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Segundo Luiz Tostes (2007) que possui tais veículos há mais de trinta anos, a flexibilidade de itinerários e a falta da necessidade de uma formalidade hoteleira motiva a prática de tal modalidade, apoiado por dados da RVIA em 1997, nos Estados Unidos, noventa e dois por cento dos turistas prezam pela qualidade e conforto em suas viagens, quarenta e dois por cento dos proprietários pensam ser o melhor meio de viagem com a família, e ainda se concluiu que é mais barato que estabelecer uma viagem rodoviária com automóvel, hospedagem e alimentos e bebidas contratados separadamente. Para a realidade brasileira o mesmo se aplica, uma vez que as paradas e postos de gasolinas próximos às rodovias não oferecem em sua maioria qualidade de infra-estrutura adequada a famílias.
Ao se decidir por uma viagem com motor-home se opta por utilizar uma exclusividade de ambientes, cama e espaços, possibilitando também a confecção de sua própria refeição, assim, viajando com mais exclusividade e comodidade, uma vez que o veiculo se torna uma extensão da residência de forma mais característica que um dormitório de classe hoteleira.

Nos Estados Unidos, em 1997, a frota era de 1,7 milhão de trailers e 3,4 milhões de motorhomes; em oito países da Europa, em 2000, circulavam 3,73 milhões de trailers e 900 mil motorhomes. No Brasil, estima-se que a frota seja de 10.000 trailers e 3.000 motorhomes (TOSTES, 2007)

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A realidade brasileira ainda esbarra na questão econômica e cultural, não havendo um hábito de viagem e, principalmente a base do evento, o campismo. Todavia, existem os caravanistas, pessoas que viajam regularmente em seus motor-homes, atividade esta que cresce a cada ano. A decisão de se comprar um veículo de tal porte se dá basicamente pela escolha da família, dentre as vantagens de tal modalidade a flexibilidade de itinerários é latente, uma vez que os roteiros são variados. Em contra ponto de se adquirir uma residência de veraneio ou de praia não existe a preocupação em manutenção de algo distante, e sim uma liberdade maior de se conhecer novos lugares e contatos. “Fazer Camping é um estilo de vida, e nunca é tarde para ser feliz.” (TOSTES, 2007)
Em seu texto Tostes ainda orienta sobre as melhores condições de viagem, escolha dos locais de parada e atenção a condução responsável. O turismo de forma gerencial pode oferecer ao cavernista uma opção de turismo mais bem estruturada, com serviço de motorista, ou ainda apoios rodoviários, bem como indicação de locais para a estada ou para descanso rápido. Oferecendo dentre outros serviços, roteiros pré-definidos que podem auxiliar na utilização de tal veículo com mais opções de escolha.
Por se tratar de um veículo com alto custo de fabricação, e por trafegar em rodovias não somente brasileiras, mas também fronteiriças se faz necessário para a segurança e comodidade a oferta de uma seguradora que trabalhe com este segmento, e é o que faz a KarHome Corretora de Seguro, empresa de seguros localizada na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e que desde 1992 oferece uma atenção especial aos veículos recreacionias citados. (KARHOME, 2007) E em contatos realizados através do próprio sítio na internet da referida empresa obtive a informação que

Nosso seguro, além da abrangência nacional, tem também abrangência internacional, uma vez que cobre o veículo quando em viagem aos países do “Mercosul”. Coloco entre aspas pois o Mercosul para efeito de nosso seguro, inclui o Chile e exclui o Paraguai. Por razões de conveniência, uma vez que o Chile é o principal destino dos Motor Homes que viajam pelo sul da América do Sul, enquanto viagens ao Paraguai normalmente limitam-se à fronteira.  Nosso seguro é muito semelhante ao seguro total de automóvel, diferindo no entanto nas cláusulas de “Perda Total” e principalmente pela possibilidade de excluir riscos de rara ocorrência, como Roubo Total, em detrimento de outros aos quais o Motor Home efetivamente está exposto. Quanto aos custos, estes costumam girar entre 3% e 3,5% do valor segurado, o qual não precisa necessariamente ser o valor do bem, uma vez que pelas suas particularidades, nosso seguro admite a contratação por um valor um pouco inferior ao valor real, dentro da conveniência econômica do proprietário. Detalhes sobre  as coberturas poderão ser visualizados em nosso site. (…) Atenciosamente, Jorge Bazacas (BAZACAS, 2007)

Este serviço de seguro de veículo cobre o território nacional e internacional parcialmente, oferece um respaldo para o proprietário do veículo que proporciona a tranqüilidade ao se trafegar pelas rodovias brasileiras, cobrindo as importunas oportunidades de incêndio, capotagnes, danos gerais ao veículo e demais interpérios da natureza. No plano básico se exclui a principio o caso de roubo e ou furto, uma vez que segundo informações do sítio na internet os mesmos são quase inexistentes. Ou se contratando o plano básico, o plano de cobertura para roubos totais o proprietário tem assistência vinte e quatro horas em todo território, serviço este que se faz necessário e que esta empresa oferece.
Alternativas como as apresentadas pela referida empresa de seguros que existe desde 1992 aponta que o veículo a vários anos tem merecido uma atenção, principalmente do sul brasileiro que concentra grande parte das manufaturas nacionais

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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