Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
O Karmann Ghia
O Karmann Ghia foi um carro esportivo de dois lugares produzido pela Volkswagen, projetado pela empresa italiana Ghia, e construído pela empresa alemã Karmann. Cerca de 445.000 Karmann Ghias foram produzidos entre 1955 e 1975.
História do Karmann Ghia
No início dos anos 1950 a Volkswagen produzia apenas o Fusca e a Kombi, típicos carros pós-guerra (resistentes, sóbrios e baratos). O mundo, entretanto, já se recuperava da Segunda Guerra Mundial, e a demanda por carros mais elegantes e luxuosos aumentava. A Volks acabara de sair do controle britânico (1949), e de certa forma já se aventurara timidamente neste mercado, com a versão conversível do Fusca. Entretanto a gerência da Volks ainda considerava a possibilidade de oferecer um carro que levantasse a imagem da firma, atendendo plenamente a esse mercado.
O Construtor Karmann e o Estúdio Ghia
Foi solicitada a empresa Karmann (fundada em 1901 em Osnabrück, Alemanha, e especializada na montagem de carrocerias) o desenvolvimento de um protótipo. Porém, o projeto inicial apresentado pela Karmann não agradou muito aos executivos da Volkswagen. Buscando satisfazer um cliente tão importante, a Karmann procurou ajuda no estúdio italiano de design Ghia. Segundo relatos não oficiais, Luigi Segre, responsável pelo renomado estúdio, apresentou a Wilhelm Karmann um desenho não utilizado pela Chrysler, o cupê Chrysler Guia Special1, desenhado por Virgil Exner e Mario Boano (o protótipo figurou no salão de Paris de 1952, e teria inspirado o design do coupe Volkswagen). Tendo ou não adaptado um desenho anterior, a Ghia comprou um Fusca do importador francês Charles Laudoch, e sobre seu chassis terminou o protótipo em apenas cinco meses2. Daí o carro foi levado de Turim para Neuilly, França, para a garagem de Laudoch. Lá Wilhelm Karmann pode ver pela primeira vez o design, que o deixou muito entusiasmado. O carro foi levado para Osnabrück, onde foi apresentado em 16 de novembro a Heinrich Nordhoff, então presidente da Volkswagen. Apesar de sua preocupação com o possível preço do carro, a persuasão de Wilhelm Karmann e a necessidade de atender as demandas de mercado garantiram o sinal verde para o projeto. Segundo o acordo fechado entre as empresas, o carro seria vendido pela Volkswagen, mas produzido pela Karmann sobre a plataforma do Fusca (alargada em 30 cm, e no total o carro seria 12 cm mais longo). Após testes suplementares e refinamentos no projeto, o ferramental foi encomendado, e em julho de 1955 o coupe Volkswagen foi apresentado a imprensa. Entretanto o carro ainda não tinha nome, apenas o código “Typ 14”. Após considerar alguns nomes italianos para o carro, o nome Karmann Ghia foi escolhido, refletindo o exotismo do carro e a participação das várias empresas em seu projeto. Em agosto de 19554 o primeiro Karmann Ghia saiu da linha de montagem de Osnabrück, Alemanha. A reação do público ao curvilíneo carro foi excelente, e mais de 10.000 carros foram vendidos no primeiro ano, surpreendendo até a própria Volkswagen.
A Produção
A carroceria era feita à mão, num processo consideravelmente mais caro do que a linha de montagem utilizada pelo Fusca. Isto se refletiu no preço do carro, quase US$ 1.000,00 dólares mais caro (lá no exterior). Ao invés de paralamas aparafusados como o do Fusca, os painéis da carroceria eram feitos à mão, com uma liga especial e soldagem em linha. Na época apenas os carros mais luxuosos eram construídos assim, refletindo desejo da Volks em alavancar sua imagem com o carro.
Devido aos compromissos com o desenho, o espaço interno não era dos melhores, com pouco espaço para as pernas na frente, e pouca altura entre o banco de trás e o teto. Entretanto o interior era mais refinado que o do Fusca, com um painel protuberante, volante branco com dois raios e relógio. Havia um pequeno bagageiro atrás do banco traseiro, complementando o diminuto compartimento dianteiro. Por utilizar a mesma plataforma do Fusca, o Karmann Ghia herdou dele todas as configurações mecânicas, como suspensão, caixa de velocidade e freios a tambor. Utilizando o mesmo motor do Fusca, o Karmann Ghia não oferecia um desempenho exatamente esportivo. Mesmo acompanhando a evolução dos motores do Fusca ao longo de sua produção (1500cc e 1600cc), o carro contava mais com o estilo e a confiabilidade da mecânica Volks para garantir suas vendas.
Karmann Ghia no Brasil
Os planos de crescimento da empresa no Brasil fizeram com que a Volkswagen resolvesse produzi-lo localmente. Em 1960 a KarmannAG abriu uma fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, e em 1962 o primeiro Karmann Ghia brasileiro saiu da linha de montagem, muito semelhante ao modelo vendido no mercado europeu, sendo produzido até 1972. Interessante ressaltar que até hoje ninguém conseguiu explicar por que o nome da fábrica no Brasil ficou Karmann Ghia (em outros países é KarmannAG ou apenas Karmann). Atualmente o controle acionário da empresa brasileira é do grupo ILP Industrial (desde 2012).
1 http://www.madle.org/exnrdelegance.htm.
2 http://www.vwtrendsweb.com/features/0110vwt_volkswagen_karmann_ghia_history.