Publicidade:
 

Quem reboca carretinha ou trailer sabe o quanto é sofrido lidar com a tomada do engate quando ela não possui qualidade. Vira e mexe as luzes do reboque não funcionam por mau contato, terminais oxidados ou mesmo pela quebra do material plástico. Outra limitação se dá pela falta de pinos internos que não dão conta de todas as luzes ou outros equipamentos. Para resolver todas essas questões a AL-KO lançou no mercado brasileiro o conjunto de tomada e plug de 13 pinos. Ela alia qualidade do produto com a possibilidade de contatos de sobra para ligar, além das luzes comuns do reboque, outros elementos como luz de ré, lanterna de neblina, comando de freio elétrico, circuito 12V de baixa amperagem ou até mesmo contatos de camera de ré, por exemplo. A AL-KO nos enviou para review que será feito em breve.

O CONJUNTO: Além de contar com um plástico visivelmente de maior qualidade, o que nos chama a atenção é o sistema de encaixe. Um sistema de “quarto de volta” faz com que plug e tomada não se desconectem com a vibração ou um pequeno “puxão”. O mesmo sistema garante que uma boa “pressão” seja aplicada nos contatos da conexão tomada/plug evitando mau contato nos conectores.

TOMADA: Seu formato é idêntico às tomadas comuns, assim como os três pontos de fixação de parafusos. O plástico parece muito resistente e de certa forma “maleável”. Não dá aquela sensação de que vai quebrar a qualquer impacto. A tampa possui uma mola forte e dentro há uma borracha para evitar água e poeira quando não utilizada. Através de encaixes é possível tirar o “miolo” para fazer a ligação dos cabos mais facilmente. Nos parafusos dos conectores existe a numeração de cada um e também são replicados na tampa interna.

PLUG: Possui boa “pega” com bom comprimento. Em plástico de qualidade no corpo e borracha cônica ao final para proteger a saída do cabo. Existe um “descanso” onde a tampa da tomada aberta, se apoie uniformemente de modo que a mola não force a dobradiça. Dois encaixes laterais devem ser apertados para que se retire a parte traseira. Assim o miolo sairá para as devidas conexões de parafusos que também são numerados. Um dispositivo de borracha faz a fixação do cabo para que as conexões não sejam forçadas.

ADAPTADOR: A grande dúvida sobre aderir aos plugs e tomadas fica por conta de momentos de urgência onde se precisa rebocar o seu trailer com um engate de tomada comum ou vice versa. Para estes casos basta ter consigo os dois modelos de adaptadores. Um “transforma” uma tomada comum em uma saída de 13 pinos, podendo levar seu reboque com o carro de um conhecido. Já o outro “transforma” a sua tomada de 13 pinos em uma saída comum para rebocar um trailer ou carreta de plug comum. Usamos “aspas”, pois esta “transformação” irá apenas garantir a conexão do reboque com o veículo fazendo funcionar apenas as luzes fundamentais e exigidas por lei. As demais conexões que o sistema de 13 pinos estendem não serão conectadas através dos adaptadores. Para o correto funcionamento da adaptação,  é importante seguir sempre a pinagem correta e padrão.

Protetor de chicote da tomada: Para garantir a qualidade da instalação, atrás da tomada pode ser instalado o protetor / saída do chicote. Desta forma, o cabo que sai da traseira da tomada fica resguardado. A proteção conta com uma superfície envolvente com a mesma furação da tomada e saída de fio que pode ter sua bitola regulada a partir do corte do mesmo. Desta forma os conectores estarão protegidos contra poeira e umidade.

REVIEW MaCamp: Em breve faremos a instalação deste sistema em nosso trailer para trazer todos os detalhes deste produto que já pode ser adquirido em lojas revendedoras e autorizadas AL-KO.

POSSIBILIDADES: Além das luzes de lanterna, setas e freio,  a tomada de 13 polos permite que várias outras funções possam fazer parte da conexão rápida e fácil entre carro e reboque. São elas: Luz de Ré, Lanterna de neblina, alimentação 12V, comandos de relê, câmera de ré e sensores de estacionamento; Alimentação do ATC.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here