Fogareiro ideal para campistas mochileiros ou que não querem um equipamento muito grande na bagagem. Ele dispensa o uso de botijão GPL e utiliza um cartucho ainda menor que os conhecidos CAMPGÁS. Ao longo dos tempos foram ganhando mais apetrechos e articulações que os tornaram leves, completos e compactos.

A autonomia é de mais ou menos 6 horas com um cartucho de gás, mas caso seja preciso levar um reserva, não pesará mais que 200g. Hoje em dia a maioria utiliza cartuchos TEKGAS que permite o desacoplamento sem vazar o gás. Assim o conjunto fica ainda mais compacto na bagagem. Alguns modelos mais simples ou antigos utilizavam cartucho Butano 190g que uma vez acoplados, o cartucho é furado e precisa ser utilizado até o final para a retirada sem desperdício.

Os cuidados com este tipo de fogareiro são: Evitar tombamento, utilizar panelas pequenas e, quando ligado, mantê-lo longe das lonas da barraca.

Alguns modelos apresentam ótimas características, como botão disparador de faísca que dispensa fósforos ou isqueiros para acendimento. Cada modelo possui um tipo de apoio para a panela de acordo com a necessidade do campista. Alguns possuem apoios retráteis que garantem um volume mínimo quando guardado. Outros possuem bases redondas bem amplas para panelas maiores e outros possuem anteparos que ajudam na barreira do vento.

Todos contam com registro regulador de intensidade da chama junto ao acoplamento.

Marcos Pivari

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here