Agora que passou o natal, é hora de se preparar para a virada do ano. Acampar nesta data é uma unanimidade entre os amantes da prática, e sem dúvida uma das grandes vantagens de se contar com a sua própria casa nos destinos mais almejados com muito menos impedimentos, mais próximo dos pontos turísticos e, as vezes, até mais econômico. Muitos são os campings em frente, ou muito próximos à praia, cachoeiras ou mesmo aquela natureza preservada nos inúmeros parques naturais do Brasil.

O planejamento desta viagem é fundamental. Isto porque, juntamente ao Carnaval, o Reveillon é o feriado mais procurados pelos turistas. Muitos campings exigem reservas e tem seus espaços limitados devido à grande demanda. Outro fator a ser pensado é o sossego. Camping cheio e data festiva costumam significar mais barulho e agito. Portanto, escolha bem os seus destinos e procure saber junto ao camping se há regras de silêncio e se estas serão aplicadas nesta data.

Planejar seus insumos também é importante. Além dos altos preços praticados nos destinos turísticos, algumas coisas costumam faltar ou serem difíceis de ser achadas. Como o campista leva sua própria cozinha, vale a pena garantir uma despensa mínima para suas refeições básicas. Assim poderá aproveitar o que estiver mais acessível e disponível nos comércios locais. Aproveitar a culinária e os ingredientes daquela região é uma ótima sugestão.

O LITORAL: Sem dúvidas, a praia é o destino mais procurado nesta época do ano. Verão fervendo onde as populações locais se multiplicam de um dia para o outro. Planejar o deslocamento é primordial para evitar o trânsito das descidas e subidas de serras e não precisar usar o carro durante o período de estada ajuda bastante. Além das sombras, não esqueça de se certificar se aquele local escolhido para montar o equipamento é livre de alagamentos. As chuvas de verão são constantes nesta época do ano.

O INTERIOR: Geralmente são locais mais tranquilos, com exceção de alguns destinos que são procurados igualmente às praias. Para quem procura retiro total, é possível sim encontrar campings em locais interioranos paradisíacos que quase não são frequentados. Questão de pesquisar.

FELIZ 2019: O MaCamp deseja a todos um maravilhoso 2019. Repleto de realizações e muitas acampadas inesquecíveis.

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."