEBAGO, cujos proprietários são satisfeitíssimos com suas geladeiras. Elas já contam com sistemas mais otimizados e também com grades e grelhas de ventilação bem desenvolvidas para o bom funcionamento.

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ABSORÇÃO: O resfriamento por absorção é bem conhecido por seu funcionamento silencioso. Uma solução concentrada de amônia é aquecida em uma caldeira e expelida como vapor. O gás de amônia pressurizado então se liquefaz em um condensador. Quando misturado com o hidrogênio, evapora e, no processo, extrai o calor do interior da geladeira, diminuindo sua temperatura interna. O gás de amônia então entra no absorvedor onde é reabsorvido em uma solução fraca de amônia. Finalmente, esta solução saturada flui de volta para aquela caldeira, onde todo o ciclo se começa. Todo este processo não precisa de eletricidade, mas sim de CALOR. O aquecimento de uma pequena chama alimentada pelo gás GLP faz com que este ciclo se movimente. No caso das versões com opção de fontes elétricas tanto aC quanto dC, este aquecimento se dá por resistências elétricas puras.

ONDE COMPRAR: Na loja MeuTrailer.com.br você encontra esta geladeira, além de outros produtos e equipamentos para veículos de recreação.

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."