Iluminação forte e constante com economia. Este é o fator forte e importante dos lampiões. Eles oferecem iluminação forte, regulável e com o consumo de energia bem mais barata do que as pilhas ou baterias.
Os lampiões a gás podem usar botijões de 2kg ou cartuchos de gás butano (190g). Os aparelhos de botijão utilizam geralmente camisinhas de uma só amarra e pode ser acoplado diretamente ao botijão. Alguns utilizam uma longarina para deixá-lo mais alto e aumentar o campo de iluminação.
Temos também os lampiões que trabalham com cartuchos de gás butano. Estes são mais práticos por dispensarem o pesado botijão e prometem em média seis horas de iluminação. Este tipo de aparelho geralmente utiliza camisinhas de duas amarras, sendo mais resistentes a impactos, mas para qualquer tipo é aconselhável ter sempre camisinhas de reserva. Elas custam barato, geralmente entre R$1,50 e R$2,50 em média.
PREPARANDO UMA NOVA CAMISA NO LAMPIÃO
Amarre a camisinha ao queimador do lampião e feche o vidro de proteção. Abra o registro e aponte o fogo do fósforo ou do isqueiro através dos furos na parte inferior do queimador. Queime a camisinha até surgir uma coloração cinza. Isto é para que queime o material maleável e sobre somente o material feito de amianto. Apague. Nunca toque na camisinha, pois ela se esfacela muito facilmente. Quando quiser acender o aparelho é só abrir o registro do gás e apontar o fogo pelos orifícios inferiores. Afaste-se um pouco, pois uma pequenina explosão ocorrerá. Regule a intensidade da iluminação utilizando o registro do gás.
CONFIRA NAS FOTOS OS TIPOS DE LAMPIÕES:
Agora com essas especificações você está apto a escolher qual o equipamento mais apropriado para você e sua família. Lembre-se sempre de manter crianças afastadas deste tipo de aparelho. Leve sempre fontes de energia de reserva, pois falta de luz é muito desagradável. Lojas especializadas em acessórios para camping oferecem várias marcas de todos esses tipos de lampiões. Escolha o melhor e boa viagem.